terça-feira, 21 de abril de 2009

Mergulhador morto em Angra dos Reis!

No último domingo, dia 19, Philipe Barros de 27 anos, foi encontrado morto na baía da Ribeira em Angra dos Reis!
O corpo da vítima tinha ferimentos profundos e múltiplas fraturas e segundo as conclusões iniciais dos médicos legistas a vítima estaria mergulhando e teria sido morta ao ser atingida por hélices do motor de alguma embarcação.
Segundo o noticiário, a polícia judiciária abriu um inquérito para apurar homicídio culposo (quando não há intenção de matar), e, ainda segundo o noticiário, a polícia investiga se a própria vítima não teria tido responsabilidade pelo acidente que a matou!
Isso porque a vítima estaria mergulhando sozinha e não teria sinalizado com bóias próprias o local onde mergulhava.
Parece uma notícia normal, mas não é!
É uma notícia surrealista, como sói ocorrer no Brasil!
Diante de uma morte obviamente de causas não naturais, nenhuma possibilidade deve ser descartada na investigação e a idéia de que se tratou de um acidente e, portanto, de um homicídio culposo, é no mínimo precipitada.
Afinal de contas quem pode garantir que o mergulhador não pode ter sido atropelado pelo condutor de uma embarcação de forma intencional?
, e aí estaríamos diante de um homicídio doloso, ou seja, um assassinato proposital!
Além do mais, presumir que a vítima possa ter causado sua própria morte é uma tese, para se dizer o mínimo, leviana e absurda!
O editor deste VOX LIBRE já integrou um grupo dedicado à prática de mergulho submarino e pode afirmar que, realmente, todos os adeptos de tal atividade desportiva sabem que uma das básicas normas de segurança é nunca mergulhar de forma solitária e ainda, sabem também que a sinalização do local de mergulho com bóias especiais é obrigatória, entretanto, é preciso lembrar que o ser humano é sempre prioritário.
Segundo a mesma concepção distorcida contida na notícia em questão, pedestres que atravessam fora da faixa, ou com o sinal fechado para eles, ou debaixo de passarelas podem ser atropelados impunemente porque provocaram a própria morte ao adotar uma conduta de risco!
Acontece que não é assim que as coisas funcionam por uma razão muito simples: seres humanos existem neste planeta antes dos automóveis ou das lanchas, e assim, mesmo que adotem condutas de risco, eles, os seres humanos têm, sempre, preferência!
É claro que pode ter sido um acidente a morte do mergulhador Philipe Barros, e é claro também que tudo indica que a vítima tenha desprezado normas comezinhas de segurança, mas isso não justifica que uma investigação policial já parta, desde seu início, da premissa que a vítima causou sua própria morte, ou que o homicídio foi culposo – não intencional!
A não ser que estejamos diante de um investigador com poderes paranormais, que já saiba de antemão o resultado da investigação que está só começando!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

De MADUREIRA para AUSCHWITZ-BIRKENAU!!!


Todo mundo já deve ter lido em algum estabelecimento comercial um tradicional cartaz com a inscrição “o cliente sempre tem razão”!
Alguns estabelecimentos mais sofisticados costumam exibir outra mensagem do tipo “se você estiver insatisfeito conte para nós, se estiver satisfeito conte para seus amigos”!
A razão é muito simples: o cliente é, simplesmente, a razão de ser da empresa.
Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive, pois é o cliente que financia a manutenção da empresa, daí que é fundamental para qualquer empreendimento comercial tratar bem seu consumidor.
O problema é que o Brasil é mesmo um país do outro mundo!
No Rio de Janeiro os maquinistas dos trens urbanos administrados pela empresa SUPERVIA entraram em greve no início desta semana e em razão, o número de trens foi reduzido e, em conseqüência, os poucos trens que circulavam ficaram superlotados!
Na manhã do dia 14 de abril, cinegrafistas da TV GLOBO que cobriam o caos causado pela greve dos trens, na estação do bairro carioca de Madureira, flagraram agentes de segurança da empresa SUPERVIA, agredindo a socos, pontapés e chicotadas, passageiros que tentavam embarcar em um trem!
Os tais agentes de segurança da empresa pareciam pretender que as portas do trem se fechassem antes que a composição entrasse em movimento e, por isso, espancavam os passageiros para que estes se espremessem no interior dos vagões.
As imagens gravadas pela TV GLOBO estão no vídeo disponível ao início deste post e mostram que, ao lado dos funcionários agressores dos passageiros, há um policial militar que apenas assiste à demonstração de barbárie!
Ao ver tais imagens, o editor deste VOX LIBRE se lembrou de duas coisas:
Em primeiro lugar, vem à lembrança imagens do metrô de Tóquio, onde funcionários com luvas brancas ajudam os passageiros a entrar nos trens antes que ele inicie sua viagem!
Em segundo lugar, lembramos de imagens históricas de trens apinhados de judeus que seguiam para Auschwiz-Birkenau, complexo de campos de concentração no sul da Polônia onde seriam exterminados pelos nazistas em fornos crematórios!
Os tais servidores da SUPERVIA certamente fariam boa carreira nos quadros das SS (SchutzStaffel) nazistas!
É assim que a empresa SUPERVIA trata seus clientes, na “porrada”!
O mais grave, na opinião do VOX LIBRE, não é o fato de que funcionários da SUPERVIA agridam passageiros!
O mais absurdo é que um policial militar assista a tais agressões sem tomar qualquer atitude!
O tal policial militar deveria prender em flagrante os agressores, funcionários da SUPERVIA!
Entretanto, ele apenas assiste, como se fosse a coisa mais normal do mundo cidadãos, clientes, serem agredidos por funcionários de uma empresa concessionária de um serviço público!
Essa é a polícia que deveria cuidar da segurança dos cidadãos!
Depois da imensa repercussão dos acontecimentos a empresa SUPERVIA já declarou que vai demitir os responsáveis!
É pouco, o caso é de cadeia para eles!
Talvez muitos não percebam que a apatia e omissão, para não dizer conivência, do tal policial é um sintoma grave de uma preocupante doença degenerativa de nossa sociedade!
Por que um policial militar acha normal que passageiros sejam espancados por funcionários da empresa de transporte público?
Por que um policial militar não impede as agressões?
Por que um policial militar não prende em flagrante os agressores?
Por que um policial militar não percebe o absurdo de que clientes sejam espancados por funcionários da empresa de serviços?
A que tipo de gente estamos entregando a responsabilidade por nossa segurança pública?
Antes que alguém queira discordar da opinião do VOX LIBRE, é necessário que apresente respostas plausíveis para as questões acima colocadas!
Depois ainda vai aparecer alguém para dizer que o VOX LIBRE é “radical” em suas críticas!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O país onde pode TUDO!!!


