sábado, 24 de dezembro de 2005

O VERDADEIRO NATAL não é o PAPAI NOEL da COCA COLA!!!

A lenda de PAPAI NOEL é muito antiga, segundo alguns estudiosos sua origem é grega ou turca, mas isso não vem ao caso neste post, o fato é que até 1930, o personagem PAPAI NOEL era representado graficamente das mais variadas formas, não havendo uma imagem padrão.
Em 1931 para ilustrar sua campanha publicitária para as festas de fim de ano, a empresa COCA COLA contratou os serviços do artista gráfico HADDON SUNDBLON para que criasse uma imagem pictórica para o personagem PAPAI NOEL.
SUNDBLON se inspirou em um amigo, LOU PRENTICE, cidadão de meia idade, gordo, de bochechas rosadas e barba branca para atender à encomenda da COCA COLA.
A indumentária era predominantemente vermelha, porque o vermelho é a cor da COCA COLA!
Muito inteligentemente, a COCA COLA não registrou a imagem permitindo o seu uso público, e a tal figura se propagou de forma planetária.
A imagem de PAPAI NOEL que conhecemos hoje, no mundo todo, e que enche nosso saco todos os anos nessa época, nada mais nada menos é do que uma criação de marketing da COCA COLA!
O NATAL se transformou numa data exclusivamente comercial e os noticiários só falam das compras, dos preços dos presentes e dos shoppings lotados.
O significado espiritual do NATAL se perdeu no alvoroço dos interesses comerciais e publicitários.
E por falar em sentido espiritual do natal, a data de 25 de dezembro como o dia do nascimento de JESUS NAZARENO (alguém lembra quem é?), também é uma convenção estabelecida pelo clero romano no século III.
É por isso que o editor deste VOX LIBRE repudia o NATAL da forma como nos é empurrado goela abaixo.
Nada mais é do que uma data a ser festejada pelo comércio!
DINHEIRO, DINHEIRO e mais DINHEIRO!!!
É a época em que nos preocupamos em comprar presentes para pessoas de quem não lembramos ou não damos a menor atenção o ano inteiro!
Também telefonamos ou mandamos cartões (ou agora modernamente e-mails), para gente com quem não nos comunicamos o resto do ano.
De vez em quando alguém tem uma surpresa desagradável tentando se comunicar com alguém que, infelizmente, faleceu desde o último NATAL, e nem ficamos sabendo!
Também é época da campanha NATAL SEM FOME, criada pelo genial e bem intencionado sociólogo BETINHO (irmão do HENFIL), que pretende que ninguém fique sem comer no NATAL!
É uma campanha muito boa para nos livrarmos de nossas culpas para com os menos favorecidos:
Damos comida no NATAL e no resto do ano eles que se virem, afinal de contas para que servem os lixões da vida!
Lá, nos lixões, os miseráveis podem se fartar o ano todo com os resíduos do desperdício de quem pode fazer 5 refeições ao dia, comendo demais e depois pagando caras mensalidades em academias da moda para perder os quilos extras resultantes da GULA, um dos 7 pecados capitais!
O editor deste VOX LIBRE recebeu muitos e-mails com mensagens natalinas, além dos comentários de igual teor postados pelos amigos visitantes deste blog!
Este post é dedicado à passagem do NATAL e a todos vocês!
NÃO DESEJO FELIZ NATAL A NINGUÉM, NEM MESMO UM PRÓSPERO ANO NOVO!
Porque o ANO NOVO deve ser próspero?
Será que mais DINHEIRO nos tornará mais felizes?
DESEJO QUE CADA SER HUMANO VIVA CADA DIA DO ANO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO DIA DE SUA VIDA!
DESEJO QUE CADA SER HUMANO PROCURE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO MUNDO, COMEÇANDO POR MELHORAR A SI PRÓPRIO A CADA MINUTO QUE VIVER!
CARPE DIEM!!!
Aproveitem seu tempo, mesmo que seja para não fazer nada e ficar quieto em um canto apenas REFLETINDO sobre tudo, PENSAR é uma tarefa árdua, não é fácil como parece aos tolos!
Se chegar a alguma conclusão, compartilhe com aqueles que o cercam!
Corrija seus errros e busque melhorar a cada novo dia.
Lembrem-se de que o NATAL não é nada disso que está aí na mídia o tempo todo!
O NATAL e o advento de um NOVO ANO é tempo para reflexão e meditação, tempo de retiro espiritual e não de festas, bebedeiras e orgias!
No NATAL se festeja o nascimento de JESUS DE NAZARÉ (coisa de que a mídia não fala), e até mesmo para quem não é religioso, podemos lembrar que JESUS DE NAZARÉ, o CRISTO, fundou o CRISTIANISMO, que se não for aceito como religião por alguns, é uma escola filosófica com ensinamentos éticos e morais que poderiam tornar a vida de todos muito melhor!
A espinha dorsal do CRISTIANISMO repousa no ensinamento AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO!
Tal máxima pode também ser entendida como NÃO FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIAS QUE FIZESSEM A TI MESMO!
Dedique ao menos um minuto de sua vida pensando em como seria o Mundo se TODOS os seres humanos norteassem suas vidas com base em tais ensinamentos!
Depois disso tudo, o VOX LIBRE espera que todos vocês tenham um BOM NATAL e uma boa PASSAGEM DE ANO, mas não as hipócritas e fúteis festas dos marqueteiros, mas o momento de reflexão e espiritualidade que deve se repetir todos os dias do ano e não somente em 25 e 31 de dezembro.
Que cada dia de nossas efêmeras e insignificantes vidas seja um verdadeiro NATAL e um constante RECOMEÇAR!!!

