quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O importante não é o que você diz, mas COMO você diz!

Há uma velha lenda oriental, segundo a qual, um poderoso monarca certa vez teve um sonho, em que lhe caíam todos os dentes!
Mandou chamar o mais sábio dos conselheiros do reino para interpretar o estranho sonho!
Depois de ouvir o relato sobre o sonho, o sábio, alarmado, exclamou:
- "Majestade, vossa magnificência perderá toda a sua família!"
O monarca, aterrorizado e encolerizado, mandou executar o sábio alarmista!
Outro sábio foi chamado para interpretar o mesmo sonho e, depois de ouvi-lo, disse, com o semblante alegre:
- "Majestade, vossa magnificência é um abençoado pelos deuses, pois sobreviverá a todos os seus parentes!"
O monarca, então alegre, mandou cobrir de ouro o sábio que interpretou corretamente o sonho!
Um dos conselheiros do rei, discretamente, interpelou o felizardo sábio, e lhe perguntou qual o seu segredo, pois, afinal de contas, ele dissera ao rei exatamente a mesma coisa que o sábio anterior.
O velho sábio lhe respondeu:
O importante, não é o que você diz, mas como diz!

domingo, 28 de outubro de 2007

A lição de Montesquieu!

Em tempos em que se discute se a polícia carioca mata muito ou mata pouco, reencontrei este texto que publiquei no jornal O Globo, na seção de Opinião, página 7 da edição de 10 de junho de 2002.
Muito antes de existir este VOX LIBRE!
Como tem tudo a ver com o momento que vivemos, publico aqui:
"A LIÇÃO DE MONTESQUIEU
Em 1748, portanto, há exatos 254 anos, Charles-Louis de Secondat, Barão de La Brède et de Montesquieu, publicou o clássico DO ESPÍRITO DAS LEIS, leitura obrigatória de todos os estudantes de direito e de qualquer cidadão interessado em compreender como as leis interferem na vida do gênero humano e são imprescindíveis à manutenção do chamado mundo civilizado.
Num dos mais importantes trechos da obra Montesquieu ensina: “...que se examinem a causa de todos os abusos: ver-se-á que eles derivam da impunidade dos crimes e não da moderação das penas...”.
Significa que o que desestimula o crime é a certeza de que ele será punido, e não a severidade da pena.
Tal verdade explica porque a pena de morte (nos países onde é adotada), é incapaz de reduzir os índices de criminalidade.
A esperança é sentimento exclusivo do animal Homem e, excetuados os casos daqueles que delinqüem por paixão (arrastados por um momento de fúria incontida), aquele que se propõe cometer um crime para obter algum tipo de vantagem baseia sua decisão na razão, num cálculo de risco que resulta na certeza de que será bem sucedido em seu propósito e vai sair impune da empreitada.
Em um contexto como o nosso, em que está instalada a certeza da impunidade no imaginário coletivo (irrelevante discutir se tal impunidade existe ou não), confirma-se a assertiva de Montesquieu, pois que sem o freio constituído pela inevitabilidade do castigo, o crime campeia a despeito de leis cada vez mais severas, que não serão aplicadas porque o aparelho estatal mostra-se ineficiente na missão de investigar, apontar responsáveis e condená-los às penas devidas.
O sistema estatal de perseguição criminal integrado pela polícia, pelo ministério público e pelo poder judiciário deve ser capaz de identificar, julgar e condenar criminosos, dentro do mais absoluto respeito ao devido processo legal e ao Estado de Direito.
Em determinadas circunstâncias, a ação policial, em qualquer lugar do mundo (infelizmente), acaba por resultar em perda de vidas, seja de criminosos recalcitrantes ou de policiais obstinados no cumprimento de sua missão, mas a crença na política do extermínio deve ser banida para sempre de nossa cultura pois, se matar bandidos fosse solução para o problema da criminalidade, no Brasil em geral, e aqui no Rio de Janeiro em especial, já viveríamos no melhor dos mundos, vez que nossos policiais já vêm matando criminosos de há muito tempo, em situações em que a lei o permite e em outras que nem tanto, sem que os índices de criminalidade e a audácia dos bandidos sofra qualquer retração perceptível.
É por isso que me atrevo a escrever estas linhas, ousando discordar do meu amigo e colega da polícia estadual Delegado Wladimir Reale, que em artigo publicado no O Globo, intitulado “A Paz não comove bandidos”, afirmou que a polícia deveria ser “liberada para exercer plenamente o direito legal de matar em defesa da sociedade”, pois em minha modesta opinião isto já vem sendo feito há muito tempo sem que nosso problema de insegurança tenha sido resolvido.
A regra deve ser aplicar a lei e matar deve ser a exceção, não o contrário. Pôr fim à vida do criminoso deve ser o último recurso, o que os britânicos chamam de “opção zero”.
Criminosos cientes de que a prioridade policial se baseia na política do extermínio adotam medidas desesperadas o que acaba muitas vezes por vitimar policiais e cidadãos inocentes, o que não aconteceria se bandidos sem possibilidade de fuga tivessem a certeza de que seriam presos e não executados em uma espécie de aplicação informal da pena de morte.
Por outro lado, concordo com o Delegado Wladimir Reale quando ele se posiciona contra passeatas pela paz, com uma multidão vestida de branco. A mim parece um rebanho de ovelhas tentando convencer lobos a se tornarem vegetarianos, lobos que, insensíveis no seu propósito de rapinar, só se sentem mais encorajados a devorar quem esteja ao seu alcance.
Parece-me a prova inequívoca de que os cidadãos desta cidade perderam a capacidade de se indignar e aceitaram a triste convicção de que ser assassinado na próxima esquina é algo corriqueiro, fatal como um fenômeno meteorológico a respeito do qual o Poder Público nada pode fazer.
Acho aqui aplicável a alegoria do rebanho de ovelhas em que a lei é o cão pastor, e os lobos são os criminosos! O lobo é o predador das ovelhas e só o cão pastor é capaz de dissuadi-lo. Na ausência ou inoperância do cão pastor, as ovelhas estão irremediavelmente desprotegidas!
Também me surpreende constatar que em muitas dessas passeatas representantes do Poder Público vão à frente, braços dados a outras ovelhas, também vítimas das circunstâncias, como a assumir sua impotência diante de um inevitável fato da natureza, quando na verdade são responsáveis, direta ou indiretamente, por esse insuportável estado de coisas !
Belos discursos e frases feitas não vão resolver nossos problemas ! O Poder Público deve ser capaz de transformar a cidade em um ambiente hostil às ações de bandidos e não um cenário onde as ações criminosas se desenrolam com desenvoltura e ousadia cada vez maior:
Arrastões em túneis; falsas blitzes em avenidas movimentadas; ataques a delegacias, viaturas policiais e órgãos públicos; tiroteios diários entre traficantes rivais; roubos de toda ordem à luz do dia. ¿ O quê mais falta acontecer ?
Concordo novamente com Wladimir Reale quando ele propõe o luto ao invés do branco nas passeatas.
A população deve ir às ruas de preto, como quando provocou o impeachment de Fernando Collor, em passeatas pelo cumprimento da Lei, exigindo agora que o Poder Público garanta a segurança dos cidadãos como é seu dever, sem o quê seremos nada mais que um bando de ovelhas perdidas!!!

ANTONIO RAYOL é Delegado de Polícia Federal e doutorando em Ciencias Jurídicas y Sociales pela Universidad del Museo Social Argentino de Buenos Aires."

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O ABORTO como "solução" para a CRIMINALIDADE!

O VOX LIBRE ainda não chegou a uma conclusão!
O que é pior?
Um presidente da república que não sabe ler, ou um governador que sabe ler mas não entende o que lê?
O governador do Rio de Janeiro falou à imprensa dizendo que as favelas são "fábricas de bandidos", e defendeu o aborto como medida para diminuir a criminalidade!
O governador disse que "leu um livro" a respeito!
Referiu-se ao livro FREAKONOMICS de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner!
Realmente, o tal livro, propõe em determinado momento, que a liberação do aborto em alguns estados americanos na década de 80, teria relação com a redução da criminalidade 20 anos depois!
A especulação faz sentido!
Crianças indesejadas seriam abandonadas após o nascimento e seriam propensas a cair na marginalidade!
Mas o tal livro apenas coloca a questão em discussão, não afirma, em nenhum momento que o ABORTO reduz a criminalidade!
O governador do Rio de Janeiro é que entendeu isso, se é que leu o livro, ou apenas se baseou no que "soprou" algum assessor descuidado!
Antes de discutir o ABORTO, o governador do Rio de Janeiro poderia discutir a esterilização das mulheres, na rede pública de saúde!
Ao decidir sobre a esterilização, as mulheres estão tomando uma decisão que diz respeito apenas ao próprio corpo.
Já ao decidir sobre o ABORTO, as mulheres estão decidindo sobre uma nova vida que, embora venha ao mundo através delas, não pertence a elas!
É essa a discussão correta, até porque, mesmo que fosse aprovada uma legislação permitindo a prática de ABORTOS na rede pública de saúde, os médicos teriam que concordar em realizar tal prática.
O problema, é que a maioria esmagadora dos médicos, é contra ABORTOS, e, portanto, não há lei que possa obrigá-los a cometer algo que vai contra sua ética de defesa da vida!
Esse é um problema a ser enfrentado pelos que defendem a prática dos ABORTOS:
Encontrar médicos que concordem com eles!!!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sobre um "safári aéreo"!

A televisão mostrou, para todo mundo ver, uma desastrada operação policial na favela da Coréia que terminou com 15 mortos!
É irrelevante o fato se os 15 mortos eram bandidos ou não!
O fato é que um dos mortos era um menino inocente de 4 anos atingido, dentro de casa, por uma bala de fuzil!
Outro dos mortos era um policial civil que tombou no cumprimento do dever!
Os outros 13 mortos seriam bandidos.
Ou não?
Em qualquer lugar do mundo civilizado, uma operação policial que terminasse com 15 mortos seria uma tragédia.
Aqui no Brasil, é comemorada!
Imagens de TV mostraram dois elementos de bermudas e sem camisa correndo pelo mato enquanto era "caçados" a tiros por um helicóptero da polícia!
Acabaram abatidos a tiros!
Parece que os tais elementos portavam armas, mas em nenhum momento, pelo menos nas imagens mostradas na TV, eles aparecem atirando contra a aeronave policial.
Dizem que eles atiraram antes, até que a munição acabou.
Pode até ser verdade!
O fato é que a lei vigente não autoriza que se atire contra quem está apenas fugindo, mesmo que de armas na mão, e mesmo que tenha atirado antes!
O instituto legal da LEGÍTIMA DEFESA autoriza que se utilizem os meios necessário e moderados para fazer cessar a agressão iminente e, logo, a legislação penal vigente autoriza que a polícia use a força letal contra quem a está agredindo naquele instante, e nada mais.
Não somos amigos de bandidos, muito pelo contrário, mas acreditamos que a lei deve ser cumprida incondicionalmente!
Como disse certa vez, Rui Barbosa:
Fora da lei, não há salvação!
Números até setembro mostram que 921 elementos morreram, apenas neste ano de 2007, em confrontos com a polícia.
São quase três mortos por dia.
Tem alguma coisa errada aí!
A polícia carioca nunca matou tanto!
E se matar fosse a solução, não deveríamos ter mais bandidos no Rio de Janeiro!
O VOX LIBRE repete!
Há alguma coisa errada nessa estratégia!
Ao ver as cenas da caçada aérea policial nos lembramos de imagens de safáris aéreos na África!
Há quem aprove a conduta policial!
Que a polícia deve mesmo atirar em quem está fugindo!
A opinião desse pessoal só muda quando o alvo da polícia é um parente, ou alguém próximo!
Aí eles vão para a frente das câmeras da TV, chorando e exigindo justiça!
A justiça é para todos, não somente para os nossos!
A missão da polícia não é exterminar bandidos, é prendê-los e apresentá-los à Justiça!
MATAR é o último recurso da polícia!
Pelo menos é assim em países civilizados!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

JABUTICABAS e outras coisas exclusivas do BRASIL!

Há algumas coisas, a exemplo da JABUTICABA, que só existem no BRASIL!
Uma delas, é a mania nacional de escolher uma expressão e usá-la de forma irresponsável e exaustiva, até que fique completamente desmoralizada!
Nos anos 80, a expressão ommertà entrou na moda no Brasil!
Era uma palavra italiana que designava a lei do silêncio que garantia a impunidade dos membros da máfia siciliana.
Pois bastou um chefão mafioso ser preso no Brasil para a ommertà ser desmoralizada.
Tommaso Buscetta resolveu violar a secular lei do silêncio e "entregou" todo mundo!
A ommertà foi desmoralizada no Brasil!
Já mais recentemente, em idos de 2003, o então ministro da justiça colocou na moda o termo "republicano", e tudo passou a ser "republicano".
Tudo no Brasil passou a ser, então, "republicano".
Bastava surgir uma denúncia de roubalheira no governo, para que alguma "otoridade" se apressasse a dizer que a denúncia era mentirosa, que a tal licitação havia sido "republicana"!
Daí que o mensalão foi "republicano", o escândalo das ambulâncias superfaturadas foi "republicano" e, dizem, que até o FERNANDINHO BEIRA MAR teria afirmado que suas atividades como traficante de drogas eram "republicanas"!
A expressão "republicana" só saiu de moda depois de ser irremediavelmente desmoralizada!
O termo que está na moda e anda sendo desmoralizado no Brasil, ultimamente, é "inteligência policial", pois tem sido usado para classificar as mais desastradas operações policiais de que se tem notícia no mundo!
A polícia realiza uma operação que termina com o saldo macabro de 15 mortos e as "otoridades" da segurança pública vêm a público para afirmar que a ação foi "um sucesso" graças à "inteligência policial"!
O VOX LIBRE pergunta:
Se a ação policial não fosse "inteligente", quantos seriam os mortos?
Em qualquer lugar do mundo civilizado em que uma operação policial terminasse com 15 mortos, o chefe de polícia seria sumariamente defenestrado do cargo.
Aqui no Brasil, o tal "chefe" é incensado e prestigiado!
Se os 15 mortos eram bandidos, supostos bandidos, policiais ou cidadãos inocentes, é um "detalhe" irrelevante!
O fato é que a polícia, ao menos em países civilizados, existe para preservar a vida, seja de quem for!
A polícia não é, nem pode ser, uma força de extermínio!
Para quem acha que uma ação policial que termina com o saldo de 15 mortos está no caminho "certo", o VOX LIBRE sente-se na obrigação de alertar que não sabemos aonde o atual rumo dos acontecimentos vai nos levar, mas temos a absoluta certeza de que não será a nenhum lugar bom!!!
O VOX LIBRE voltará a abordar este tema em posts futuros!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A CPMF e a ALICE!

Que os caros amigos deste VOX LIBRE nos perdoem!
Mas estamos com sérios problemas de falta de tempo, daí não estarmos dando a atenção que este blog merece.
Temos trabalhado intensamente em uma tese de doutorado, cujo prazo de entrega se encerra no último dia deste ano e, no caso de não conseguirmos entregar o trabalho concluído, perderemos cinco anos de estudo.
Quem já enfrentou uma tarefa como essa sabe o que isso significa!
Mas sempre é possível encontrar uma tarefa alternativa, até mesmo para esfriar a cabeça e pensar em outras coisas.
E aí nos ocupamos de responder à nossa amiga e leitora ALICE, que deixou um comentário ao nosso último post, fazendo uma pergunta sobre a tão comentada e, malfadada, ultimamente, a CPMF!
A leitora ALICE classifica sua pergunta de idiota!
Não existem perguntas idiotas, às vezes, a realidade e que é idiota!
Aliás, esse país, ultimamente, tem sido um país de idiotas!
Sim, ALICE, a CPMF foi criada no governo FHC, pelo então ministro da saúde ADIB JATENE para carrear recursos exclusivamente para a SAÚDE.
A CPMF, contribuição provisória sobre movimentação financeira, era para ser PROVISÓRIA, mas parece que querem transformá-la em ETERNA!
O problema é que com o passar do tempo a CPMF passou a financiar de tudo.
Compras superfaturadas de ambulâncias, mensalões e et coetera...
O governo pode abrir mão, SIM, da CPMF.
É só gerir com competência todos os muitos, e extorsivos, tributos que arrecada e interromper a roubalheira institucional.
O problema do Brasil não é falta de QUEIJO...
É excesso de RATOS!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A tragédia do trânsito continua...

