quarta-feira, 1 de abril de 2009

O país onde pode TUDO!!!


Em vários países do mundo, o Brasil inclusive, o dia primeiro de abril é considerado o DIA DA MENTIRA, e não é o propósito deste post investigar as razões históricas de tal tradição.
O que queremos é dizer que para milhares de moradores do Estado do Rio de Janeiro, mais especialmente os munícipes de Niterói (entre os quais se inclui este blogueiro), Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e outros, o dia primeiro de abril de 2009 teve um significado muito especial!
Não foi decidido ainda se foi um dia para ser lembrado ou esquecido!
O fato é que foi um dia de caos!!!
A ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Rio-Niterói, simplesmente teve seu tráfego interrompido entre 07 horas da manhã até o meio dia!
Tudo porque a organização não governamental internacional GREENPEACE resolveu realizar um protesto contra a reunião de cúpula conhecida como G-20, que integra as 20 maiores economias do mundo e que se realizaria no dia seguinte em Londres!
Os ativistas do GREENPEACE (cerca de 30 pessoas), estenderam uma gigantesca faixa no vão central da ponte Rio-Niterói protestando contra o aquecimento global.
Para estender a tal faixa cerca de 10 membros do GREENPEACE utilizando equipamentos de montanhismo literalmente se penduraram na ponte Rio-Niterói.
A manifestação paralisou o trânsito na ponte, usada por milhares de pessoas dos municípios ao início mencionados que trabalham na cidade do Rio de Janeiro e que precisam atravessá-la diariamente, pela manhã, em automóveis e veículos de transporte coletivo.
Tudo indica que o GREENPEACE queria deliberadamente causar o transtorno que causou, pois escolheu justamente a pista que segue no sentido Rio de Janeiro, justamente a que tem o maior movimento pela manhã!
Trata-se de um paradoxo, pois todo mundo sabe, inclusive e principalmente o GREENPEACE, que as emissões de poluentes provocadas por veículos automotores contribuem para agravar o efeito estufa e, engarrafamentos de trânsito provocam ainda mais emissão de poluentes do que veículos circulando!
A manifestação do GREENPEACE na ponte Rio-Niterói contra o aquecimento global contribuiu para agravar o efeito estufa e o aquecimento global!!!
Milhares de pessoas foram prejudicadas em suas vidas por causa da manifestação do GREENPEACE!
A polícia rodoviária federal, responsável pelo policiamento da ponte Rio-Niterói, foi chamada e compareceu ao local mas não conseguiu impedir a manifestação. Durante a cobertura jornalística do caos, um policial rodoviário chegou a dizer a um repórter de uma emissora de rádio que a dificuldade em impedir a manifestação se devia ao fato de que os ativistas se “recusavam” a deixar o local!
Então ‘tá!!!
Os ativistas do GREENPEACE ao impedir o tráfego cometeram vários ilícitos... A polícia chega ao local e os infratores dizem que se "recusam" a sair...
Que polícia é essa?
O GREENPEACE só parou sua manifestação quando desejou parar, sob os olhares contemplativos da polícia!
Segundo o noticiário que se seguiu, vários manifestantes foram conduzidos à delegacia da polícia federal mais próxima onde foram “liberados” depois de algumas horas!
De novo:
Então ‘tá!!!
É claro que tal manifestação teria mais repercussão na mídia mundial se a tal faixa gigante fosse estendida na torre Eiffel em Paris, na estátua da liberdade em Nova Iorque, na famosa ponte de São Francisco ou no Big Ben em Londres.
Por que o GREENPEACE escolheu a ponte Rio-Niterói no Rio de Janeiro?
É muito simples!
A tchurma do GREENPEACE sabe, aliás, como todo mundo já sabe, que o Brasil é o único país do planeta onde tal coisa poderia ser feita com garantia de absoluta impunidade!!!
Tudo graças à nossa legislação frouxa e aí é necessário reconhecer que até os policiais se sentem, justificadamente, intimidados pelo sistema!
Em qualquer outro país do mundo civilizado (e do mundo incivilizado também), a polícia usaria de força para interromper a tal manifestação e todos os ativistas seriam presos e punidos.
O direito de manifestação deve ser livre desde que não prejudique os direitos de terceiros!
Milhares de cidadãos brasileiros tiveram seu direito de ir e vir prejudicado, mas vai ficar tudo por isso mesmo.
Ninguém foi e nem será punido!
Nada de multas ou processos... cadeia nem pensar!
Eita Brasilzão, zão, zão!!!

3 comentários:

Marcia H disse...

Eu apoio o Greenpeace, contribuo sempre que posso. E vou lhe dizer uma coisa: você está errado.

Em qualquer lugar civilizado do mundo a policia está seguindo a politica da nao-agressao a demonstrantes, principalmente se houver a presenca da mídia. Vide o encontro da OTAN 2009, só houve intervencao onde os demonstrantes nao foram pacíficos.

A repercursao teria sido muito maior, em toda a mídia mundial, se a policia tivesse agido contra o Greenpeace como ela deveria agir contra traficantes e bandidos - o que ela nao faz.

Mas acho que você como PF nao deve saber disso ;-(

Anônimo disse...

Blog é assim mesmo, aparece todo tipo de gente, essa dona Marcia H com certeza não estava entre os milhares de prejudicados pela manifestação do GREENPEACE.
Eu também apoio a causa ambiental mas não acho que o GREENPEACE tenha o direito de fazer o que fez.
Acho que tinha que ser todos presos e a polícia usar a força legal se fosse preciso.
Por que o GREENPEACE não foi pendurar a faixa em uma ponte no primeiro mundo?
Porque a polícia iria baixar o cacete se fosse preciso, e a dona Marcia H poderia ir junto para levar umas borrachadas e deixar de ser babaca!

Marcia H disse...

Estranho, né, porque um comentário tao agressivo feito na anonimidade.

Brasil, mostra tua cara! Assuma seus atos e atitudes.

E sim, já levei porrada de policia por demonstrar pelas Diretas Já! Para que hoje você Sr. Anônimo tenha o direito de escolher o seu presidente democraticamente. Mas talvez o Sr. Anônimo nao tenha capacidade intelectual suficiente para entender o que significa democracia.

Vi ontem uma notícia de que os policiais londrinos que agrediram demonstrantes durante a cúpula do G20 sofreram suspensao e punicoes, pois nao deveriam ter agredido ninguem.

O problema é que ninguem sabe a medida do que faz, vide atitude do policial militar no posting acima. Mas isso é assunto do outro posting e vou comentar lá em cima.