quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Balas perdidas e achadas!

Copacabana, segunda-feira, 6 horas da manhã!
Mais uma semana de trabalho se iniciava e a movimentação nas ruas começava ainda meio tímida, pouca gente circulando, lojas fechadas e apenas bancas de jornais e, claro, as padarias em pleno funcionamento.
Pois a encrenca começou justamente em uma padaria já veterana na rotina de ser roubada.
Quatro criminosos armados entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto no exato momento em que uma viatura da polícia militar passava pelo local e percebeu o que acontecia.
Foi o bastante para abrir as portas do inferno!
Os quatro criminosos iniciaram a fuga abrindo caminho a bala.
A perseguição durou intermináveis minutos e se estendeu por pelo menos cinco ruas do bairro, mais de vinte policiais se juntaram aos perseguidores iniciais e o bairro virou uma praça de guerra.
No final da batalha um ladrão estava morto, dois presos e um conseguiu escapar.
Uma jovem transeunte de 18 anos levou um tiro na cabeça e foi internada em estado grave com sério risco de morte, além de dois policiais feridos.
O impressionante foi a quantidade de marcas de tiros espalhadas pelo bairro e há quem afirme que eram centenas de marcas de bala em paredes, vitrines, automóveis, etc...
Se tal tiroteio ocorresse não às seis horas da manhã, mas num horário de funcionamento normal do bairro certamente a tragédia teria tido proporções muito mais graves.
É claro que a polícia usa armas de fogo exatamente para subjugar bandidos igualmente armados, e também é óbvio que criminosos em fuga não estão nem um pouco preocupados com a possibilidade de atingirem inocentes, mas o problema é que os policiais não podem disparar suas armas com a mesma irresponsabilidade.
A impressionante quantidade de buracos de balas espalhados pelas ruas de Copacabana evidencia que a prodigalidade dos policiais militares em distribuir tiros é diretamente proporcional à sua má pontaria!
E não é a primeira vez que isso acontece!
Logo vai aparecer alguém para dizer que coisas assim acontecem em qualquer lugar do mundo!
MENTIRA!!!
Em lugares civilizados isso não acontece.
Em cidades "normais" o policiamento de rua usa armamento "leve" como pistola ou revólver.
Armas pesadas como fuzis de assalto e metralhadoras são de uso exclusivo de esquadrões de elite da polícia cujos homens, acionados apenas em ocasiões especiais, são especialmente treinados para o uso de tais armamentos com altissimo poder de destruição.
Como aqui no Brasil as pessoas foram levadas a acreditar que a questão da segurança pública é uma mera corrida armamentista entre polícia e bandidos, na base do "o meu é maior que o seu", armamento pesado passou a ser equipamento padrão do policiamento normal de rua e qualquer viatura policial desfila pelas ruas com fuzis "espetados" para fora das janelas.
Coisa pior ainda é o fato de que há policiais carregando fuzis sem que tenham recebido treinamento mínimo adequado para seu uso.
Como já dito, esse não foi o primeiro tiroteio, nem terá sido o último!
O programa FANTÁSTICO levado ao ar pela TV GLOBO no domingo passado exibiu reportagem sobre o número de vítimas de "balas perdidas" no Rio de Janeiro, foram 176 apenas em 2006.
É quase possível afirmar que dia sim, dia não, alguém "encontrou" uma "bala perdida"...

domingo, 28 de janeiro de 2007

Mercenários brasileiros no IRAQUE!

Infelizmente, não tenho condições de ser blogueiro em tempo integral!

Caso isso fosse possível, publicaria no mínimo uns três, ou mais, posts diários.

Como o VOX LIBRE se dedica principalmente a denunciar a hipocrisia institucional, matéria prima é o que não falta no triste e/ou hilariante cotidiano deste nosso sofrido Brasil!

Mas de vez em quando, algum acontecimento merece comentário e não podemos, nem conseguimos, deixar passar despercebido.

O tema que merece nossa atenção agora, é a descoberta de que um grupo de ex-militares italianos estabeleceu uma empresa no Rio de Janeiro, sob o propósito oficial de fornecer consultoria sobre segurança, mas que na verdade pretendia recrutar brasileiros com experiência militar para trabalhar como "seguranças" de empresas norte-americanas envolvidas nas atividades de "reconstrução" do IRAQUE!

Seriam tais brasileiros "mercenários" e essa expressão é um tanto injusta e hipócrita por definição, pois, segundo os léxicos, "mercenário" é aquele que trabalha por dinheiro!

E quem é que não trabalha por dinheiro?

Claro que já apareceram muitas "otoridades" dispostas a "crucificar" os tais italianos, e o espaço sob os holofotes da mídia é sempre bem-vindo!

As "otoridades" brasileiras estão preocupadas com o bem-estar dos cidadãos tupiniquins que venham a ser "aliciados" a trabalhar no IRAQUE em guerra.

Se um marciano chegasse hoje ao Brasil, imaginaria que tal preocupação com o que brasileiros vão fazer no exterior só é cabível porque todos os problemas dos cidadãos dentro do país já foram resolvidos!

MENTIRA!!!

Há milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza, outros milhões desempregados e muitos milhões de "sortudos" vivendo com um salário-mínimo que mal garante sua sobrevivência!

Há imensas filas no sistema de saúde pública, na luta para conseguir vagas em escolas, para não falar nas filas da previdência social que quando paga, paga aposentadorias de "fome" a quem trabalhou e contribuiu a vida toda.

Mas as "otoridades" estão preocupadas com brasileiros que podem ir trabalhar no IRAQUE em guerra!

O editor deste VOX LIBRE tem uma modesta e pessoal opinião a respeito deste assunto:

Se um cidadão brasileiro, por sua livre e espontânea vontade, quer sair do Brasil e correr riscos trabalhando no IRAQUE, isso é um problema exclusivamente dele e as nossas "otoridades" não têm nada a ver com isso!!!

Os tais italianos estavam oferecendo contrato de trabalho de 2 anos e mais salários mensais de cerca de três a quatro mil dólares, além de um mais que razoável seguro de vida (com beneficiário a escolher), a brasileiros com experiência militar que quisessem se aventurar a trabalhar como "seguranças" no IRAQUE em guerra!

Claro que tais brasileiros teriam acesso a equipamentos e armamentos de última geração patrocinados pelas empresas norte-americanas que hoje atuam na "reconstrução" do IRAQUE ocupado pelos EUA!

O IRAQUE é um lugar perigoso pois está em "guerra"?

Claro que é!

Desde março de 2003 quando a guerra começou, cerca de 30.000 civis iraquianos morreram, isso em pouco mais de 3 anos.

Os iraquianos têm sorte e não sabem!

No BRASIL - que não está em guerra nem nada - , 45.000 civis têm morte violenta a cada ano!

Não estão computados nesta cifra os quase 50.000 mortos no terrível trânsito brasileiro a cada ano!

Ser atingido por uma bala perdida em uma cidade como o Rio de Janeiro é uma real possibilidade cotidiana.

No IRAQUE ocupado desde 2003, cerca de 3.000 soldados norte-americanos foram mortos, e mataram pelo menos umas cinqüenta vezes isso de insurgentes e militares iraquianos que se opuseram à sua ação!

No Brasil 2.000 policiais, em média, são mortos a cada ano, e isso, por um soldo de pouco mais de 500 dólares mensais!

Como se pode ver pelos números - e os números não mentem jamais -, o BRASIL é um lugar muito mais perigoso que o IRAQUE, a diferença é que no IRAQUE o risco é muito melhor remunerado!

O brasileiro que for recrutado para trabalhar como "segurança" no IRAQUE irá receber em dois anos, a quantia de 72.000 a 96.000 dólares, cerca de 158.000 a 211.000 reais!

No Brasil há milhares de cidadãos trabalhando como "seguranças" em empresas regulares e clandestinas por um salário que nem de longe compensa os riscos inerentes à função, para não falar nos policiais muito mal remunerados!

Na verdade o VOX LIBRE acha que as "otoridades" não estão preocupadas com o bem-estar dos brasileiros que se aventurem nas arriscadas plagas iraquianas!

Tudo não passa de uma "reserva de mercado" para proteger nossa "mão de obra barata"!

Se o recrutamento de brasileiros com experiência militar, para trabalhar no IRAQUE, com tais salários sedutores, se tornar uma coisa corriqueira e oficial, não vai sobrar nenhum PM por aqui!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Cadê o DINHEIRO?

Vocês se lembram de um dos escândalos desta república, aquele que antecedeu as eleições de 2006 e que envolveu o presidente, candidato à reeleição e membros do PT muito próximos a ele, na compra de um suposto dossiê com supostas denúncias contra políticos da oposição?
Houve prisão em flagrante de membros do PT com dinheiro vivo em dólares e reais, em montante de cerca de um milhão e setecentos mil reais!
Ninguém fala mais disso?
Por quê?
De onde veio o DINHEIRO?
Ninguém quer mais saber?

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Uma questão de prioridades!

A foto acima infelizmente não pode ter uma qualidade melhor, faz parte dos arquivos pessoais do editor deste VOX LIBRE e é de nada menos que do ano de 1956.
Ela mostra um cão atropelado recebendo o primeiro atendimento à beira de uma rodovia enquanto a ambulância não chega.
Sim, uma ambulância está a caminho, isso na Alemanha há 50 anos atrás.
Quase certamente, na Alemanha da década de 50, o respeito aos animais já era elevado a tal nível depois que os cuidados governamentais já haviam resolvido os problemas semelhantes com os seres humanos.
No Brasil do século XXI, é comum que cadáveres humanos em vias públicas fiquem expostos por muitas horas antes de serem recolhidos pelo "rabecão", após serem objeto da perícia policial que sempre demora a chegar.
Animais mortos então, cavalos, cães e gatos atropelados, apodrecem por dias antes de serem recolhidos pelos ineficientes serviços de limpeza urbana.
Enquanto isso ficam expostos à curiosidade e à repulsa pública como uma verdadeira visão do inferno!!!

sábado, 20 de janeiro de 2007

Sessentão e batendo um bolão!

SYLVESTER STALLONE tem uma filmografia invejável, mas nunca foi perdoado pelos críticos que o rotulam como um grande "canastrão", apesar de ele ter conquistado 3 OSCAR's com o filme ROCKY, UM LUTADOR!
É difícil saber qual a série que o tornou mais famoso, se foi RAMBO (I, II e III), ou ROCKY (I, II, III,IV e V).
Quem concorda que ele é mesmo um "canastrão" tem que admitir que assistiu pelo menos um dos filmes dele!
O fato digno de nota é que STALLONE está de volta à telona com uma seqüência de ROCKY, o pugilista, agora o de número VI, o "BALBOA"!
A questão em discussão é que agora STALLONE quer reabilitar as pessoas da chamada "terceira idade".
Na vida real e no filme "BALBOA", STALONNE tem 60 anos de idade e a foto que ilustra este post o mostra em uma forma física invejável para um sexagenário!
No filme "BALBOA" o ator interpreta um pugilista que volta ao ringue aos 60 anos de idade!
Não podemos entrar no mérito do filme que ainda não vimos, mas vamos assistir!
O notável é que a lição do filme merece ser considerada!
Se você não tem tempo para cuidar de sua saúde, com certeza vai arrumar tempo para cuidar de sua doença quando e se ela chegar!
Claro que ninguém aqui quer que você suba em um ringue aos 60 anos de idade, mas tentar manter a forma física certamente vai lhe assegurar uma terceira idade muito mais saudável.
A mensagem do STALLONE é boa e merece ser levada em conta: cuide de sua saúde e viva melhor!!!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

A Força Nacional de Segurança!!!

A FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA "desfila" para o governador dentro de um quartel...
enquanto o "pau quebra" nas cercanias do morro da Mangueira!!!
O jornalista Cláudio Humberto disse ontem, em seu site (www.claudiohumberto.com.br), que a tal Força Nacional de Segurança Pública é pura "pirotecnia"!
Justificou sua afirmação alegando que os 500 homens enviados ao Rio de Janeiro significam apenas 0,83% da força policial carioca, que conta com cerca de 60.000 integrantes entre policiais militares e civis.
Cláudio Humberto está correto!
Se a Força Nacional de Segurança fosse uma escola de samba levaria nota 10 em alegoria e nota zero em enredo, mas o problema é que vivemos em tempos em que tudo é marketing e politicagem.
Na manhã da última terça-feira, enquanto os 500 homens da FNS desfilavam para o governador Sergio Cabral no pátio de um quartel da PM no bairro da Sulacap, o pau “quebrava” no morro da Mangueira e adjacências (veja fotos acima) .
Depois de uma operação policial na favela que deixou o saldo de dois supostos traficantes mortos, a bandidagem resolveu se vingar e nada menos que 25 criminosos fortemente armados tomaram as ruas próximas do morro da Mangueira e incendiaram dois ônibus e dois automóveis particulares.
Pelo menos deixaram os passageiros saírem antes do fogaréu!
Mas a Força Nacional de Segurança não vai atuar dentro da cidade do Rio de Janeiro, que eles não são bestas nem nada, a cidade está cheia de bandidos perigosos que vão ficar a cargo dos policiais cariocas de sempre.
Os integrantes da FNS não vão correr o risco de furar suas vistosas fardas trocando tiros com traficantes, eles vão atuar nas estradas, em pontos nas divisas do estado, onde vão contribuir com a segurança pública retirando de circulação motoristas sem habilitação, com débito no IPVA ou com a lanterna do carro quebrada.
Se alguém acha que os integrantes da FNS vão encontrar cargas ilícitas de armas ou drogas é porque acredita em Papai Noel!
Qualquer policial sabe que essas cargas só são encontradas quando há um trabalho prévio de "inteligência"!
Cargas ilícitas que viajam por via rodoviária são bem escondidas, em fundos falsos de caminhões do tipo baú, ou bem camufladas no meio de uma carga normal.
E não se pode encontrar uma carga dessas revistando todos os caminhões, ônibus e automóveis que passam, isso não é possível em nenhum lugar do mundo.
Se a FNS “encontrar” alguma coisa será por conta de informação “dada” por algum serviço de inteligência (estadual ou federal), e a versão oficial será a de que a “carga criminosa” foi encontrada por acaso, tudo para “inglês ver” e justificar a atuação da FNS.
Além do mais, há outros fatos relevantes nessa história!
O jornalão O GLOBO da edição de quarta feira (ontem), divulgou que o governo federal deve gastar pelo menos 50 milhões com a atuação da tal Força Nacional no Rio de Janeiro em 2007.
Isso se os 6.000 homens vierem todos para o Rio de Janeiro por ocasião dos Jogos Panamericanos.
O tal custo se refere ao pagamento de “diárias” de 120 reais por dia o que dá um total de cerca de 3.600 reais por mês para cada integrante da FNS.
A FNS é composta por policiais militares oriundos de distintas unidades da Federação e os salários dos PMs não é o mesmo nos diferentes estados.
Além de seus soldos, variáveis segundo as patentes, e pagos pelos governos estaduais a que pertencem, os membros da FNS receberão as diárias de 3.600 reais mensais enquanto estiverem a serviço do governo federal no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar onde forem mandados.
Enquanto isso, os policiais militares cariocas, que estão fazendo polícia de verdade e arriscando suas vidas trocando tiros com os bandidos, recebem cerca de 1.000 reais mensais líquidos!
Os 50 milhões de reais que o governo federal vai gastar com a FNS em 2007 (só pela atuação no Rio de Janeiro), talvez fosse mais bem empregado na qualificação, treinamento e remuneração dos PM’s cariocas!
Os policiais militares do Rio de Janeiro são “polícia de verdade” com “salário de mentira”, enquanto os membros da tal Força Nacional de Segurança são “polícia de mentira” com “salário de verdade”!

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Menos "palavrório" e mais AÇÃO!

