sexta-feira, 18 de novembro de 2005

O BRASIL, finalmente, no Primeiro Mundo!!!

Finalmente o BRASIL "entrou" no Primeiro Mundo pois já temos nosso próprio "atoleiro", se os EUA têm o IRAQUE, nós temos o HAITI.
A foto acima (de Eduardo Muñoz da REUTERS), mostra um soldado brasileiro em patrulha no HAITI.
Aqui no BRASIL nossas FORÇAS ARMADAS estão sucateadas e com verbas estranguladas, mas o atual governo para fazer boa figura internacional, mandou uma tropa nossa para o HAITI sem perceber que a coisa lá é "a vera", sem espaço para "cascata".
Como quem decidiu mandar os soldados brasileiros para o HAITI não foi junto com eles, os nossos militares que "se virem" por lá!
E os parentes dos soldados, que REZEM muito!
Vejam as informações da FOLHA DE SÃO PAULO:
A denúncia de que militares brasileiros estariam envolvidos em chacinas no Haiti, independentemente de ser ou não verdadeira, corrobora a tese de que a paupérrima ilha caribenha transformou-se num atoleiro para o Brasil.
As acusações, feitas por ativistas norte-americanos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), precisam ser investigadas, embora outras fontes abalizadas sustentem que, se a Minustah (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti), cujo comando militar é do Brasil, errou, foi mais por omissão do que por ações concretas.
De toda maneira, a denúncia funciona como um termômetro da deterioração tanto do cenário político como do prestígio das forças estrangeiras.
Uma acusação como essa teria sido impensável durante os primeiros meses da missão, que teve início em junho do ano passado.
Ao que tudo indica, à medida que o tempo passa, a situação tende a piorar.
A eleição presidencial, que deveria ser o início da normalização do Haiti, já sofreu quatro postergações, estando prevista, agora, para meados de dezembro.
É também desalentador que grande parte da ajuda prometida por diversos países em 2004 jamais tenha chegado à ilha.
E dificilmente chegará.
O Haiti não é o único país miserável do planeta que cobra apoio externo, e os EUA, potência que realmente faz a diferença, têm outras prioridades internacionais no momento.
Diante desse quadro, o Brasil vê-se na incômoda posição de comandar uma missão que vai se tornando cada vez mais impossível.
Sendo assim, os brasileiros ficam com os ônus políticos pelo fracasso.
Para não torná-los muito evidentes, o BRASIL permanece no Haiti apenas fingindo que tudo corre bem.
Em um dos mais duros enfrentamentos dos últimos meses, uma patrulha brasileira respondeu na última terça feira a um ataque armado de gangues no bairro de Cité Militaire, em Porto Príncipe, dando início a um tiroteio de oito horas.
Mais de 200 militares foram mobilizados para a ação, em que os veículos blindados das tropas foram atacados em diversas frentes por grupos pesadamente armados.
Segundo a Minustah, quatro supostos bandidos foram mortos no incidente e 31 pessoas foram detidas.
Nenhum brasileiro foi morto nem ferido!

Nenhum comentário: