sexta-feira, 27 de março de 2009

A FEBRE AMARELA ataca novamente!

A internet é uma coisa fascinante e os blogs são apenas uma das ferramentas disponíveis.
Mesmo que você pare de escrever no blog, aquilo que foi documentado no passado fica disponível para sempre, a não ser que você resolva "matar" o blog tirando-o do ar!
Escrevo esta introdução porque um visitante do VOX LIBRE que se identificou como LUIZ, escreveu um comentário em um post publicado aqui em 15 de fevereiro de 2008, do qual eu mesmo nem mais me lembrava direito.
O título do tal post era A AMEAÇA DA FEBRE AMARELA e quem quiser conferir, é só clicar no título deste post.
O problema é que no sudeste do Estado de São Paulo a FEBRE AMARELA voltou a matar duas pessoas, no momento atual, sendo que nove pessoas ao todo foram infectadas.
O leitor LUIZ está preocupado pois mora na região, e embora as autoridades sanitárias estejam promovendo uma campanha de vacinação, LUIZ diz ter medo de agulhas e quer saber se existe outro método de prevenção.
Infelizmente LUIZ, você vai ter que tomar a vacina, a não ser que descubra uma maneira de garantir que não seja picado por mosquitos, que são os transmissores da doença!
O noticiário sobre o surto que ocorre no sudeste de São Paulo insiste no equívoco de chamar a doença de FEBRE AMARELA "silvestre".
Não existe FEBRE AMARELA silvestre, a doença é uma só, a questão é que ela pode ser transmitida por mosquitos que só vivem em matas (daí a denominação "silvestre"), mas também pode ser transmitida pelo mesmo inseto que transmite a DENGUE, um mosquito que só vive em ambientes urbanos.
Tal questão é detalhadamente explicada em nosso post de 2008 referido ao início.
Se ainda não há vacina contra a DENGUE, pelo menos há uma eficiente vacina contra a FEBRE AMARELA, portanto, se você vive em uma região onde há surto de FEBRE AMARELA, procure um posto de saúde e se vacine!
Medo de agulhas é bobagem diante da gravidade da doença!

Um comentário:

Alice disse...

Então tá , ele tem medo de agulhas ( o Luiz ) e eu tenho medo da vacina ,na semana que eu ia tomar ,morreu uma sra de Campinas , fiquei assustada e não tomei ...na minha casa( na minha quadra), nas ruas próximas , pernilongo da dengue é como formiga passeando em jardim " assim oh " , todos já estão cansados de saber que na minha casa todos tiveram dengue duas vezes , na quadra os vizinhos tbm e por incrivel que pareça desde então , os agentes só passam nas casas abertas , estamos cansados de denunciar sempre os mesmos lugares , as mesmas piscinas , as mesmas casas de temporada e por incrivel que pareça , ninguém tomou providência para entrar nessas casas , pedir na justiça ou os vereadores votarem uma lei multando e assim vamos ...só pelo poder de Deus , os agentes da sucem vieram na minha casa , elogiaram nossos cuidados e eu como uma boa cidadã dei um vidrinho com pelo menos uns 40 pernilongos, o Aedes ...legal né ? nós aqui em casa não criamos o Aedes , mas eles voam dos vizinhos do bairro nobre ...solução para essa situação ? morarmos em uma bolha , já que as autoridades que deviam nos defender , estão pouco se importando se vamos sobreviver a outra dengue ou não ...
Bom domingo :)