sábado, 24 de dezembro de 2005

O VERDADEIRO NATAL não é o PAPAI NOEL da COCA COLA!!!

A lenda de PAPAI NOEL é muito antiga, segundo alguns estudiosos sua origem é grega ou turca, mas isso não vem ao caso neste post, o fato é que até 1930, o personagem PAPAI NOEL era representado graficamente das mais variadas formas, não havendo uma imagem padrão.
Em 1931 para ilustrar sua campanha publicitária para as festas de fim de ano, a empresa COCA COLA contratou os serviços do artista gráfico HADDON SUNDBLON para que criasse uma imagem pictórica para o personagem PAPAI NOEL.
SUNDBLON se inspirou em um amigo, LOU PRENTICE, cidadão de meia idade, gordo, de bochechas rosadas e barba branca para atender à encomenda da COCA COLA.
A indumentária era predominantemente vermelha, porque o vermelho é a cor da COCA COLA!
Muito inteligentemente, a COCA COLA não registrou a imagem permitindo o seu uso público, e a tal figura se propagou de forma planetária.
A imagem de PAPAI NOEL que conhecemos hoje, no mundo todo, e que enche nosso saco todos os anos nessa época, nada mais nada menos é do que uma criação de marketing da COCA COLA!
O NATAL se transformou numa data exclusivamente comercial e os noticiários só falam das compras, dos preços dos presentes e dos shoppings lotados.
O significado espiritual do NATAL se perdeu no alvoroço dos interesses comerciais e publicitários.
E por falar em sentido espiritual do natal, a data de 25 de dezembro como o dia do nascimento de JESUS NAZARENO (alguém lembra quem é?), também é uma convenção estabelecida pelo clero romano no século III.
É por isso que o editor deste VOX LIBRE repudia o NATAL da forma como nos é empurrado goela abaixo.
Nada mais é do que uma data a ser festejada pelo comércio!
DINHEIRO, DINHEIRO e mais DINHEIRO!!!
É a época em que nos preocupamos em comprar presentes para pessoas de quem não lembramos ou não damos a menor atenção o ano inteiro!
Também telefonamos ou mandamos cartões (ou agora modernamente e-mails), para gente com quem não nos comunicamos o resto do ano.
De vez em quando alguém tem uma surpresa desagradável tentando se comunicar com alguém que, infelizmente, faleceu desde o último NATAL, e nem ficamos sabendo!
Também é época da campanha NATAL SEM FOME, criada pelo genial e bem intencionado sociólogo BETINHO (irmão do HENFIL), que pretende que ninguém fique sem comer no NATAL!
É uma campanha muito boa para nos livrarmos de nossas culpas para com os menos favorecidos:
Damos comida no NATAL e no resto do ano eles que se virem, afinal de contas para que servem os lixões da vida!
Lá, nos lixões, os miseráveis podem se fartar o ano todo com os resíduos do desperdício de quem pode fazer 5 refeições ao dia, comendo demais e depois pagando caras mensalidades em academias da moda para perder os quilos extras resultantes da GULA, um dos 7 pecados capitais!
O editor deste VOX LIBRE recebeu muitos e-mails com mensagens natalinas, além dos comentários de igual teor postados pelos amigos visitantes deste blog!
Este post é dedicado à passagem do NATAL e a todos vocês!
NÃO DESEJO FELIZ NATAL A NINGUÉM, NEM MESMO UM PRÓSPERO ANO NOVO!
Porque o ANO NOVO deve ser próspero?
Será que mais DINHEIRO nos tornará mais felizes?
DESEJO QUE CADA SER HUMANO VIVA CADA DIA DO ANO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO DIA DE SUA VIDA!
DESEJO QUE CADA SER HUMANO PROCURE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO MUNDO, COMEÇANDO POR MELHORAR A SI PRÓPRIO A CADA MINUTO QUE VIVER!
CARPE DIEM!!!
Aproveitem seu tempo, mesmo que seja para não fazer nada e ficar quieto em um canto apenas REFLETINDO sobre tudo, PENSAR é uma tarefa árdua, não é fácil como parece aos tolos!
Se chegar a alguma conclusão, compartilhe com aqueles que o cercam!
Corrija seus errros e busque melhorar a cada novo dia.
Lembrem-se de que o NATAL não é nada disso que está aí na mídia o tempo todo!
O NATAL e o advento de um NOVO ANO é tempo para reflexão e meditação, tempo de retiro espiritual e não de festas, bebedeiras e orgias!
No NATAL se festeja o nascimento de JESUS DE NAZARÉ (coisa de que a mídia não fala), e até mesmo para quem não é religioso, podemos lembrar que JESUS DE NAZARÉ, o CRISTO, fundou o CRISTIANISMO, que se não for aceito como religião por alguns, é uma escola filosófica com ensinamentos éticos e morais que poderiam tornar a vida de todos muito melhor!
A espinha dorsal do CRISTIANISMO repousa no ensinamento AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO!
Tal máxima pode também ser entendida como NÃO FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIAS QUE FIZESSEM A TI MESMO!
Dedique ao menos um minuto de sua vida pensando em como seria o Mundo se TODOS os seres humanos norteassem suas vidas com base em tais ensinamentos!
Depois disso tudo, o VOX LIBRE espera que todos vocês tenham um BOM NATAL e uma boa PASSAGEM DE ANO, mas não as hipócritas e fúteis festas dos marqueteiros, mas o momento de reflexão e espiritualidade que deve se repetir todos os dias do ano e não somente em 25 e 31 de dezembro.
Que cada dia de nossas efêmeras e insignificantes vidas seja um verdadeiro NATAL e um constante RECOMEÇAR!!!