Há quem diga que a política é uma “cachaça” e cada vez mais os fatos me convencem de que tal afirmação é uma verdade!
Principalmente a campanha eleitoral parece embriagar seus protagonistas e quando estes são eleitos, o “porre” parece se prolongar por dias após a posse no cargo ao qual foram eleitos.
No Rio de Janeiro o governador eleito tem consumido seus primeiros dias de governo visitando hospitais públicos e se surpreendendo com a situação calamitosa que encontrou, dando a impressão, aos menos avisados, que vivia na Europa antes de ser eleito!
Por onde andava o novo governador, antes de ser eleito, que não sabia das sofríveis condições que o anterior “desgoverno” carioca impunha aos cidadãos do Rio de Janeiro?
E o pior é que o novo governador parece se comportar como um político de oposição ao governo anterior, coisa que ele efetivamente nunca foi.
Se a administração pública do Rio de Janeiro era um desastre, é preciso lembrar que ela estava a cargo, nos último 8 anos, dos “garotinhos”, que são do mesmo partido político do novo governador, e que inclusive o apoiaram durante a última campanha eleitoral de 2006.
Já está na hora de passar o “porre da cachaça política” da última campanha.
Ninguém agüenta mais as peregrinações acompanhadas da mídia a hospitais públicos para apontar defeitos que todo mundo já conhece.
A população prefere que o novo governador fique trancado em seu gabinete trabalhando para solucionar os problemas.
Dos problemas já sabemos e estamos cansados!
O que queremos agora são as soluções!
Na área de segurança pública nada mudou e os criminosos continuam a fazer no Rio de Janeiro o que bem entendem, na hora e no lugar que escolhem.
As promessas do novo governo de melhorias rápidas na questão da criminalidade não tiveram o menor reflexo na realidade que continua aterradora.
Parece que esqueceram de combinar com os bandidos, que pelo visto não deram a mínima para a troca de comandos no Rio de Janeiro!
Na semana passada, na madrugada de quinta-feira, enquanto o novo comandante da PM ensaiava a nova estratégia de policiamento na Linha Amarela (uma das vias expressas da cidade), cerca de 30 bandidos fortemente armados promoviam uma falsa “blitz” na entrada do túnel Rebouças (que liga o centro à zona sul da cidade), e saqueavam mais de vinte motoristas e seus acompanhantes.
Parecendo dominar as mais tradicionais estratégias de marketing, o novo secretário de segurança do Rio de Janeiro resolveu, inteligentemente, mudar de assunto e anunciou um “factóide” que serviu para preencher a manchete do jornalão O GLOBO de domingo.
A nova secretaria de segurança vai exigir anualmente declaração de bens dos policiais!
A idéia é boa, pena que é velha.
A Receita Federal já exige declaração anual de bens dos policiais e aqueles que têm algo a esconder já se acautelam há tempos e usam mecanismos de “engenharia fiscal” para esconder o que deve permanecer oculto.
Mas o novo secretário de segurança se apressa em esclarecer que tal medida não vai acabar com a corrupção, mas apenas quer dar maior transparência aos policiais.
Alguém aí entendeu?
Eu não entendi!
Os policiais do Rio de Janeiro parecem que já são “transparentes”, pois os criminosos que agem livremente na cidade não tomam conhecimento deles!

domingo, 14 de janeiro de 2007

O coronel Hugo Chavez e a Medalha Tiradentes!

Acerca de nosso último post sobre o coronel Hugo Chavez, o leitor e amigo KLATOS, na área de comentários, colocou uma questão interessante.
Pergunta por que diabos a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) resolveu conceder a Medalha Tiradentes a Hugo Chavez!
De fato, a Medalha Tiradentes é a mais alta condecoração que a ALERJ pode conceder a brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes ao povo do Rio de Janeiro e, sinceramente, não sei qual serviço Hugo Chavez prestou aos cariocas e fluminenses!
Devo dizer, a bem da verdade, que eu mesmo recebi dois títulos da ALERJ: o de CIDADÃO BENEMÉRITO (em 1990), e a própria MEDALHA TIRADENTES (em 1999).
A ALERJ tem 70 (setenta) deputados, que representam, teoricamente, TODAS as tendências políticas do eleitorado do Estado!
Cada deputado tem uma "cota" anual de honrarias a propor e há um acordo de cavalheiros entre eles, de que nenhuma proposta de homenagem deve ser recusada, porque cada concessão de título ou medalha é votada em plenário!
A coisa funciona mais ou menos assim: eu não voto contra a homenagem que você propôs e você não vota contra a homenagem que eu propus!
E assim, medalhas e honrarias, merecidas ou não, vão sendo concedidas a torto e a direito!
Em alguns casos, como nos parece a medalha concedida ao coronel Hugo Chavez, a ALERJ garante espaço gratuito na mídia!
São coisas da DEMOCRACIA, e quem paga pelo relevante trabalho dos deputados estaduais somos todos nós, com nosso suado dinheirinho extorquido em taxas, tributos e impostos!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

O coronel Hugo Chavez!