Mal acabamos de publicar um post sobre a “arma de destruição em massa” que constitui nosso trânsito, que mata milhares de brasileiros a cada ano, e mais uma notícia estarrecedora aparece.
Em uma rodovia de Santa Catarina uma sucessão de acidentes de trânsito mata 27 pessoas e deixa outras 90 feridas.
Apenas no Rio de Janeiro, até o momento em que este post é escrito, na saída para o feriadão nas estradas já são 9 os mortos.
Nossa intuição no último post estava certa ao atribuir a nossas “otoridades” a responsabilidade por tantas mortes.
Através do site CONTAS ABERTAS, em
www.contasabertas.com tomamos conhecimento que para este ano, a previsão era de que R$ 160,3 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Segurança e Educação do Trânsito (Funset), fossem aplicados em melhorias para frear o número de acidentes.
Desse total, no entanto, cerca de 60% estão bloqueados, devido aos limites impostos pelo setor econômico do governo federal para fazer caixa no superávit primário, que serve para atrair investidores internacionais.
Isso significa que R$ 95,5 milhões, que poderiam ajudar a salvar vidas estão sendo “reservados” para atrair investidores estrangeiros.
É uma vergonha nacional e em países do primeiro mundo esse pessoal iria parar na cadeia!
Enquanto o governo da república se preocupa em atrair investidores internacionais, milhares de brasileiros morrem no trânsito do país.
O pior, é que os sobreviventes dessa tragédia ainda votam nessa gente!

domingo, 7 de outubro de 2007

A tragédia do trânsito e o país da impunidade!

Na foto acima, Paris Hilton, presa, chorando no carro do xerife!
Basta visitar o noticiário, das TVs ou dos jornais, para constatar que o trânsito brasileiro continua sendo uma tragédia nacional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é uma espécie de campeão mundial de mortes no trânsito.
O nosso trânsito mata tanto que chega a prejudicar as estimativas de vida dos brasileiros e ao falar de mortes, não podemos esquecer do ainda maior número de pessoas feridas que ficam com seqüelas para o resto da vida.
Após 1997, quando entrou em vigor o Código Brasileiro de Trânsito houve uma redução sensível no número de acidentes de trânsito, mas era só um “soluço”, uma crença passageira de que a nova lei era para valer e que os abusos no trânsito seriam punidos.
Mais uma conversa fiada porque tão logo a lei caiu em desuso e todo mundo percebeu que as autoridades não tinham capacidade de transformar a lei em realidade, os números macabros voltaram a subir e hoje, em 2007, os níveis de acidentes voltaram aos patamares anteriores à vigência da nova lei!
Os maus motoristas fazem simplesmente o que querem e não acontece absolutamente NADA!
Você, amigo leitor, conhece alguém que tenha realmente perdido a carteira de habilitação por causa de multas e pontos acumulados?
Daremos um exemplo prático na qualidade de usuário regular da ponte Rio – Niterói!
Na ponte o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora, é proibido “costurar” (mudar de pistas) e os ônibus e caminhões são obrigados a usar a pista da direita.
Pois bem, se alguém for trafegar na ponte Rio - Niterói a 80 quilômetros por hora, vai se sentir “acuado”, porque praticamente todo mundo ultrapassa tal limite.
Muitos motoristas “costuram” durante todo o trajeto e os ônibus e caminhões trafegam em todas as pistas.
E não acontece NADA!!!
Depois de um fim de semana os números de acidentes com mortes são assustadores e sempre com os mesmos ingredientes, motoristas embriagados, alta velocidade, imprudência e abusos!
Famílias inteiras são mortas em acidentes, dentro dos carros ou sobre as calçadas invadidas por algum motorista bêbado!
A cada mês o número de mortos no trânsito no Brasil (mais de 3.000 mortos), é equivalente ao número de vítimas fatais do atentado terrorista às torres gêmeas de Nova Iorque!
A cada ano, o número de mortes no trânsito brasileiro (cerca de 40.000 mortos), é superior ao número de soldados norte-americanos mortos em toda a guerra do Iraque.
Ou seja, no Brasil, nós não precisamos do Osama Bin Laden ou de uma guerra, nós temos as nossas "otoridades"!
Cerca de 70% (setenta por cento) dos acidentes de trânsito no Brasil têm como ingrediente básico a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e todo mundo sabe que tais tragédias se concentram nas madrugadas de sábado e domingo, na volta para casa depois das “baladas”.
Por que as autoridades não colocam os “bafômetros” nas ruas em tais madrugadas?
Por que não se proíbe a venda de bebidas alcoólicas depois de determinados horários?
Por que a venda de bebidas alcoólicas por parte de ambulantes é permitida em via pública, a motoristas em pleno congestionamento de trânsito?
Será para não prejudicar os interesses dos “comerciantes”, dos donos das casas noturnas e et coetera...?
A culpa pela tragédia será da incompetência ou da pura e simples corrupção?
Em países do chamado primeiro mundo a “coisa rola” de maneira diferente!
A socialite e milionária Paris Hilton foi flagrada pela polícia de Los Angeles dirigindo embriagada, foi presa, perdeu a carteira de habilitação e pagou uma multa pesada!
Depois de libertada, foi flagrada novamente pela polícia dirigindo sem a habilitação e foi novamente mandada para a cadeia!
Paris Hilton não sabe como são as coisas no Brasil, se soubesse, provavelmente viria morar aqui, ela não sabe o que está perdendo!
Paris Hilton é brasileira e não sabe!!!
Aqui no Brasil ela até poderia se candidatar ao cargo de deputada ou senadora e com certeza seria eleita!
É claro que ela não sabe falar português, mas o eleitor brasileiro não entende nada mesmo!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Sim!!! Existe "vida inteligente" na polícia carioca!