Em vários países do mundo, o Brasil inclusive, o dia primeiro de abril é considerado o DIA DA MENTIRA, e não é o propósito deste post investigar as razões históricas de tal tradição.
O que queremos é dizer que para milhares de moradores do Estado do Rio de Janeiro, mais especialmente os munícipes de Niterói (entre os quais se inclui este blogueiro), Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e outros, o dia primeiro de abril de 2009 teve um significado muito especial!
Não foi decidido ainda se foi um dia para ser lembrado ou esquecido!
O fato é que foi um dia de caos!!!
A ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Rio-Niterói, simplesmente teve seu tráfego interrompido entre 07 horas da manhã até o meio dia!
Tudo porque a organização não governamental internacional GREENPEACE resolveu realizar um protesto contra a reunião de cúpula conhecida como G-20, que integra as 20 maiores economias do mundo e que se realizaria no dia seguinte em Londres!
Os ativistas do GREENPEACE (cerca de 30 pessoas), estenderam uma gigantesca faixa no vão central da ponte Rio-Niterói protestando contra o aquecimento global.
Para estender a tal faixa cerca de 10 membros do GREENPEACE utilizando equipamentos de montanhismo literalmente se penduraram na ponte Rio-Niterói.
A manifestação paralisou o trânsito na ponte, usada por milhares de pessoas dos municípios ao início mencionados que trabalham na cidade do Rio de Janeiro e que precisam atravessá-la diariamente, pela manhã, em automóveis e veículos de transporte coletivo.
Tudo indica que o GREENPEACE queria deliberadamente causar o transtorno que causou, pois escolheu justamente a pista que segue no sentido Rio de Janeiro, justamente a que tem o maior movimento pela manhã!
Trata-se de um paradoxo, pois todo mundo sabe, inclusive e principalmente o GREENPEACE, que as emissões de poluentes provocadas por veículos automotores contribuem para agravar o efeito estufa e, engarrafamentos de trânsito provocam ainda mais emissão de poluentes do que veículos circulando!
A manifestação do GREENPEACE na ponte Rio-Niterói contra o aquecimento global contribuiu para agravar o efeito estufa e o aquecimento global!!!
Milhares de pessoas foram prejudicadas em suas vidas por causa da manifestação do GREENPEACE!
A polícia rodoviária federal, responsável pelo policiamento da ponte Rio-Niterói, foi chamada e compareceu ao local mas não conseguiu impedir a manifestação. Durante a cobertura jornalística do caos, um policial rodoviário chegou a dizer a um repórter de uma emissora de rádio que a dificuldade em impedir a manifestação se devia ao fato de que os ativistas se “recusavam” a deixar o local!
Então ‘tá!!!
Os ativistas do GREENPEACE ao impedir o tráfego cometeram vários ilícitos... A polícia chega ao local e os infratores dizem que se "recusam" a sair...
Que polícia é essa?
O GREENPEACE só parou sua manifestação quando desejou parar, sob os olhares contemplativos da polícia!
Segundo o noticiário que se seguiu, vários manifestantes foram conduzidos à delegacia da polícia federal mais próxima onde foram “liberados” depois de algumas horas!
De novo:
Então ‘tá!!!
É claro que tal manifestação teria mais repercussão na mídia mundial se a tal faixa gigante fosse estendida na torre Eiffel em Paris, na estátua da liberdade em Nova Iorque, na famosa ponte de São Francisco ou no Big Ben em Londres.
Por que o GREENPEACE escolheu a ponte Rio-Niterói no Rio de Janeiro?
É muito simples!
A tchurma do GREENPEACE sabe, aliás, como todo mundo já sabe, que o Brasil é o único país do planeta onde tal coisa poderia ser feita com garantia de absoluta impunidade!!!
Tudo graças à nossa legislação frouxa e aí é necessário reconhecer que até os policiais se sentem, justificadamente, intimidados pelo sistema!
Em qualquer outro país do mundo civilizado (e do mundo incivilizado também), a polícia usaria de força para interromper a tal manifestação e todos os ativistas seriam presos e punidos.
O direito de manifestação deve ser livre desde que não prejudique os direitos de terceiros!
Milhares de cidadãos brasileiros tiveram seu direito de ir e vir prejudicado, mas vai ficar tudo por isso mesmo.
Ninguém foi e nem será punido!
Nada de multas ou processos... cadeia nem pensar!
Eita Brasilzão, zão, zão!!!