Aqui no Brasil e em muitos outros países do mundo, ainda há quem acredite que o coronel Hugo Chavez, presidente da Venezuela, é apenas uma piada, um líder histriônico de uma republiqueta de bananas da América Latina, digno apenas de risos!
Canta boleros durante seus discursos, veste-se de forma extravagante e não perde nenhuma oportunidade de "aparecer"!
Ele é muito mais que isso e merece ser levado a sério!
Usando os abundantes recursos financeiros oriundos do petróleo venezuelano, o coronel Hugo Chavez (declarado fã do ditador e assassino Fidel Castro), implantou programas assistencialistas-populistas que lhe garantem o apoio de 60% do eleitorado venezuelano.
Assim, através de plebiscitos, alterou a constituição de seu país e transformou os poderes judiciário e legislativo em apêndices de seu gabinete.
Criou leis que tipificam como crime a conduta de "falar mal do presidente", e prepara-se agora para alterar novamente, em um arremedo de democracia, as normas constitucionais da Venezuela para permitir sua reeleição indefinidamente, golpeando de morte o princípio republicano da alternância de poder.
Exigiu e conseguiu da câmara dos deputados (seus fiéis vassalos), poderes especiais para legislar através de decretos e prepara-se para cassar as concessões de emissoras de rádio e TV que ousam lhe fazer oposição!
Além disso, usando o poder dos petrodólares, o coronel Hugo Chavez tem influenciado as eleições em outros países latino-americanos financiando as campanhas dos candidatos que lhe prometem subserviência e vem investindo pesadamente na compra de equipamentos militares e na criação de uma milícia de simpatizantes, para a qual adquiriu nada menos que do que 100.000 (cem mil) fuzis de assalto AK-47.
Hugo Chavez também pretende extinguir os municípios venezuelanos, substituido-os por "conselhos" de cidadãos que serão escolhidos, é claro, por gente de sua confiança!
A extinção dos municípios representa nada mais nada menos do que a concentração do poder político nas mãos do presidente da república, que é... Hugo Chavez!
Para quem não sabe, a palavra do idioma russo correspondente ao vocábulo "conselho" é "soviet".
Estamos então à beira da república soviética da Venezuela!
A oposição venezuelana, representando 40% do eleitorado, tenta organizar-se para resistir à "cubanização" da Venezuela!
A maior e mais popular rede de TV venezuelana, que faz oposição ao coronel Hugo Chavez, está ameaçada de ver encerradas suas atividades!
Especula-se que ela poderia mudar-se para o Peru (cujo governo não simpatiza com o regime "Chavista"), para continuar a transmitir para o território venezuelano.
Ninguém sabe o que poderá acontecer!
Depois de tudo isso alguém ainda acha que o coronel Hugo Chavez é apenas uma "piada" latino-americana?

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

O MSB - Movimento dos sem-BOCA!

Imagine caro leitor, que aquela padaria pertinho de sua casa, ali mesmo na esquina, repentinamente encerrasse suas atividades!
Você teria o dissabor de caminhar mais dois quarteirões até a próxima padaria, para obter o sagrado pão de cada dia!
Mas imagine mais ainda, que uma semana mais tarde, também essa padaria fechasse as portas, e depois outra, e mais outra, até que seu bairro não tivesse mais nenhuma padaria em funcionamento!
Você teria que pegar seu carro, ou talvez um ônibus, para percorrer 5 ou 10 quilômetros até a próxima padaria, em outro bairro, para satisfazer sua necessidade diária de obter um pão fresco, agora não mais quentinho, pois já chegaria frio à sua casa.
De repente você descobriria que o fechamento das padarias era uma tendência geral.
Todas as padarias estavam fechando em virtude da ação de um grupo organizado auto-denominado "os vigilantes dos carboidratos"!
Você protestaria, é claro, em defesa do seu direito de consumir pão!
A parábola acima enunciada, apenas serve para ilustrar o que queremos dizer neste post.
Queremos falar sobre as "milícias" que estão tomando o controle territorial de comunidades carentes (favelas), e, em conseqüência, expulsando os traficantes de drogas que ali se encontravam encastelados.
As bocas-de-fumo e as bocas-de-pó estão sendo "fechadas" pela ação das "milícias"!
E os "consumidores" de tais mercadorias estão começando a entrar em pânico.
Começa a surgir entre nós o MSB, o Movimento-dos-sem-BOCA!
Aquela "tchurma" que costuma fumar MACONHA e entupir os narizes de COCAÍNA está inconformada ao ver desaparecerem seus tradicionais fornecedores, em virtude da ação "deletéria" das "milícias"!
Muitos destes "clientes" inconformados pela perda de suas "padarias" têm voz social muito ativa!
Alguns são "ongueiros" daqueles que se vestem de branco para protestar contra a violência em passeatas na avenida Atlântica com cobertura televisiva da GLOBO, e à noite, festejam o sucesso da "manifestação" com generosas doses de cocaína!
Os protestos desse pessoal contra a ação das "milícias" já está começando a dar na vista e está até "pegando mal"!
Vociferam contra as "milícias" com uma veemência que nunca antes usaram contra os traficantes de drogas instalados nas favelas cariocas.
No mínimo afirmam que as "milícias" são tão criminosas quanto os traficantes, os mais ousados exageram ao dizer que as "milícias" são mais nocivas que os traficantes!
Interessante é observar que ninguém procura saber a opinião dos moradores das favelas, se eles preferem as "milícias" aos traficantes, que estupram filhas de moradores e aliciam os meninos para que se tornem "trabalhadores" do tráfico de drogas!
É que a opinião dos favelados é irrelevante, os membros do MSB sabem o que é melhor para os moradores das favelas.
Que a atuação dessas "milícias" não é legal ninguém discute, mas daí a compará-la aos narco-traficantes vai uma distância muito grande.
Muitos membros do MSB moram em bairros protegidos por "segurança" particular.
Algumas empresas que proporcionam tal serviço são regularizadas, outras não... são clandestinas.
Que diferença as separa das "milícias" das favelas?
Nenhuma!
Apenas o MSB (Movimento-dos-sem-BOCA), luta pelo direito de manter em funcionamento seus tradicionais fornecedores de COCAÍNA e MACONHA!
E daí vem a gritaria!
Se os moradores de bairros de classe média alta podem pagar a particulares por SEGURANÇA (regular ou clandestina), por que os moradores de favelas também não podem pagar por SEGURANÇA às "milícias"?
As "milícias" que hoje atuam nas favelas são "iguaizinhas" às empresas que proporcionam "segurança" aos condomínios e bairros de classe média e alta, apenas não dão nota fiscal pelos serviços prestados!
As "milícias" são um fenômeno social que veio para ficar, tal e qual o transporte "alternativo"!
Preenchem um "vazio" institucional deixado pelo Estado, e, como na Física, não existe espaço vazio no universo!
Ao Estado, agora, com relação às "milícias", só resta uma alternativa: buscar uma forma de regulamentar e regularizar a nova "atividade".
Aos indignados integrantes do "Movimento-dos-sem-BOCA" cabe buscar novos fornecedores de sua maconha e cocaína diária.
Como estamos aqui a falar de imutável lei de mercado (oferta e procura), não há a menor dúvida de que o desaparecimento das BOCAS das favelas irá ensejar o surgimento de um novo tipo de narco-traficante para atender a sempre ansiosa e "necessitada" clientela.
Só não se sabe ainda ao certo qual será o perfil desse novo criminoso, mas que ele virá é certo!
O pessoal do Movimento-dos-sem-BOCA pode ficar tranqüilo e parar de fazer campanha contra as "milícias"!!!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

No BRASIL existe "censura" à INTERNET!

No "flagrante" acima dois cães fornicam em público em uma praia, "observados" por um "voyeur"!
O Brasil volta a figurar no noticiário internacional de forma pouco lisonjeira e desta feita não é por conta dos roubos e assassinatos rotineiramente cometidos contra turistas estrangeiros visitando nosso lindo e perigoso país.
Trata-se de um caso de atentado contra a liberdade de expressão que nos coloca na companhia de países como Coréia do Norte, Irã, China, Cuba e outros - menos merecedores de nota -, que “patrulham” idéias e restringem e controlam o acesso de seus cidadãos à INTERNET!
Uma decisão de um juiz paulista determinou o bloqueio do YOUTUBE a internautas brasileiros.
Como o juiz brasileiro não tinha autoridade para tirar do ar o
www.youtube.com (sediado nos EUA), resolveu então, engenhosamente, ordenar que provedores brasileiros bloqueassem o acesso ao mais conhecido e procurado site de hospedagem de vídeos do mundo.
Tudo por conta de uma ação judicial movida pela modelo e apresentadora de TV, Daniela Cicarelli e seu namorado TATO MALZONI, incomodados com um vídeo hospedado no YOUTUBE, que tentam "tirar do ar".
O tal vídeo mostra Cicarelli e seu namorado protagonizando cenas de libidinagem em uma praia espanhola.
Há quem afirme que o tal vídeo contém cenas de sexo, o que não é correto, o vídeo não mostra um ato sexual, apenas o sugere, mas a libidinagem incontrolada é explícita!
Os autores da ação alegam danos ao direito de privacidade, mas o interessante é que fizeram em público aquilo que seres humanos devem fazer apenas em local a salvo de olhares de curiosos.
Em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil, fazer em público o que Cicarelli e seu namorado supostamente fizeram, constitui crime de atentado ao pudor e não sabemos o que a lei espanhola diz a respeito!
No caso em tela, os autores de suposto crime se transformaram em vítimas!
O fato é que foram flagrados e filmados por um atento e esperto paparazzo, que ganhou dinheiro com o vídeo que acabou ganhando o mundo por conta da WEB.
Daniela Cicarelli tem demonstrado invejável talento para se meter em situações polêmicas tornando-se uma celebridade dos escândalos.
Se ganha ou não dinheiro com isso é outra história!
O problema é que existe um paradoxo em alegar violação de privacidade por fazer em público aquilo que normalmente só é tolerado no comportamento de cães no cio, que fornicam em plena rua sem se importar com os passantes, proporcionando gratuitamente educação sexual para crianças!
Que tais pessoas movam ações judiciais em defesa de sua privacidade (que foram os primeiros a expor em público), não é nada surpreendente.
Como se diz em Direito, o papel aceita qualquer coisa!
O assustador é que existam magistrados que acolham tais pleitos.
Além do mais a decisão judicial, além de absurdamente antipática e liberticida, é tecnicamente inútil.
Em primeiro lugar porque o malfadado vídeo não está somente no YOUTUBE, mas em diversos outros sites da WEB, e em segundo lugar porque o bloqueio de provedores pode ser facilmente contornado por qualquer internauta experiente de 12 anos de idade.
Preocupada com a reação irada dos internautas, Cicarelli (que apresenta um programa de TV para o mesmo público que consome os vídeos do YOUTUBE), resolveu aderir à moda dos dirigentes políticos brasileiros dizendo que "NÃO SABIA DE NADA", que a ação judicial teria sido movida apenas por seu namorado.
Mentira!!!
O site jurídico CONJUR (
www.conjur.com.br) publicou a íntegra da ação judicial onde Daniela Cicarelli aparece como autora do pedido ao lado de seu namorado, e se você quiser saber mais basta clicar aqui.
É óbvio que muitos casais de namorados devem fazer, em praias de todo o mundo, aquilo que motivou toda essa confusão e que foi feito, segundo parece, por Cicarelli e seu namorado em uma praia de Cádiz na Espanha.
É natural também que tais eventos atraiam a curiosidade de terceiros no que parece ser uma característica própria de nós, primatas: OBSERVAR o próximo!
Não fosse assim, programas de TV que abordam "zoológicos humanos", como o BIG BROTHER, não fariam tanto sucesso.
A curiosidade é exacerbada quando o objeto da observação é uma “celebridade”!
Como todo mundo sabe, no mundo de hoje, as pessoas são capazes de fazer quase qualquer coisa para se tornarem famosas.
Quando conseguem, passam a circular em público de chapéu e óculos escuros para não serem reconhecidas, e reclamam sempre que são descobertas e assediadas!
O direito à privacidade deve ser respeitado em primeiro lugar pelo seu próprio titular!
Se ele é o primeiro a se expor em público violando as regras mínimas de convivência em sociedade perde automaticamente o direito de reclamar pela curiosidade alheia.
A prevalecer entendimento contrário, em breve teremos assaltantes de banco movendo ações judiciais contra os bancos em virtude das câmeras de segurança!

sábado, 6 de janeiro de 2007

Fuga de TURISTAS!

