sexta-feira, 1 de julho de 2005

O palhaço CAREQUINHA!


Até agora, sempre que eu ouvia a expressão “carequinha”, o que imediatamente me vinha ao pensamento eram minhas memórias de infância e pré-adolescência.
Sempre fui - até hoje sou -, fã de circo de carteirinha e nunca perdi uma oportunidade quando algum circo estava armado por perto!
O que eu mais gostava eram os palhaços!
A figura do palhaço sempre me fascinou, é o arquétipo do cumprimento do dever acima de tudo, mesmo da própria consciência.
O palhaço deve espalhar alegria a seu redor mesmo que no seu íntimo esteja se sentindo extremamente triste.
É como o sacerdote que deve consolar seus fiéis mesmo que ele próprio haja perdido a fé.
Ou como o policial que deve continuar a cumprir a Lei apesar de estar convencido que o Sistema é uma grande farsa!
Mas voltando a minhas memórias, CAREQUINHA para mim é o palhaço que juntamente com ARRELIA, ZUMBI e outros fizeram a alegria de muitas gerações.
ARRELIA morreu ainda outro dia, ZUMBI não sei se está vivo, mas CAREQUINHA (o cidadão GEORGE SAVALLA GOMES), hoje com 90 anos, ouvi dizer que ainda faz shows em festas de aniversário.
CAREQUINHA foi pioneiro em programas infantis de televisão, mas foi atropelado pela onda das animadoras infantis sensuais, todas louras com shortinhos cavados e pernas de fora.
Acho que as crianças de hoje estão muito erotizadas para achar graça nos PALHAÇOS de antigamente.
Mas o fato é que até agora, para mim, CAREQUINHA era apenas um palhaço ingênuo e engraçado!
Aí apareceu o deputado federal ROBERTO JEFFERSON com sua metralhadora giratória e denunciou dentre outros, um tal de MARCOS VALÉRIO a quem insistentemente chama de CAREQUINHA.
MARCOS VALÉRIO é um publicitário mineiro que seria o operador do MENSALÃO, um sistema de propinas mensais que compra deputados para que votem com o governo.
Segundo ROBERTO JEFFERSON, MARCOS VALÉRIO anda por corredores sombrios da república arrastando malas de dinheiro!
É um tipo de assombração pós-moderna, com a qual muita gente quer se encontrar!
O deputado ROBERTO JEFFERSON estragou minhas memórias infantis!
Quando na minha cabeça só havia um CAREQUINHA, eu me lembrava daqueles versos que anunciavam o circo:
"Hoje tem marmelada?
Tem sim senhor!
E o palhaço o que é?
É ladrão de mulher!"

Agora, quando penso no CAREQUINHA do ROBERTO JEFFERSON, lembro de outros versos, do poeta CHICO BUARQUE:
"Dormia,
a nossa pátria mãe tão distraída,
Sem perceber que era subtraída,
Em tenebrosas transações!"

Vocês fazem idéia dos bolsos de quem sai o dinheiro das tais malas clandestinas?
No circo do CAREQUINHA do MENSALÃO, os palhaços somos nós!
O VOX LIBRE protesta ao deputado ROBERTO JEFFERSON, para que pare de chamar o tal MARCOS VALÉRIO de CAREQUINHA!!!

5 comentários:

LCMarques disse...

Carequinha, não é da minha época mais ouvi falar muito dele.
Falando sério, você foi tampa como diz lá no Pernambuco. Há uns quatro anos pedi para amigos aqui do Rio garimparem o disco do Carequinha porque ele foi e ainda é a minha alegria. Parei de chupar chupeta pelos programas dele. Consegui o CD para que meus netos, bisnetos, conheçam. Se não estou errado ele mora em Niterói.
Muito bem lembrado e homenageado. Abaixo o impostor!

elaine disse...

Bem, eu posso dizer que o carequinha não é do meu tempo porque sou bem mais nova que o dono e os frequentadores do Vox Libre(rs)...Bela homenagem.
Pois é, como as coisas mudam. Antigamente os palhaços faziam a alegria das crianças, hoje, nós é que fazemos a alegria dos políticos que usam e abusam de nosso dinheiro. Somos os verdadeiros palhaços.
Sds

Ricardo Rayol disse...

Pior é eu ter sido confundido com o carequinha Marcos "rei do gado" Valério no saguão de um hotel em Brasilia esta semana. Vou passar a usar peruca kkkkk

Ferdinand Locke disse...

I''ll be back. Later :)

Paulo"Na Estrada" disse...

Falar sobre o "Carequinha", precisariam páginas e mais páginas... Pois é falar sobre Alegria, Amor, Risos... Dedicou toda sua vida, até o último suspiro para fazer rir sempre os mais necessitados... Eu mesmo, atualmente com 25 anos, devo ao Mestre George Savala Gomes muitas alegrias de minha vida... Quando vi a notícia de sua partida, me emocionei muito, foi-se um pedaço de minha vida; foi-se ao encontro de Deus, um homem que verdadeiramente merece ser chamado de homem... Sou Espírita Kardecista, morre apenas o corpo físico; seu espírito com certeza, voou ao encontro do Pai Jesus... Cumpriu sua missão, trouxe muita felicidade a esse povo tão sofrido, seu sorriso vinha do coração... Peço a todos, não vamos nos lembrar do momento fúnebre, pois aquilo é só uma transição... E sim vamos homenageá-lo como ele sempre nos presenteou: Alegria, aplausos e muitos risos... Carequinha, esteja com Deus, muito obrigado pela felicidade que você proporcionou ao povo do Brasil sei q você agora é um ser de luz e q continuará espiritualmente olhando por todos nós...