sexta-feira, 27 de março de 2009

A FEBRE AMARELA ataca novamente!

A internet é uma coisa fascinante e os blogs são apenas uma das ferramentas disponíveis.
Mesmo que você pare de escrever no blog, aquilo que foi documentado no passado fica disponível para sempre, a não ser que você resolva "matar" o blog tirando-o do ar!
Escrevo esta introdução porque um visitante do VOX LIBRE que se identificou como LUIZ, escreveu um comentário em um post publicado aqui em 15 de fevereiro de 2008, do qual eu mesmo nem mais me lembrava direito.
O título do tal post era A AMEAÇA DA FEBRE AMARELA e quem quiser conferir, é só clicar no título deste post.
O problema é que no sudeste do Estado de São Paulo a FEBRE AMARELA voltou a matar duas pessoas, no momento atual, sendo que nove pessoas ao todo foram infectadas.
O leitor LUIZ está preocupado pois mora na região, e embora as autoridades sanitárias estejam promovendo uma campanha de vacinação, LUIZ diz ter medo de agulhas e quer saber se existe outro método de prevenção.
Infelizmente LUIZ, você vai ter que tomar a vacina, a não ser que descubra uma maneira de garantir que não seja picado por mosquitos, que são os transmissores da doença!
O noticiário sobre o surto que ocorre no sudeste de São Paulo insiste no equívoco de chamar a doença de FEBRE AMARELA "silvestre".
Não existe FEBRE AMARELA silvestre, a doença é uma só, a questão é que ela pode ser transmitida por mosquitos que só vivem em matas (daí a denominação "silvestre"), mas também pode ser transmitida pelo mesmo inseto que transmite a DENGUE, um mosquito que só vive em ambientes urbanos.
Tal questão é detalhadamente explicada em nosso post de 2008 referido ao início.
Se ainda não há vacina contra a DENGUE, pelo menos há uma eficiente vacina contra a FEBRE AMARELA, portanto, se você vive em uma região onde há surto de FEBRE AMARELA, procure um posto de saúde e se vacine!
Medo de agulhas é bobagem diante da gravidade da doença!

terça-feira, 24 de março de 2009

Guerra em Copacabana!!!

Copacabana é uma das mais famosas praias do mundo e não há qualquer exagero em tal afirmação!
O Rio de Janeiro é um destino privilegiado para turistas brasileiros e estrangeiros e, claro, não se pode visitar o Rio de Janeiro e deixar de conhecer Copacabana!
O fato é que este post é escrito em uma terça-feira e desde sábado último (dia 21 de março de 2009), e já lá se vão quatro dias, e Copacabana é uma verdadeira "praça de guerra".
Quadrilhas de traficantes de drogas rivais travam uma disputa pelos pontos de venda de drogas em uma favela de Copacabana e a polícia carioca simplesmente não consegue controlar a situação!
Os moradores do bairro sentem-se em uma área de conflito com sons de tiros e balas zunindo por todos os lados!
O chefe de segurança pública do Rio de Janeiro concede entrevistas botando a culpa nos usuários de drogas, pois os mesmos financiam os traficantes, suas armas e suas munições!
O secretário de segurança, em nossa opinião, tem razão ao afirmar que os usuários de drogas financiam os traficantes.
Mas o problema dele (o secretário de segurança), não é diagnosticar a doença, mas cuidar dos sintomas.
O problema do secretário de segurança não é fácil de resolver, mas se ele não sabe como fazer, deveria abrir espaço para quem saiba como fazer.
Que bom que temos um secretário de segurança para nos dizer a causa dos tiroteios!
Melhor ainda se tivéssemos um secretário de segurança capaz de evitar os tiroteios e botar na cadeia os bem armados traficantes!
Mas isso... Já seria esperar demais!!!