8 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Depois dessa só posso me desculpar pelo email que enviei inadvertidamente. Do meu lado sempre penso nas pessoas que fazem a diferença na minha vida com carinho e esperança que estejam bem, mesmo não estando presente. E luto a cada dia para tornar o meu mundo melhor.

Anônimo disse...

Amigo Ricardo,

Palavras duras, mas cobertas de razão...

Tudo de bom pra você em 2006.

Abraços.

Anônimo disse...

O que o desencantado delegado esqueceu de colocar é que a coca-cola apenas imitou a jogada feita por um papa no século III DC,pois sabidamente Cristo não nasceu em 25 de dezembro, mas a Santa Igreja escolheu esta data para ofuscar as festas pagãs que ocorriam neste período naquela época.É ou não é uma atitude similar a da coca cola!!!

Novinha de Taubaté

Anônimo disse...

O texto está mais do que correto. Mesmo assim, faço votos que o editor e os que passam por aqui tenham um ótimo natal e ano novo.Ah! não se esqueçam de deixar as janelas bem abertas para o Papai Noel colocar os presentes na árvore, não tenham medo pois os gatunos não trabalham nessa data, eles respeitam o bom velhinho.

Anônimo disse...

Rayol,
Mandou muito bem!
Abraço
Everton Gomes
www.naluta.blosgpot.com

tunico disse...

Feliz Natal Rayol e que o Vox Libre continue "libre" em 2006 para continuar a denunciar as mazelas deste país. E que o BU continue unido.

Ozéas disse...

Respeito o editor do Blog, mais que respeito admiro muito o Rayol, pelo profissional e pela pessoa que é, tive o prazer de conviver com ele e sob sua chefia pude aprender muito.
Concordo com sua aguçada visão de sociedade e seu apurado censo crítico, sua inteligência o faz um predador da mediocridade e banalidade.
Poderia agora, no gancho do próprio comentário que comecei, fazer uma reflexão arrependida e me declarar um enganado conforme as razões apresentadas.
Não vou fazê-lo, muito pelo contrário, vou me enganar como um pai se engana diariamente achando que seu filho é a criança mais bela e inteligente do mundo, vou me enganar como quem acredita todos os dias que a humanidade ainda tem chances reais de sobrevivência a médio prazo, vou me deixar enganar com a publicidade mais bem feita no mundo, que ilude a bilhões espalhados pelo mundo numa estória de amor e paz, na estória do menino Jesus que ganhou presentes dos Reis Magos num dia 25 de dezembro.
Creio verdadeiramente que Jesus era o Pai vivo na terra, creio que Ele deu sua vida por mim e por todos nós, embora não tenha certeza realmente que 25 de dezembro seja o dia preciso de sua vinda para a terra. Mas de que importa, 25, 26, 27... de qualquer mês? Um dia foi e teve que ser, ainda bem que os homens lembram disso.
Comemoramos campeonatos de futebol que sabemos arrumados, comemoramos homens na lua desenvolvendo tecnologia de guerra, comemoramos clonagens animais que servirão à escravidão humana, comemoramos a luz elétrica precursora da bomba nuclear e assim vai. Porque não comemoramos um dia para o nascimento do Senhor? Que haja um dia de paz na fração de 365 dias de guerra, já será um dia. O primeiro degrau da escada de Jacó é só o primeiro, que se não for alcançado, não levará nunca ao segundo.
Papai Noel e Coca-Cola deixo para minhas criança se divertirem e descobrirem com o tempo, que um e corrosivo e dá gases e o outro não passa de uma doce ilusão infantil, como é o coelhinho da páscoa, o dia das crianças, dia das bruxas...
Novamente louvo o editor do Vox Libre, me coloco ombreado na busca reflexiva do que somos e como podemos servir melhor ao próximo, também rechaço a riqueza material como sinônimo de felicidade e a limitação de um só dia para comemorarmos nossa existência. Mas não posso deixar de desejar um próspero Ano Novo a quem saberá usar da prosperidade, fazendo o bem a quem necessita e partilhando suas graças com os menos favorecidos.
Poucas pessoas merecem mais prosperidade, alguns para dizer a verdade não são merecedoras nem da que já possuem, Deus me perdoe. Mas o editor do Vox Libre é daquelas pessoas que por seu olhar universal, sente vergonha pelo que seus irmãos de espécie causam aos outros, não se envergonhe de prosperar Rayol, que 2.006 traga para você e a sua família muito mais e em abundância. Certamente a sua prosperidade será compartilhada conosco e com outros mais necessitados, como fez agora com esse belo texto.
Feliz 2.006

Elaine disse...

Bom...Depois de tudo o que o Ozéas falou o que acrescentar? Nada, apenas ratificar as palavras do amigo advogado e professor desejando ao editor do blog e seus visitantes um 2006 de luz e prosperidade.
Sds...Elaine Paiva