Armas apreendidas no morro Dona Marta - foto de Marcelo Franco do jornal O Globo.
Encontro com um amigo na rua, leitor do VOX LIBRE, e ele aproveita para fazer uma crítica construtiva ao nosso blog!
Ele disse que o blog é meio ácido, só critica e baixa o pau em todo mundo!
Acho que ele tem razão, mas é quase irresistível só criticar quando não se tem tempo para escrever dois ou três posts por dia, por isso, o pouco tempo que sobra, é dedicado aos fatos que merecem uma boa paulada!
É um hábito que aprendi com meu saudoso pai, um sujeito das antigas que acreditava que toda crítica é sempre construtiva, mesmo que não pareça.
Para meu pai, fazer o certo era obrigação de todo mundo e elogios só eram cabíveis a quem fazia aquilo que era extraordinário.
Meu pai morreu há quinze anos e já naquela época ele ficava estarrecido com o fato de alguém ser elogiado porque era "honesto"!
Meu pai me deu todos os presentes que cabiam dentro de suas possibilidades, mas raramente me dava brinquedos, o que ele me deu muito foram livros, e com isso tive a melhor herança que podia desejar: o gosto pela leitura!
O gosto pela leitura me rendeu o gosto pelo estudo a quem devo tudo o que tenho hoje, e tudo graças a meu pai, que nunca me deu presentes por "passar de ano", pois ele achava que "passar de ano" na escola era minha obrigação.
O "velho" achava que todo mundo começava uma "prova" na escola com nota 10, e ia perdendo pontos à medida em que errava!
Velhas idéias, bons ensinamentos, que parecem coisa de outro mundo nos tempos atuais em que escolas estabelecem promoções automáticas projetando um futuro país repleto de imbecis, todos habilitados a ocupar o cargo de presidente da república!
Mas o VOX LIBRE vai provar que também pode elogiar!
No início dessa semana a polícia carioca desbaratou uma quadrilha que realizava aqueles assaltos conhecidos como "saidinhas de banco"!
Depois de seis meses de investigação todos os vagabundos foram presos e foram ainda apreendidos carros e motocicletas usados nos roubos.
A quadrilha era organizada e promovia cerca de 10 roubos por dia, no Rio de Janeiro e em Niterói, alguns membros se encarregavam de ficar dentro dos bancos observando quem sacava grandes quantias em dinheiro e passavam a informação para os bandidos que ficavam do lado de fora da agência e atacavam as vítimas!
Além dos roubos, alguns assassinatos foram cometidos, se essa história acontecesse na Califórnia, os vagabundos iriam para o corredor da morte, mas isso é outra conversa.
Aqui no Brasil, provavelmente, vão ficar presos muito menos tempo do que merecem, e, de volta às ruas, vão roubar de novo!
Outra ação da polícia carioca aconteceu hoje na favela situada no morro Dona Marta no bairro de Botafogo.
A tal operação da Polícia Civil terminou com uma megaapreensão de cerca de uma tonelada de maconha e de um paiol de armas com sete fuzis, duas metralhadoras ponto 30, uma ponto 50 – capazes de derrubar aeronaves – oito pistolas, cinco espingardas calibre 12, duas mil munições e até mesmo um lançador de flechas, além de cinco galões de "cheirinho da loló", num total de 200 litros.
O VOX LIBRE elogia as duas ações da polícia carioca acima mencionadas, isso sim é trabalhar com inteligência!
A maior parte dos crimes cometidos nas ruas do Rio de Janeiro é de responsabilidade de bandidos profissionais, que cometem os mesmos crimes, da mesma maneira, às vezes nos mesmos lugares e horários, sistematicamente.
É preciso apenas investigar um pouquinho!!!