sábado, 8 de dezembro de 2007

Pilotando motocicletas!!!

O editor deste VOX LIBRE tirou alguns dias de férias!
A foto acima foi tirada no ASW OFF ROAD PARK em Mogi das Cruzes/SP no dia 02 de dezembro, quando do encerramento de um curso de pilotagem de motocross!
O editor deste blog está sobre a moto de número 17 (o terceiro da esquerda para a direita), o filho deste editor, Antonio Pedro, está sobre a moto de numeral 917 (o oitavo da esquerda para a direita).
Se o querido leitor clicar sobre a foto, poderá ampliá-la e testemunhar a minha "cara" de exaustão total.
De camisa preta, sentado na frente, está RIC RASPA, o instrutor do curso, renomado piloto de motocross, colecionador de vários títulos.
É claro que muitos devem estar se perguntando o que é que eu, com 51 anos de idade, estou fazendo em um curso de pilotagem de motocross!
Acontece que em primeiro lugar eu não me sinto com 51 anos de idade...
Acho que sofro da síndrome de Peter Pan e me recuso a envelhecer!
Em segundo lugar, prometi o curso a meu filho e como o tal curso dura dois dias, eu simplesmente não estava disposto a ficar sentado em uma cadeira assistindo à diversão alheia e, portanto, resolvi participar.
O curso é muito bom, mesmo para quem não tenha pretensões de disputar uma prova de motocross.
Pessoalmente, posso afirmar que ando de motocicletas desde os 15 anos e já pilotei motos de todos os tipos e, claro, já levei tombos também, felizmente nenhum com conseqüências graves.
Durante o curso do RIC RASPA descobri simplesmente que eu só pensava que sabia andar de moto!
Recomendo o curso a todos que queiram realmente aprender a pilotar motocicletas.
Motocicletas são veículos baratos, rápidos e que consomem pouco combustível e, por isso, há cada vez mais gente andando de motocicletas nas ruas do país.
É uma temeridade!
Apenas na cidade de São Paulo morre um motociclista por dia, em sua maioria são motoboys.
Na verdade quase todos os que pilotam motocicletas nas ruas simplesmente não sabem o que estão fazendo.
Um sujeito que leva um tombo de moto, desde que esteja devidamente equipado, raramente se machuca com gravidade.
Acidentes graves acontecem quando motociclistas se chocam com outros veículos ou com obstáculos como muros ou postes, ou quando caem no solo e são atropelados por outros veículos.
As moto-escolas e as provas de habilitação dos departamentos de trânsito, não ensinam e não aferem se alguém sabe pilotar uma motocicleta.
O sistema é nada menos que ridículo: o sujeito tem que fazer um "oito" com a motocicleta sem colocar os pés no chão. Pura bobagem. Pilotos de motocross fazem curvas fechadas em alta velocidade usando os pés como eventual ponto de apoio.
Está tudo errado!!!
Além do mais, pilotar uma motocicleta no trânsito das grandes cidades, hoje, é um grande risco devido aos outros veículos!
Tenho um amigo, professor de biometria de uma universidade federal que faz uma afirmação radical: pelo menos metade das pessoas que dirigem veículos automotores em vias públicas não têm, nem nunca terá, condições psicomotoras de fazê-lo com segurança mínima.
O problema é que a pressão econômica dos fabricantes de veículos torna os exames para habilitação de condução de veículos, cada vez mais tolerantes!
É preciso habilitar mais motoristas porque é preciso vender mais!
Hoje está cada vez mais fácil comprar uma motocicleta ou um automóvel em prestações a perder de vista!
E é por isso que o Brasil continua a ostentar os nada lisonjeiros impressionantes índices de vítimas de acidentes de trânsito.
Eu e meu filho não andamos de motocicletas no asfalto das cidades.
Meu filho disputa provas de offroad e eu me divirto nos fins de semana andando em trilhas no meio do mato.
Motocicletas no asfalto, são realmente muito perigosas!

Nenhum comentário: