sábado, 23 de fevereiro de 2008

Um pouco mais sobre MOSQUITOS!

No dia 15 de fevereiro próximo passado, publicamos um post sobre a FEBRE AMARELA!
A nossa amiga leitora, e também blogueira, ALICE, postou um comentário sobre duas dúvidas:
Todos os mosquitos AEDES AEGYPTI transmitem DENGUE?
Deve-se tomar a vacina contra a FEBRE AMARELA?
O VOX LIBRE tentará responder:
1) A DENGUE não é transmitida de pessoa para pessoa, a única forma de contágio é através da picada do mosquito AEDES AEGYPTI, mas nem todo mosquito está contaminado, somente os mosquitos que picaram uma pessoa doente podem transmitir a doença a outras pessoas.
Entretanto, existe a possibilidade da transmissão que os cientistas chamam de "transovariana", ou seja, uma fêmea do mosquito que esteja contaminada pode "passar" a doença aos seus filhotes, que já nascem contaminados com a DENGUE, e cada fêmea do mosquito pode gerar até 450 ovos!
Cada um desses filhotes pode transmitir a DENGUE às pessoas que por eles venham a ser picadas!
2) Toda vacina envolve riscos de efeitos colaterais e os funcionários dos postos de saúde que aplicam as vacinas estão qualificados, ao menos teoricamente, para instruir os pacientes sobre quem deve tomar a vacina, ou não!
A vacina contra a FEBRE AMARELA parece envolver mais riscos do que as outras vacinas que são mais freqüentemente administradas!
Em princípio, a vacina contra a FEBRE AMARELA só deve ser tomada por quem vive em áreas onde a doença é endêmica (regiões próximas de áreas silvestres), ou por quem vai viajar para tais regiões do Brasil.
O que o VOX LIBRE quis dizer no mencionado post de 15 de fevereiro, é que existe a "possibilidade" de que a FEBRE AMARELA invada as áreas urbanas do país porque o mosquito AEDES AEGYPTI (vetor da DENGUE), também pode transmitir a FEBRE AMARELA!
Antes de encerrar este texto o editor deste VOX LIBRE se vê forçado a esclarecer que as informações de caráter científico aqui divulgadas, foram obtidas com profissionais da área médica e estão disponíveis para todos quantos queiram pesquisar o assunto!

Nenhum comentário: