sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Turistas atacados no Rio de Janeiro!!! Welcome to the jungle!!!

Há alguns anos atrás, durante um seminário, tive a oportunidade de assistir a uma excelente palestra proferida por um especialista na indústria do turismo.
Em determinado momento o palestrante afirmou que uma cidade que pretende ser atrativa para turistas deve, primeiramente, ser “boa” para seus moradores!
Acho que ele quis dizer que uma cidade não conseguirá ser amistosa e acolhedora para seus visitantes se seus próprios habitantes não se sentirem felizes.
De acordo com tal raciocínio, o Rio de Janeiro pode, sem dúvida, figurar como um exemplo negativo de como uma cidade pode ser hostil para os que vivem nela e para os que a visitam de forma absolutamente democrática!
A criminalidade que assola a cidade (outrora maravilhosa) atinge igualmente os seus moradores e os turistas desavisados que se atrevem a botar os pés por aqui.
Turistas sempre foram apenas mais um item no cardápio dos predadores que caçam impune e atrevidamente nas ruas do Rio de Janeiro e a crônica policial da cidade é pródiga em casos de turistas roubados e assassinados durante férias que escolheram passar em uma cidade, que ao contrário do que pretendiam, só lhes rendeu lembranças infelizes, de uma desgraça imerecida!
Como tais tragédias (envolvendo turistas), tiveram repercussão na mídia internacional, o que surpreende é que ainda haja estrangeiros que venham passear no Rio de Janeiro!
Ou não lêem jornais, ou estão em busca de aventuras de alto risco, excetuadas, é claro, aquelas celebridades internacionais que circulam pela cidade acompanhadas de um forte esquema de segurança privada!
O carnaval carioca é, sem dúvida, um dos maiores eventos populares do mundo, uma festa de projeção internacional, o que atrai muitos visitantes, e deveria portanto, merecer um forte esquema de segurança pública, mesmo que no resto do ano os moradores da cidade tivessem que conviver com a ausência do poder público e a (já incorporada ao cotidiano carioca), lei do “salve-se quem puder”!
O fato é que, no momento em que este post é escrito e publicado, em uma sexta-feira véspera do carnaval de 2009, a imprensa repercute ataques violentos a turistas no Rio de Janeiro, em um espaço de menos de 48 horas!
No último dia 18 (quarta-feira), um albergue em Copacabana foi atacado por criminosos e 13 turistas ficaram sem seus bens!
Na madrugada do dia 19 (quinta-feira), ocorreu outro ataque a albergue, dessa feita no bairro da Lapa, vitimando mais turistas e, na tarde do mesmo dia, no bairro de São Conrado, em plena luz do dia, um veículo que transportava 10 turistas foi assaltado por bandidos!
Em todos os episódios citados os criminosos estavam fortemente armados e os visitantes do Rio de Janeiro ficaram sem o dinheiro, máquinas fotográficas, filmadoras, telefones celulares, jóias e etc...
Felizmente, ninguém foi morto ou ferido, o que já é um lucro diante do que ocorre rotineiramente no Rio de Janeiro!
Os turistas espoliados que aceitaram falar com jornalistas afirmaram que não pretendem voltar ao Rio de Janeiro nunca mais...
Melhor sorte têm eles, com a opção de voltar ao lugar civilizado onde moram, já que os habitantes do Rio de Janeiro, em sua grande maioria, têm que suportar o convívio com criminosos que fazem o que querem, a qualquer hora e em qualquer lugar, com a desenvoltura que só a certeza de uma segurança pública incompetente pode proporcionar!
No passado ocorreram casos em que bandidos invadiram hotéis, mas medidas de segurança foram adotadas e os bandidos agora “descobriram” os albergues como presa fácil de suas investidas.
Albergues são uma hospedagem de baixo custo, com habitações e banheiros de uso coletivo que atendem principalmente os turistas chamados “mochileiros”, mas a bandidagem carioca não discrimina turistas com muito ou pouco dinheiro e saqueia a todos indiscriminadamente!
E as “otoridades”?
Bem! As autoridades já vieram a público para prometer uma “investigação rigorosa” e blá, blá, blá!!!
A criminalidade agradece a conversa fiada!
O grande progresso no presente caso é que ainda não apareceu nenhum representante do poder público para dizer aquela velha frase surrada:
Coisas assim acontecem em qualquer lugar do mundo!
É uma mentira velha em que ninguém acredita mais!
Tais coisas só acontecem no Rio de Janeiro!
E antes que alguém pense que este post é "exagerado", é necessário lembrar que o albergue atacado na Lapa fica a cerca de 200 metros do QUARTEL GENERAL da Polícia Militar!!!
Esta cidade ACABOU!!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

MACONHA LIBERADA!

No último dia 10 do mês em curso, fevereiro, a POLÍCIA FEDERAL do Rio de janeiro deflagrou duas operações simultaneamente: a NOCAUTE e a TRILHA ALBIS!
As duas ações visavam desbaratar quadrilhas de jovens de classe média alta que se dedicavam ao tráfico de drogas sintéticas como o ECSTASY e o LSD!
Além da apreensão de drogas, veículos e armas, mais de 40 jovens foram presos em suas residências, alguns em coberturas na zona sul do Rio de Janeiro!
São pessoas insuspeitas por sua condição econômica, já têm uma vida acima da média da população brasileira e, mesmo assim, resolvem se dedicar ao tráfico de drogas, não por precisar de dinheiro para sobreviver, mas porque precisam de dinheiro para viver com luxo!
Ganhar dinheiro com trabalho é penoso!
Ganhar dinheiro com tráfico de drogas é muito mais fácil!
O pai de um dos jovens presos ocupou espaço na mídia para dizer que a ação da polícia federal foi "um circo"!
Há que se respeitar o direito de um pai em defender o filho traficante. É o desespêro!
O tal pai disse mais: que o filho fumava maconha em casa autorizado por ele, e que ele, o pai, não discriminava quem fumava maconha!!!
Tudo indica que se trata de um pai que nunca soube dizer não ao filho!
É a "educação" fácil: dizer SIM sempre!
O problema é que tal método de dizer SIM sempre prepara o filho para um mundo onde ele poderá ter tudo o que quiser.
Acontece que este mundo não existe!
A vida real é dura!
A vida fácil do lucro obtido através do crime é sedutora, mas implica em um alto preço a pagar!
Quando as coisas dão errado, e mais cedo ou mais tarde sempre dão errado, o destino é a cadeia!
O pai compreensivo, que sempre dizia SIM, só pode agora esperar que os colegas de cela do seu filho sejam também compreensivos, o que é difícil de acontecer.
Um garoto criado na zona sul carioca, com tudo de bom e do melhor, no presídio Ari Franco, na linguagem dos presos, é "carne nova"!
O garoto vai comer o "pão que o diabo amassou"!
Que isso sirva de lição a "pais liberais", que vêem seus filhos gastando um dinheiro que não poderiam ter, e não perguntam nada!
Não reclamem da vida e nem botem a culpa na Polícia Federal!
Assumam a responsabilidade por sua opção de nunca dizerem NÃO aos seus filhos!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ESTAMOS DE VOLTA!!!

Nosso último post foi em 20 de junho do corrente ano!
Muitos amigos me questionaram se eu havia "matado" o VOX LIBRE!
Não!
O problema é que eu me encontrava na fase final de redação da minha tese de doutorado e precisava me concentrar.
Já concluí a tese e aguardo apenas a oportunidade de defendê-la diante de uma banca em Buenos Aires!
Voltarei a escrever no VOX LIBRE!
Aguardem!