quinta-feira, 16 de abril de 2009

De MADUREIRA para AUSCHWITZ-BIRKENAU!!!


Todo mundo já deve ter lido em algum estabelecimento comercial um tradicional cartaz com a inscrição “o cliente sempre tem razão”!
Alguns estabelecimentos mais sofisticados costumam exibir outra mensagem do tipo “se você estiver insatisfeito conte para nós, se estiver satisfeito conte para seus amigos”!
A razão é muito simples: o cliente é, simplesmente, a razão de ser da empresa.
Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive, pois é o cliente que financia a manutenção da empresa, daí que é fundamental para qualquer empreendimento comercial tratar bem seu consumidor.
O problema é que o Brasil é mesmo um país do outro mundo!
No Rio de Janeiro os maquinistas dos trens urbanos administrados pela empresa SUPERVIA entraram em greve no início desta semana e em razão, o número de trens foi reduzido e, em conseqüência, os poucos trens que circulavam ficaram superlotados!
Na manhã do dia 14 de abril, cinegrafistas da TV GLOBO que cobriam o caos causado pela greve dos trens, na estação do bairro carioca de Madureira, flagraram agentes de segurança da empresa SUPERVIA, agredindo a socos, pontapés e chicotadas, passageiros que tentavam embarcar em um trem!
Os tais agentes de segurança da empresa pareciam pretender que as portas do trem se fechassem antes que a composição entrasse em movimento e, por isso, espancavam os passageiros para que estes se espremessem no interior dos vagões.
As imagens gravadas pela TV GLOBO estão no vídeo disponível ao início deste post e mostram que, ao lado dos funcionários agressores dos passageiros, há um policial militar que apenas assiste à demonstração de barbárie!
Ao ver tais imagens, o editor deste VOX LIBRE se lembrou de duas coisas:
Em primeiro lugar, vem à lembrança imagens do metrô de Tóquio, onde funcionários com luvas brancas ajudam os passageiros a entrar nos trens antes que ele inicie sua viagem!
Em segundo lugar, lembramos de imagens históricas de trens apinhados de judeus que seguiam para Auschwiz-Birkenau, complexo de campos de concentração no sul da Polônia onde seriam exterminados pelos nazistas em fornos crematórios!
Os tais servidores da SUPERVIA certamente fariam boa carreira nos quadros das SS (SchutzStaffel) nazistas!
É assim que a empresa SUPERVIA trata seus clientes, na “porrada”!
O mais grave, na opinião do VOX LIBRE, não é o fato de que funcionários da SUPERVIA agridam passageiros!
O mais absurdo é que um policial militar assista a tais agressões sem tomar qualquer atitude!
O tal policial militar deveria prender em flagrante os agressores, funcionários da SUPERVIA!
Entretanto, ele apenas assiste, como se fosse a coisa mais normal do mundo cidadãos, clientes, serem agredidos por funcionários de uma empresa concessionária de um serviço público!
Essa é a polícia que deveria cuidar da segurança dos cidadãos!
Depois da imensa repercussão dos acontecimentos a empresa SUPERVIA já declarou que vai demitir os responsáveis!
É pouco, o caso é de cadeia para eles!
Talvez muitos não percebam que a apatia e omissão, para não dizer conivência, do tal policial é um sintoma grave de uma preocupante doença degenerativa de nossa sociedade!
Por que um policial militar acha normal que passageiros sejam espancados por funcionários da empresa de transporte público?
Por que um policial militar não impede as agressões?
Por que um policial militar não prende em flagrante os agressores?
Por que um policial militar não percebe o absurdo de que clientes sejam espancados por funcionários da empresa de serviços?
A que tipo de gente estamos entregando a responsabilidade por nossa segurança pública?
Antes que alguém queira discordar da opinião do VOX LIBRE, é necessário que apresente respostas plausíveis para as questões acima colocadas!
Depois ainda vai aparecer alguém para dizer que o VOX LIBRE é “radical” em suas críticas!

4 comentários:

Marcia H disse...

Sabe aquela atitude: isso nao é da minha conta? Eu nao sou responsável? combine isso com comodismo e com "achar normal pessoas sendo agredidas" e você tem o porque.

Concordo que os agentes merecem ser punidos e esse policial aí precisa ir para a academia de policia, para aprender a honrar sua farda.

AntonioC disse...

TODOS os envolvidos no fato ocorrido são RESPONSÁVEIS pelo mesmo. Os funcionários da empresa que estavam cumprindo ordens, os donos da empresa que buscam o lucro e que "se dane" quem está pagando a conta, o governo do estado que concede a exploração do meio a uma empresa DESPREPARADA, o governo federal que não fiscaliza nada e o POVO que não sabe votar e não tem a mínima noção de cidadania e só se importa com a novela das 8 e com o Faustão.

Anônimo disse...

A Supervia é uma empresa privada, no entanto tem um grupamento da PM a sua disposição, acontece que o Policial Militar em questão não agiu, simplesmente por ser mais um "funcionário da supervia" e seus patrões (comandantes) com certeza o puniriam com um regulamento disciplinar arcaico ou com transferência para a "Zâmbia". Além do mais ele perderia o tíquete que a Supervia gentilmente fornece aos policiais de tal grupamento (muito útil para quem recebe um salário miserável, diga-se de passagem). Eu sei, isso não jutifica, ele estaria certo se o fizesse, ninguém poderia prendê-lo, bla bla bla.... Mas vai explicar isso a um praça que passou a vida toda tomando chibatada!

Patrick Gleber disse...

O fato foi lamentável