terça-feira, 15 de novembro de 2005

Ontem, a milésima edição do www.ucho.info do UCHO HADDAD!

O texto abaixo, foi publicado na milésima edição do www.ucho.info
LIBERDADE DE INFORMAÇÃO

SUN TZU foi um filósofo que viveu na China há cerca de 2.500 anos, mas não é lembrado como filósofo e sim como um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos.
Ele compilou seus conhecimentos a respeito do assunto em uma obra intitulada “A ARTE DA GUERRA”, traduzida em praticamente todos os idiomas e reeditada até os dias de hoje.
Tal obra gerou dezenas, quiçá, centenas de outros trabalhos, todos pretendendo interpretar SUN TZU e/ou adaptar seus ensinamentos aos dias de hoje e a todas as áreas da atividade humana.
Em determinado trecho de “A ARTE DA GUERRA”, SUN TZU ensina que:
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”
Em linguagem atual SUN TZU simplesmente queria dizer que INFORMAÇÃO É PODER!
Não por outro motivo, ao longo da História, os detentores do Poder sempre tentaram manter o monopólio da informação e do conhecimento.
Ou eram os sacerdotes dos templos primevos os guardiões do conhecimento, que assim era mantido longe dos simples “mortais profanos”, ou eram os escribas da corte real únicos a dominarem a arte da escrita, ou os monges medievais calígrafos que escreviam e reproduziam livros à mão e depois os mantinham em bibliotecas secretas.
Em 1450 quando Johann Gutemberg inventou o processo de tipos móveis que permitiu a impressão de livros em escala industrial, o mundo experimentou a possibilidade de divulgação do conhecimento a nível nunca visto antes.
O primeiro livro impresso pelo processo inventado por Gutemberg foi a Bíblia, o que causou a revolta dos clérigos que até então tinham o privilégio de ler tal livro e transmitir aos fiéis “sua” interpretação das sagradas escrituras.
A impressão industrial da Bíblia permitiria que cidadãos “despreparados” tivessem acesso direto à fonte, sem a necessidade de “intermediários” credenciados pela Igreja!
Um verdadeiro descalabro!
Desde então a corrida pela disseminação da informação não parou mais, veio a imprensa escrita, o rádio a televisão e, mais recentemente, a Internet.
Ao longo desse processo histórico, as monarquias absolutistas, os regimes autoritários, enfim, as ditaduras, sempre tentaram impedir a publicidade do conhecimento e amordaçar aqueles que queriam divulgar a informação.
Mesmo hoje, há países em que a imprensa é controlada pelo Estado e a Internet proibida ou severamente monitorada.
No Brasil mesmo, há pouco tempo atrás, o atual governo, que não consegue ocultar certa vocação para o totalitarismo (para não falar da prática de corrupção), tentou implantar um “conselho” de jornalismo, que teria poder até mesmo de cassar o registro profissional de jornalistas que se portassem de “modo inconveniente”.
Caso conseguisse seu propósito, o atual governo PETISTA apenas se somaria às práticas de “governo” de JOSEF STALIN, MAO TSE TUNG, ADOLF HITLER, POL POT e o ainda no poder, ditador FIDEL CASTRO!
O panorama atual é o pior dos pesadelos dos déspotas em exercício e dos aprendizes de ditador!
A Internet é um canal global de troca de informações e conhecimento onde jornalistas realmente independentes podem exercer seu mister livres das amarras das grandes corporações de comunicações, que por causa de interesses empresariais e econômicos, nem sempre têm a necessária isenção e liberdade de divulgar o que sabem!
Além disso, há o fenômeno dos blogs, onde cidadãos comuns, jornalistas ou não, dizem o que pensam, o que sabem, ou simplesmente comentam o que percebem do mundo.
Repetindo o já dito acima, a WEB como meio de divulgação do conhecimento e da informação, é o pior dos pesadelos dos políticos medíocres, corruptos e mal intencionados e é neste contexto que saudamos a milésima edição do
www.ucho.info , site de jornalismo cibernético mantido por UCHO HADDAD.
Verdadeira trincheira virtual da liberdade de informação o site do UCHO contabiliza hoje cerca de 500.000 acessos mensais.
Considerando que o povo em geral não tem acesso à WEB, é cabível lembrar que os que têm acesso são formadores e multiplicadores de informação e opinião.
Parafraseando o próprio UCHO HADDAD, o “estrago” é considerável!
É claro que UCHO HADDAD não é o único jornalista a fazer tal trabalho independente!
Ainda bem!
Há muitos outros, apenas este é o momento de homenagear e apoiar UCHO.
A verdade incomoda e a despeito disso, deve ser divulgada a qualquer custo!
A trincheira não é um lugar confortável, mas alguém tem que ocupá-la!
UCHO HADDAD tem sido objeto de perseguições, ataques e tentativas de intimidação sem qualquer sucesso!
Considerando quem ataca UCHO HADDAD, trata-se de um verdadeiro certificado de qualidade, a última coisa que UCHO deseja, é o elogio de bandidos de colarinho branco e com chapa igualmente branca!
Nós apoiamos UCHO HADDAD e tentamos fazer nossa parte editando um modesto blog, o VOX LIBRE,
www.voxlibre.blogspot.com
Se em 2006 contribuirmos para que o BRASIL se torne um lugar melhor para se viver, nos sentiremos recompensados, ao lado do UCHO HADDAD!

ANTONIO RAYOL, é Delegado de Polícia Federal de Classe Especial, Conselheiro e Fundador do IBDC – Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia e membro do COMAD – Conselho Municipal Anti Drogas do Município do Rio de Janeiro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rayol.

Parabéns ao Ucho e a você pela abertura deste espaço verdadeiramente democrático para a expressão de idéias sem nenhum tipo de amarra ou interesse.

Bertin

Anônimo disse...

Começamos hoje o Movimento "Dá-lhe Reale!!!" em apoio ao Dr.Miguel Reale pelo impeachment de Lula.

Visitem e participem:

www.da-lhereale.blogspot.com

Abraços a todos

Anônimo disse...

Será realizado a partir de 16/11/2005, o Forum Mundial da Sociedade de Informação, onde estará em debate o Controle da Internet. Os governos autoritários, já estão vendo por onde fluem as verdades, que chegam de boca em boca a todos os cidadãos.
Qto ao site do Ucho, acho ótimo, visito todos os dias.
O Blog do Sombra4, tb é excelente.

Anônimo disse...

Parabens a vc, Dr. Rayol, pela criação deste espaço. Até que enfim temos como nos expressar!!, e externar nossos pensamentos, que por mais que pouco efeito produz, nos faz bem!

Elaine disse...

Parabéns ao Ucho pelo trabalho corajoso e ao delegado pelo belo texto!
Sds...Elaine Paiva