9 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Depois dessa só posso me desculpar pelo email que enviei inadvertidamente. Do meu lado sempre penso nas pessoas que fazem a diferença na minha vida com carinho e esperança que estejam bem, mesmo não estando presente. E luto a cada dia para tornar o meu mundo melhor.

forny disse...

Rayol, interessante esse ponto de vista. Nesse ano que passou, alguma coisa que vc fez, se pudesse voltar no tempo não faria ou alguma coisa que deixou de fazer, se pudesse, faria?

Um triste natal e um péssimo ano novo.

eheheheh, brincadeirinha.

N. Cotrim disse...

Amigo Ricardo,

Palavras duras, mas cobertas de razão...

Tudo de bom pra você em 2006.

Abraços.

Anônimo disse...

O que o desencantado delegado esqueceu de colocar é que a coca-cola apenas imitou a jogada feita por um papa no século III DC,pois sabidamente Cristo não nasceu em 25 de dezembro, mas a Santa Igreja escolheu esta data para ofuscar as festas pagãs que ocorriam neste período naquela época.É ou não é uma atitude similar a da coca cola!!!

Novinha de Taubaté

Augusto disse...

O texto está mais do que correto. Mesmo assim, faço votos que o editor e os que passam por aqui tenham um ótimo natal e ano novo.Ah! não se esqueçam de deixar as janelas bem abertas para o Papai Noel colocar os presentes na árvore, não tenham medo pois os gatunos não trabalham nessa data, eles respeitam o bom velhinho.

EvertonGomes disse...

Rayol,
Mandou muito bem!
Abraço
Everton Gomes
www.naluta.blosgpot.com

tunico disse...

Feliz Natal Rayol e que o Vox Libre continue "libre" em 2006 para continuar a denunciar as mazelas deste país. E que o BU continue unido.

Ozéas disse...

Respeito o editor do Blog, mais que respeito admiro muito o Rayol, pelo profissional e pela pessoa que é, tive o prazer de conviver com ele e sob sua chefia pude aprender muito.
Concordo com sua aguçada visão de sociedade e seu apurado censo crítico, sua inteligência o faz um predador da mediocridade e banalidade.
Poderia agora, no gancho do próprio comentário que comecei, fazer uma reflexão arrependida e me declarar um enganado conforme as razões apresentadas.
Não vou fazê-lo, muito pelo contrário, vou me enganar como um pai se engana diariamente achando que seu filho é a criança mais bela e inteligente do mundo, vou me enganar como quem acredita todos os dias que a humanidade ainda tem chances reais de sobrevivência a médio prazo, vou me deixar enganar com a publicidade mais bem feita no mundo, que ilude a bilhões espalhados pelo mundo numa estória de amor e paz, na estória do menino Jesus que ganhou presentes dos Reis Magos num dia 25 de dezembro.
Creio verdadeiramente que Jesus era o Pai vivo na terra, creio que Ele deu sua vida por mim e por todos nós, embora não tenha certeza realmente que 25 de dezembro seja o dia preciso de sua vinda para a terra. Mas de que importa, 25, 26, 27... de qualquer mês? Um dia foi e teve que ser, ainda bem que os homens lembram disso.
Comemoramos campeonatos de futebol que sabemos arrumados, comemoramos homens na lua desenvolvendo tecnologia de guerra, comemoramos clonagens animais que servirão à escravidão humana, comemoramos a luz elétrica precursora da bomba nuclear e assim vai. Porque não comemoramos um dia para o nascimento do Senhor? Que haja um dia de paz na fração de 365 dias de guerra, já será um dia. O primeiro degrau da escada de Jacó é só o primeiro, que se não for alcançado, não levará nunca ao segundo.
Papai Noel e Coca-Cola deixo para minhas criança se divertirem e descobrirem com o tempo, que um e corrosivo e dá gases e o outro não passa de uma doce ilusão infantil, como é o coelhinho da páscoa, o dia das crianças, dia das bruxas...
Novamente louvo o editor do Vox Libre, me coloco ombreado na busca reflexiva do que somos e como podemos servir melhor ao próximo, também rechaço a riqueza material como sinônimo de felicidade e a limitação de um só dia para comemorarmos nossa existência. Mas não posso deixar de desejar um próspero Ano Novo a quem saberá usar da prosperidade, fazendo o bem a quem necessita e partilhando suas graças com os menos favorecidos.
Poucas pessoas merecem mais prosperidade, alguns para dizer a verdade não são merecedoras nem da que já possuem, Deus me perdoe. Mas o editor do Vox Libre é daquelas pessoas que por seu olhar universal, sente vergonha pelo que seus irmãos de espécie causam aos outros, não se envergonhe de prosperar Rayol, que 2.006 traga para você e a sua família muito mais e em abundância. Certamente a sua prosperidade será compartilhada conosco e com outros mais necessitados, como fez agora com esse belo texto.
Feliz 2.006

Elaine disse...

Bom...Depois de tudo o que o Ozéas falou o que acrescentar? Nada, apenas ratificar as palavras do amigo advogado e professor desejando ao editor do blog e seus visitantes um 2006 de luz e prosperidade.
Sds...Elaine Paiva