segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Mais CENSURA a BLOG's!!!

Há tempos atrás, noticiamos aqui que o candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PMDB, senador SERGIO CABRAL, conseguiu através de ação judicial no TRE-RJ, tirar do ar um blog, o do PERO VAZ DE CAMINHA, que supostamente atacava sua campanha.
A única coisa que o senador SERGIO CABRAL conseguiu foi provocar a mudança do blog para outro provedor e aumentar sua visibilidade.
O blog hoje está em www.perovaz.wordpress.com
Agora outro senador, o JOSÉ SARNEY consegue a proeza de dar notoriedade nacional a um blog que, até então, só era conhecido no AMAPÁ, onde o senador não mora, mas onde tem domicílio eleitoral e se elegeu senador.
Para quem não lembra, o senador JOSÉ SARNEY é aquele político que é sempre "da situação", não importa se o presidente é um general, o FHC, ou LULA!
Transcrevemos abaixo um texto que o VOX LIBRE recebeu em sua área de comentários que explica o que aconteceu no AMAPÁ:
"Revendo seu posicionamento anterior, o juiz eleitoral Luiz Carlos Gomes dos Santos acatou seis pedidos de liminar da coligação do senador José Sarney (PMDB-AP) e determinou hoje que sejam retirados do ar seis “posts” do meu blog http://alcinea.zip.net e comentários de leitores, chegando ao absurdo de mandar retirar até os comentários onde os leitores me parabenizam pela minha luta pelo direito à liberdade de expressão.
Os posts que o TRE-AP determinou que fossem retirados são os seguintes;- Gracinha do Sarney- O blog Repiquete está fora do ar- Elections: climat tendu dans l’Amapá (transcrito do site www.brasilyane.com)- Sarney se queixa ao bispo (transcrito do site www.claudiohumberto.com.br)- Desistam. Suas ameaças não vão me calar- e a relação de links para blogs e sites divulgada dia 27.
No momento em que eu estava cumprindo a determinação judicial, o UOL no maior desrespeito ao assinante, aos leitores e à liberdade de expressão, tirou o meu blog do ar, repetindo a presepada que já havia feito com a minha irmã Alcilene Cavalcante no dia 24.
O meu blog alcinea.zip.net era o mais lido e comentado do Amapá.
Recentemente, num concurso foi eleito “O blog mais bacana do Amapá”.
Mas não vou me calar.
Agora estou aqui no http://alcinea.blig.ig.com.br
Estou negociando asilo para o meu blog no exterior, portanto ainda hoje estarei também no endereço http://alcinea.blog.com"
Centenas de blogs repetiram a história do blog censurado da ALCINEA o que demonstra apenas que a idéia de CENSURAR blogs não é uma política inteligente.
Até parece que esses políticos estão mal assessorados.
O VOX LIBRE torce para que o bom senso prevaleça e que o direito à liberdade de expressão seja preservado.
O voto é secreto para preservar o eleitor, não o candidato, não há lei que impeça o eleitor de declarar seu voto se ele assim o desejar.
Se alguns candidatos se sentem incomodados com a ação dos blogs é sinal de que os blogs estão no caminho certo e é bobagem tentar impedir sua ação, o máximo que pode acontecer é os blogs se mudarem para provedores situados em países onde o direito à LIBERDADE DE EXPRESSÃO é levado a sério!

Um comentário:

Alice disse...

Vc viu isso ? to colando aqui :
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1120262-EI306,00.html

Domingo, 3 de setembro de 2006, 14h21 Atualizada às 14h36
Blog é obrigado a pagar R$ 3,5 mil por ofender

O blog Imprensa Marrom, conhecido por fazer críticas à mídia, foi condenado a pagar R$ 3.500 a João Pedro de Castro, por ofensas a ele postadas no site por um usuário. O dono do site, Fernando Gouveia, afirmou que já recorreu da decisão.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, é a primeira condenação no Brasil por comentários de quem participa do blog, e não de quem é o dono do site. Casos como este existem também no exterior - onde as condenações são raras de acontecer.
Estranho não é ? é para intimidar os blogs ?