Em aditamento ao nosso último post, lamentamos informar que os seis turistas, assaltados ao chegarem ao Rio de Janeiro no último dia 04, no momento em que esse post está sendo escrito, já estão voando de volta para casa!
Eles pretendiam ficar até o próximo dia 17, mas temeram não sobreviver até lá!
Eu também iria embora!
As "cortesias" patrocinadas pelo secretário estadual de turismo não foram sedutoras o suficiente para convencer os turistas a ficar no Rio de Janeiro!
Os empresários da área hoteleira queixam-se de que essa é a pior temporada que já amargaram!
O caos nos aeroportos e a violência na cidade espantaram os visitantes!
O novo secretário de turismo do Rio de Janeiro está revoltado, acha que o noticiário é responsável por assustar os turistas.
Ele se comporta como o "prefeito" daquele filme TUBARÃO do STEVEN SPIELBERG de que falamos num post anterior.
Ele prefere esconder a VERDADE para não prejudicar o comércio!

TURISTAS assaltados no Rio de Janeiro, de novo!!!

Na foto acima, do jornal O DIA, um dos turistas assaltados deixa a delegacia após registrar a ocorrência.
O novo governo do estado do Rio de Janeiro acabou de tomar posse, e como estamos naquela fase de "lua-de-mel" entre os novos governantes a mídia e a opinião pública, qualquer promessa, por mais estapafúrdia que possa parecer, costuma ser bem recebida!
Entre as promessas feitas, está aquela de resolver o problema da segurança pública do Rio de Janeiro!
A Polícia Militar carioca, sob novo comando, anunciou a intensificação do policiamento nas vias expressas da cidade, tradicional território de caça dos bandidos de sempre.
Como a distância entre as promessas políticas e a realidade é sempre abissal, já sob o “novo policiamento”, uma van de uma agência de turismo foi seqüestrada por quatro bandidos (fortemente armados), com seis visitantes a bordo, na linha vermelha, logo após seu desembarque no aeroporto internacional Tom Jobim para uma visita à “cidade maravilhosa”!
O fato aconteceu na madrugada da última quinta-feira dia 4 de janeiro.
Os turistas foram levados para a favela Nova Holanda onde foram "depenados".
Perderam dinheiro, documentos e objetos de valor como jóias, relógios, máquinas fotográficas, filmadoras...
Enfim, o serviço completo de sempre!
Um triste revés para o novo governo cujos representantes parecem acreditar realmente no que dizem, que vão resolver o problema da criminalidade com frases de efeito.
A repercussão negativa internacional foi imediata.
O novo Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Eduardo Paes, se encontrou ontem (sexta-feira), no Orla Copacabana Hotel, na Avenida Atlântica, com o grupo de turistas croatas e alemães assaltados na madrugada de quinta-feira na Linha Vermelha.
Para convencê-los a permanecerem no Rio, Paes ofereceu a eles brindes e passeios turísticos grátis.
Os seis turistas europeus - três croatas, dois alemães e um austríaco - receberam US$ 200 (duzentos dólares), cada um (cerca de R$ 428), câmeras fotográficas digitais, passeios no Corcovado e de barco na marina da Glória, celulares para se comunicarem com as famílias, ingressos para shows na churrascaria Plataforma, almoço na churrascaria Mariu’s, CD’s e camisetas de escolas de samba.
Os turistas passearam por Flamengo, Urca, Niterói e mergulharam na ilha de Paquetá.
Um deles conseguiu perder a câmera que ganhou e resumiu:
"I'm a looser!" ("sou um perdedor").
Paes informou que o "pacote" é fruto de uma parceria entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada.
Indagado se todos os turistas assaltados futuramente no Rio terão os mesmos benefícios, o secretário respondeu que o padrão de agora em diante será não ocorrer assaltos como este.
"A norma será evitar assaltos" ,afirmou.
Se os assaltos a turistas não forem evitados, como prometeu o secretário, a indústria do turismo que no mundo todo é fonte de grandes lucros, no Rio de Janeiro pode se tornar causa de prejuízos, s
e o governo estadual mantiver a regra de ressarcir as perdas dos visitantes saqueados!
Quem vai arcar com esses custos?
Nós, com os (muitos e altos) tributos e impostos que pagamos!
Será que o governo estadual vai também compensar as perdas dos cariocas que forem assaltados?
Outra medida anunciada pelo novo secretário de turismo, é que os visitantes atacados por assaltantes não tenham que se submeter ao constrangimento de perder horas em uma delegacia de polícia para prestar depoimentos e registrar a ocorrência.
Segundo o novo secretário de turismo, as vítimas já estão muito traumatizadas para passar pelo dissabor de levar um “chá de cadeira” em delegacias de polícia e, por isso, poderão ser ouvidas pelos policiais nos hotéis onde estiverem hospedadas.
É uma medida realmente muito boa!!!
O VOX LIBRE só quer saber se os cidadãos do estado que forem igualmente vítimas de ladrões também vão poder ser atendidos pela polícia em suas casas!
Ou os brasileiros ficam menos traumatizados quando são assaltados do que os turistas estrangeiros?
Afinal de contas, nossa Constituição diz que todos, brasileiros ou estrangeiros, dentro do território brasileiro, são iguais perante a Lei!
Resta-nos a tarefa intelectual de separar a "cascata" da realidade!

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

TUBARÕES em Pernambuco!

Nos últimos 10 anos, cerca de 50 ataques de tubarões contra banhistas aconteceram em praias pernambucanas.
Em razão disso as autoridades do estado de Pernambuco resolveram instalar placas nas praias advertindo contra o perigo representado pelos tubarões!
Conforme notícia da última semana do ano de 2006, os proprietários de pousadas e hotéis das praias pernambucanas protestaram contra a instalação das placas temendo pela fuga dos turistas.
A coisa funciona mais ou menos assim:
Se os turistas desaparecerem das praias pernambucanas em razão das placas de advertência, os empresários do turismo local correm o risco de ir à falência, e os tubarões vão ficar com fome.
Se ao contrário, as placas forem retiradas e os turistas lotarem as praias pernambucanas, os empresários lucram e todo mundo fica feliz, exceto os banhistas eventualmente devorados por tubarões!
Os empresários aceitam até "perdoar" as dívidas nos hotéis e pousadas dos turistas que não voltarem de seus mergulhos nas praias pernambucanas, ou que voltarem com a falta de um braço ou de uma perna.
O caso nos remete ao filme clássico de STEVEN SPIELBERG, "JAWS", aqui entre nós com o título "TUBARÃO".
Conheço gente que até hoje não entra no mar traumatizada pelo filme, o que é um evidente exagero, mas que o risco em praias pernambucanas é real, isso é!
No filme citado um balneário turístico vira território de caça de um enorme tubarão.
O sherife local quer interditar as praias enquanto o prefeito prefere esconder os fatos para evitar as perdas dos comerciantes locais.
Nada como um pouco de fantasia para permitir um paradigma com a realidade!

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Meu amigo BUCK morreu!


Quanto mais conheço os animais, mais me envergonho de ser um animal racional!
Dia 20 de julho é comemorado como O DIA DO AMIGO.
No ano de 2005 (basta verificar nos arquivos do VOX LIBRE), alguns posts foram publicados a respeito da data, em que afirmei que minha convivência com amigos caninos só enriqueceu meu caráter!
Em 20 de julho de 2005 um post era ilustrado com a foto de um enorme cão DOBERMANN de cor marrom, meu amigo desde outubro de 1997!
Pois ontem, dia primeiro de janeiro de 2007, BUCK, o enorme DOBERMANN marrom, afável com os amigos e intransigente com os desconhecidos, se foi definitivamente!
Essa coisa de animais de estimação tem uma enorme desvantagem, enquanto vivos e presentes são fonte de enorme prazer, quando se vão, causam dor e sofrimento!
Meu amigo BUCK morreu ontem, por volta do meio-dia do primeiro dia de 2007!
Vítima de uma misteriosa infecção que os veterinários convocados não conseguiram debelar!
Para os padrões de um cão de raça grande (43 quilos), BUCK já era idoso, 10 anos incompletos!
Fica a saudade de um amigo que se foi!
Para quem achar que o post é piegas... é piegas mesmo!
Mas o VOX LIBRE tem dedicado tanto espaço para falar de GATUNOS e CORRUPTOS que um momento para falar de uma criatura nobilíssima que se foi é o mínimo que se podia fazer!
Como já se disse aqui mais de uma vez, a blogosfera é um espaço livre, quem quiser escrever besteiras como eu que crie seu próprio blog!
No que me diz respeito... Até logo BUCK!!!

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

REVEILLON no Rio de Janeiro!

O reveillon na praia do Rio de Janeiro já se notabilizou como uma das maiores festas do mundo no gênero!
Nesta chegada de 2007 a freqüência não foi a esperada, pelo menos na praia de Copacabana.
Se em outros anos chegou a ser estimada a presença de cerca de dois milhões de pessoas, agora em 2007 não chegou nem à metade!
O tempo nublado com chuva fina e constante, o medo de ataques de bandidos e a concorrência da festa em outras praias diminuiu a presença na praia de Copacabana.
Mesmo assim o número de pessoas foi absurdo, cerca de um milhão de pessoas!
Não temos nada contra quem vai ao evento, mas pessoalmente acreditamos que meter-se numa multidão de um milhão de pessoas é uma temeridade e há pessoas que levam crianças de colo para o meio de tal multidão!
É uma irresponsabilidade!
Qualquer princípio de pânico pode resultar em milhares de vítimas pisoteadas como acontece em outros lugares do mundo!
Neste início de 2007 o saldo a lamentar foi o de "apenas" 4 pessoas atingidas por "balas perdidas" na praia de Copacabana!
Uma delas morreu!
Outra foi atingida por uma bala na perna na sacada de um prédio na beira da praia, ou seja, há malucos que dão tiros para o ar no meio de tal multidão!
Depois deste texto com certeza vão aparecer comentaristas para dizer que o VOX LIBRE só vê o lado negativo de tudo!
Pode ser...
Infelizmente não inventamos nada!
É tudo verdade!