sábado, 30 de março de 2019

A "suprema" corte e as oferendas de sangue!


No mundo antigo várias civilizações praticavam sacrifícios humanos em seus rituais religiosos como oferendas de sangue para os deuses que cultuavam. Quando os espanhóis chegaram à América Central no início do século XVI ficaram horrorizados com os festivais de sangue humano promovidos nos templos astecas! Hoje em dia, mesmo que reconheça a universalidade do direito à liberdade de culto religioso nenhum cidadão ou cidadã do mundo civilizado admitiria a prática de sacrifícios humanos em nome de crenças religiosas e isso acontece porque o ser humano evoluiu e os costumes mudaram. Infelizmente, ainda hoje há cultos religiosos que acreditam em oferendas de sangue aos deuses que cultuam e, em consequência, promovem sacrifícios de animais!
Pessoalmente eu respeito a liberdade de religião mas tenho o direito de abominar a prática de sacrifícios de animais em razão de minhas convicções éticas e filosóficas. A ciência já demonstrou que os animais são seres sencientes, que tem emoções e sentimentos e no mundo todo há um movimento no sentido de reconhecer direitos básicos aos animais e quem quiser saber mais sobre o assunto pode examinar o trabalho de Peter Singer, Tom Regan, Luisella Bataglia e outros tantos. Infelizmente aqui entre nós, no último dia 28 de março, nosso Supremo Tribunal Federal acaba de decidir que é constitucional o sacrifício de animais em nome da liberdade de culto religioso! Tenho a ousadia de discordar dos “supremos” ministros que pensam assim porque NÃO EXISTE DIREITO ABSOLUTO! Todo direito deve ser exercido com responsabilidades e dentro de determinados limites caso contrário, em nome da liberdade de religião alguém pode se sentir no direito de fazer o que quiser e isso é inadmissível!
Antes que algum ministro pense em me punir por minhas opiniões devo lembrar que o STF existe para servir à sociedade e não o contrário! É a sociedade que paga os salários dos ministros do STF e, portanto, qualquer contribuinte tem o direito de concordar, discordar e/ou criticar as decisões dessa corte que se chama “suprema”, mas que nem sempre merece tal epíteto! A decisão de liberar os sacrifícios de animais é ABOMINÁVEL e envergonha o Brasil diante da comunidade internacional!

 

Nenhum comentário: