terça-feira, 28 de agosto de 2007

ALI BABÁ não tem nada a ver com o MENSALÃO!!!



Eu tinha uns 12 anos de idade quando devorei pela primeira vez o texto completo de AS MIL E UMA NOITES, uma coletânea de contos árabes em edição de luxo apresentada por Malba Tahan, que guardo até hoje e já reli algumas vezes.

A obra foi um presente de meu saudoso pai, que só me dava livros de presente.

Com certeza esse foi o maior legado que meu pai me deixou... o gosto pela leitura!

Um dos mais famosos contos que integra AS MIL E UMA NOITES é ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES!

Todo mundo conhece mais ou menos a história, mas o problema é que pouca gente leu, o que é natural num país em que o hábito da leitura infelizmente é pouco difundido.

Todo mundo sabe sobre a caverna do tesouro, que abria a porta com uma frase mágica e onde os 40 ladrões escondiam o fruto de seus saques.

Como muita gente conhece a história apenas de ouvir falar, uma injustiça grande costuma ser propagada:

A de que ALI BABÁ seria o chefe dos 40 ladrões!

Nada mais errado.

ALI BABÁ é o herói da história...

Ele extermina os 40 ladrões para vingar a morte de seu irmão, KASEM BABÁ, morto e esquartejado pelos 40 ladrões!

O nome do chefe dos 40 ladrões era CODJA HUSSAN, mas isso pouca gente sabe, porque como já dito, ninguém se deu o "trabalho" de ler o livro!

Somos um povo cuja maioria NÃO LÊ, e cuja maioria celebra apedeutas que abominam livros.

Estou escrevendo tudo isso a propósito de um noticiário fictício, que dá conta de que o Supremo Tribunal Federal do califado de Bagdá encerrou as sessões sobre a admissão da DENÚNCIA do Procurador Geral da República de Bagdá contra os 40 envolvidos no escândalo de gatunagem do MENSALÃO das MIL E UMA NOITES!!!

O Supremo Tribunal Federal aceitou a DENÚNCIA contra a turma do MENSALÃO por vários crimes, entre eles, CORRUPÇÃO ATIVA e PASSIVA, LAVAGEM DE DINHEIRO, EVASÃO DE DIVISAS, PECULATO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, et coetera...

Muita gente ficou perguntando pelo ALI BABÁ, que seria o CHEFE do bando, aquele que NÃO SABIA DE NADA, daí nosso protesto em favor de ALI BABÁ, que realmente NÃO SABIA DE NADA porque nada tinha a ver com os 40 ladrões!

A questão é perguntar sobre o CODJA HUSSAN, o verdadeiro chefe dos 40 ladrões, e até nisso a versão tupiniquim do velho conto árabe é mais criativa, o verdadeiro chefe dos 40 ladrões continua embromando todo mundo, como se fosse inocente!

O "nosso" CODJA HUSSAN sempre SOUBE DE TUDO!!!

Os que conhecem as "entranhas" do PARTIDÃO de CODJA HUSSAN afirmam que HUSSAN é centralizador e NADA acontece sem que ele SAIBA e AUTORIZE!

Quem é minimamente informado e lê jornais, SABE que CODJA HUSSAN é e sempre foi o chefe do esquema de ladroagem alçado à condição institucional de estratégia de governo na velha Bagdá!

Já aqueles que usam jornais apenas para limpar a bunda acreditam quando CODJA HUSSAN diz, com os olhos rasos d'água, que NÃO SABIA DE NADA!

NUNCAANTESNESTEPAIZ houve um esquema de corrupção em um governo como este que o Supremo Tribunal Federal da velha Bagdá acaba de examinar e, doravante, tecnicamente, pode-se dizer que os 40 envolvidos foram "promovidos" à condição oficial de réus.

São três MINISTROS, um PRESIDENTE DO PARTIDÃO, um SECRETÁRIO GERAL e um TESOUREIRO do PARTIDÃO, o LÍDER de bancada do PARTIDÃO, o presidente da Câmara dos Deputados, que também era do PARTIDÃO, o marqueteiro que ajudou a colocar no poder de BAGDÁ o tal PARTIDÃO e mais 31 integrantes, todos ligados ao PARTIDÃO em maior ou menor escala!

O velho conto árabe sobre os 40 ladrões não era tão sofisticado.

Seus "ladrões" eram apenas gatunos pés-de-chinelo.

A versão fictícia tupiniquim conta com ladrões de alto coturno, hábitos refinados, grande status social, muitos fãs e milhões de dinares em contas no exterior!

No final do velho conto árabe das MIL E UMA NOITES os quarenta ladrões morrem todos, inclusive o seu CHEFE, CODJA HUSSAN!

Em Pindorama não é possível prever o que acontecerá com os QUARENTA do MENSALÃO!

Como Pindorama é um país do OUTRO MUNDO, é possível que no final do filme os bandidos se dêem BEM e só os MOCINHOS morram!!!

O VOX LIBRE esclarece que este é um texto de FICÇÃO, qualquer semelhança com pessoas ou fatos da vida real é mera coincidência...

Ou não???

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Policiais amordaçados... ESMOLAS... só as oficiais!

No estado do Rio de Janeiro algumas categorias de servidores públicos de funções essenciais do estado, como SEGURANÇA PÚBLICA, SAÚDE e EDUCAÇÃO estão sem reajuste salarial há nada menos que 11 (onze) anos!
Ganham todos uma MISÉRIA!
Salários africanos quando a população precisa, exige e merece serviços de primeiro mundo!
As entidades de classe que congregam policiais, civis e militares, por exemplo, estimam que a mera reposição salarial do período, e não aumento, deve rondar em torno dos 54,30 % (cinqüenta e quatro vírgula trinta por cento).
O governador do Rio de Janeiro anunciou na semana passada um reajuste salarial de 25% (vinte e cinco por cento), para as categorias acima mencionadas, dividido porém em 24 parcelas mensais, portanto ao longo de dois anos.
Algumas categorias se deram o trabalho de colocar a “coisa” na ponta do lápis e descobriram que receberiam de “reajuste” salarial a quantia de 90 (noventa centavos) por dia, ou cerca de R$ 27,00 reais no orçamento familiar mensal.
Há dúvidas sobre o que fazer com “tanto” dinheiro!
Há quem pretenda acrescentar alguns picolés ou pastéis de carne na lista de compras do mês.
É claro que a gritaria foi geral!!!
O governador do Rio de Janeiro reagiu afirmando que não pode fazer milagres e que a culpa é dos governos anteriores, numa cantilena já muito conhecida por todos nós.
A prática política brasileira de colocar a culpa na “herança maldita” não tem nada de original.
O problema é que o atual governador do Rio de Janeiro está sucedendo gente de seu mesmo partido político, que governou o estado por 8 anos, gente que inclusive o apoiou durante a campanha, logo não há “herança maldita”, mas apenas continuidade administrativa!
É claro que dirigentes não podem fazer milagres, mas seria muito bom se dissessem isso durante a campanha eleitoral e não depois!
Durante a campanha prometem resolver todos os problemas, depois de eleitos dizem que é muito difícil!
Que bom seria se fosse o contrário:
Durante a campanha eleitoral diriam que é difícil governar, depois de eleitos resolveriam todos os problemas!
Mentira é uma coisa muito feia, mas é prática política consagrada no Brasil!
Se não têm competência para administrar não deveriam se candidatar!
Protestando contra o aumento irrisório parcelado em 24 meses, os policiais civis encenaram manifestações onde simularam pedir esmolas a cidadãos nas ruas.
O secretário de segurança pública do Rio de Janeiro ficou indignado com os protestos e ameaçou punir os policiais que se manifestaram afirmando que “pedir esmolas” nas ruas não está à altura das melhores tradições da polícia carioca!
O secretário de segurança pública do Rio de Janeiro deve ter se instruído sobre as “melhores tradições” da polícia carioca em algum livro, porque ele não é policial civil ou militar nem sequer é carioca, é um gaúcho capaz de se perder na Avenida Rio Branco!
Apesar disso, parece acreditar possuir credenciais que o habilitem a pautar a forma como os policiais cariocas devem se manifestar contra os salários miseráveis que recebem para colocar suas vidas em risco diariamente nas ruas de uma das metrópoles mais perigosas do mundo!
Na ótica das “otoridades” da segurança pública carioca os policiais não podem “pedir esmolas” simbolicamente a cidadãos, mas devem aceitá-las passivamente do governo estadual.
Esmolas, só as “oficiais” do contracheque!
Depois das “ameaças” de punições do secretário de segurança pública, os policiais civis do Rio de Janeiro demonstraram estar P R E O C U P A D Í S S I M O S e promoveram nova manifestação, desta feita, amordaçados (na foto que ilustra este post), em alusão à tentativa de cercear o sagrado direito de liberdade de expressão consagrado em nossa Constituição Federal, o qual parece incomodar muito algumas de nossas “otoridades”!
Este VOX LIBRE recebeu um e-mail de MIGUEL CORDEIRO, presidente da ASSINAP (Associação dos Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias Militares, Brigadas Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) solicitando a divulgação da convocação de uma Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no próximo dia 09 de setembro, às 9:00 horas na sede da entidade à Avenida Presidente Vargas 1733, em frente à gare da Central do Brasil!
Se queremos serviços de SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA com nível de primeiro mundo, devemos estar dispostos a pagar por isso!
O problema é que já pagamos por isso!
Impostos e tributos já pagamos muito.
Se os dirigentes de plantão não têm competência para administrar correta e eficientemente o MUITO dinheiro que arrecadam dos cidadãos, que renunciem a seus cargos!
Estamos cansados de mentiras e lamúrias de incompetentes!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

SAÚDE PÚBLICA de sobra!!!

Normalmente, o que acontece no meio acadêmico só é objeto de divulgação no circuito fechado e restrito das publicações científicas, exceto quando se trata de alguma tese ou descoberta capaz de causar celeuma, aí a notícia invade os domínios da imprensa comum e da discussão geral.
Foi exatamente o que aconteceu com o pesquisador italiano UMBERTO VERONESI, cujo nome apareceu no noticiário graças a uma tese, no mínimo, polêmica!
Segundo VERONESI, a humanidade no futuro será bissexual.
Para ele o sexo perderá sua função de reprodução e passará a ser uma mera forma de relacionamento social.
O cientista italiano não explicou como os seres humanos se reproduzirão a partir de então nem se a humanidade se extinguirá numa grande suruba cósmica!
VERONESI pode até não saber, mas no Brasil o futuro previsto por ele está mais próximo.
O Ministério da Saúde acaba de anunciar que o SUS (Sistema Único de Saúde) passará a realizar operações de mudança de sexo!
A justificativa é de que há pessoas infelizes com o sexo que a natureza lhes deu, daí que o serviço público de saúde, mantido com os impostos que todos pagamos com alegria, passe a corrigir o problema mudando o sexo dos interessados de acordo com seu gosto pessoal.
O Ministério da Saúde também não esclareceu se a mesma pessoa poderá realizar mais de uma cirurgia de mudança de sexo, afinal de contas, podem ocorrer casos de arrependimento e o transgenitalizado, ou a transgenitalizada, pode verificar que não ficou feliz como esperava e resolver retornar ao sexo anterior.
De qualquer maneira, o VOX LIBRE acha que a decisão do Ministério da Saúde poderia ser ampliada e passar a incluir no SUS também as cirurgias de implantes de próteses de silicone.
Afinal de contas, por uma questão de isonomia, deveria ser motivo de preocupação das autoridades o fato de que muitas mulheres não são felizes porque não tem os peitos ou a bunda grande o suficiente para corresponder às necessidades da vida moderna, principalmente para quem pretende se tornar uma celebridade.
Há também hoje, homens com preguiça de passar horas em academias fazendo musculação e por isso recorrem a próteses de silicone nos peitorais e bíceps, sem os quais também não se sentem seres humanos plenos.
É tudo uma questão de felicidade que o SUS poderia resolver!
Afinal de contas, em 19 de abril de 2006, o presidente da república disse que o sistema público de saúde brasileiro estava próximo de atingir a perfeição.
O pessoal da área médica é bem remunerado e trabalha motivado, os equipamentos são de última geração e funcionam perfeitamente, as instalações são as melhores possíveis e todo cidadão que precisa de cuidados médicos é plenamente atendido e volta para casa curado e satisfeito.
Dá gosto viver num país tão bem administrado e onde os impostos são aplicados com tanta eficiência.
É como o VOX LIBRE sempre diz, o Brasil não é do terceiro nem do primeiro mundo.
O Brasil é um país do outro mundo!!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Metendo a mão no nosso bolso... de novo!!!

Há cerca de quatro anos, adquiri e instalei no meu automóvel um desses dispositivos GPS de rastreamento e bloqueio.
O equipamento custou cerca de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) e tenho que pagar uma mensalidade de R$ 80,00 (oitenta reais) a uma empresa especializada que opera o sistema.
O sistema realmente funciona: se o carro for roubado, seu funcionamento é bloqueado à distância e ele é localizado e pode ser recuperado pela polícia, isso é claro, se os criminosos enfurecidos não o incendiarem, como já aconteceu várias vezes no Rio de Janeiro.
Aí você só vai recuperar a carcaça queimada e poderá tentar vendê-la como uma escultura pós-moderna!
O caso é que o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) acaba de anunciar que vai baixar uma norma obrigando as montadoras de veículos a instalar tal sistema em todos os automóveis fabricados no país a partir de agosto de 2009.
Como as montadoras de veículos não são bobas nem nada, vão embutir o custo do aparelho (que não é barato), no custo final dos automóveis.
Todo mundo vai ter que “comprar” o tal dispositivo quer queira ou não!
E o problema é que o tal GPS não vai funcionar, a não ser que você contrate o serviço de uma empresa operadora e pague uma mensalidade que pode variar de R$ 50,00 (cinqüenta reais) a R$ 100,00 (cem reais).
É como se você não quisesse um telefone celular e fosse obrigado a comprar um aparelho... sem linha!!!
Eu não sei onde o tal aparelho está instalado no meu carro, porque por uma questão óbvia de segurança, os técnicos o instalam em locais secretos e aleatórios, para que os ladrões não possam desativá-lo.
Quando a nova “norma” do CONTRAN entrar em vigor, os tais aparelhos serão instalados em uma linha de produção e, por isso, sempre no mesmo lugar do automóvel, o que tornará fácil para os ladrões a tarefa de encontrar e desativar o aparelho.
O caso me lembra uma outra história semelhante:
Em 1999 o mesmo CONTRAN tornou obrigatória a presença em todos os automóveis de um kit de primeiros socorros e quem não colocasse o tal kit no carro seria punido com uns duzentos anos de cadeia!
Muita gente ganhou dinheiro vendendo os kits de primeiros socorros para os otários de sempre... NÓS!
A exigência durou só três meses porque logo se percebeu que um kit de primeiros socorros não valia nada nas mãos de quem não soubesse usá-lo!
Mas o tempo foi suficiente para meterem a mão bem fundo no bolso dos contribuintes donos de automóveis.
As autoridades brasileiras são mestres na arte de criar pretextos para avançar no dinheiro dos cidadãos.
A história dos GPS obrigatórios nos automóveis é um filme velho que todos nós já assistimos muitas vezes.
Os fabricantes dos GPS e as empresas que operam os sistemas devem estar rindo à toa e se sentindo muito gratas à iniciativa do presidente do CONTRAN!
Resta saber se eles vão encontrar alguma forma de manifestar essa gratidão ao presidente do CONTRAN!
Os brasileiros são, provavelmente, o povo mais tributado do mundo, mas o governo não consegue proporcionar alguns serviços básicos como a segurança pública, por esse motivo, se nosso carro é roubado, o problema é inteiramente nosso.
Os tributos que pagamos não são suficientes para que o governo evite o roubo de nosso patrimônio e assim, temos que pagar de novo para ter segurança.
Esse tipo de manobra, de criar despesas obrigatórias para cidadãos e gerar ganhos para setores privados, costuma dar cadeia em países sérios.
Em Banânia não acontece nada...
A não ser, é claro, a tradicional metida de mão no bolso quase vazio do contribuinte!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Mentiras e mais mentiras!!!

Ainda falando de salários de policiais!
Há algumas semanas atrás o governo federal anunciou um ambicioso plano nacional de segurança pública!
Era o PAC da polícia!
Uma das medidas mais espetaculares era o estabelecimento de um “piso” nacional salarial para policiais de R$ 1.600,00 (Mil e seiscentos reais)!
O anúncio foi feito em uma portentosa cerimônia no palácio do Planalto, com pompa e circunstância, com a maciça presença da imprensa e da claque de sempre que bate palmas para tudo que o governo de Banânia faz.
Foi preciso muito pouco tempo mesmo, para que um ministro do governo de Banânia voltasse a público para declarar, de forma discreta e sem o mesmo espalhafato da cerimônia acima citada, que o tal “piso” nacional salarial de policiais de R$ 1.600,00 não poderia ser implantado por falta de verbas!
De duas uma, ou se trata de um governo extremamente incompetente, ao prometer o que não pode cumprir, ou é a utilização do cinismo como prática sistemática de governo!
O VOX LIBRE, modestamente, acha que é uma mistura das duas coisas, incompetência e mentira como estratégia de enganação do povo!
Definitivamente a CASCATA virou uma forma de administração do país dos chimpanzés!
Esse governo apenas anuncia coisas que não pode cumprir, plenamente consciente de que não será cobrado por isso!
Aquela história de políticos que fazem promessas é coisa do passado, o que vigora hoje em Banãnia é a tática dos “anúncios”:
Basta “anunciar”!
A claque oficial bate palmas, a imprensa divulga e o problema está resolvido!!!
Os chimpanzés acham graça e batem palmas!
O “rei” de Banânia se refestela de tanto rir!

sábado, 11 de agosto de 2007

Policiais mendigos!!!

O Brasil parece que pegou definitivamente a mania das "cotas"!
É cota para tudo agora!
Tem cota para índio, cota para afro-descendentes, cota para homossexual e cota para deficientes físicos!
Agora o deputado estadual Álvaro Lins, do PMDB do Rio de Janeiro propõe um projeto de lei instituindo "cotas" para filhos de policiais assassinados em serviço.
O deputado estadual Álvaro Lins é delegado de polícia civil, ex-oficial da PMRJ e foi chefe de polícia civil no governo Rosinha Garotinho.
É preciso deixar claro que não somos contras "cotas" porque todas elas se baseiam em questões de mérito muito plausíveis, mas temos uma preocupação:
Será que com todas essas "cotas" vai sobrar vaga nas universidades públicas para aqueles que não se enquadram em nenhuma das categorias beneficiadas?
Será que não teremos que, em um futuro próximo, criar "cotas" para os sem "cota"?
A idéia do deputado Álvaro Lins é perfeitamente compreensível!
Beneficiar os filhos de policiais mortos em serviço.
Mas há outras questões que devem ser consideradas.
A realidade da criminalidade e da violência no Brasil já deixou claro que nossa sociedade deseja e precisa de uma polícia de primeiro mundo, entretanto, os salários pagos às polícias estaduais, civis e militares, são africanos.
É por isso que policiais militares e civis procuram ter um segundo emprego, para proporcionar um mínimo de dignidade às suas famílias.
A dupla jornada dura enquanto os policiais estão vivos, quando os policiais morrem em serviço, muitas vezes porque estão exaustos pelo trabalho dobrado, e se tornam presa fácil de criminosos, suas famílias têm que se contentar com uma pensão miserável para sobreviver.
É aí que entra a política atual que pretende institucionalizar a mendicância como forma de criar uma nova versão de currais eleitorais.
Se os policiais civis e militares de todo o país fossem remunerados de forma digna, nem eles nem suas famílias precisariam de qualquer forma de “bolsa-esmola”, ou de “cotas” de qualquer tipo.
Infelizmente essa forma de política rasteira parece que tem grande futuro no Brasil ainda por muito tempo.
A desinformação é o combustível dos dirigentes que andam fazendo sucesso por aqui ultimamente.
No país dos chimpanzés as eleições não são decididas por quem lê jornais, mas por quem limpa a bunda com eles!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Segurança aérea para alguns!!!

Aconteceu num sábado, no dia 21 de julho.
Após perguntar se os freios do avião estavam funcionando, um passageiro da TAM foi retirado da aeronave junto com sua mulher pela Polícia Federal.
Os dois tinham acabado de embarcar, em um vôo que sairia de Recife (PE) com destino ao aeroporto de Confins (MG).
De acordo com a Polícia Federal, o passageiro havia pedido um fone de ouvido à aeromoça.
O aparelho estava com defeito e falhava.
Ele, então, aproveitou a deixa e perguntou à aeromoça se os freios do avião também estavam com problemas.
Uma das hipóteses investigadas sobre o acidente de 17 de julho, em Congonhas, é que possa ter havido falhas no sistema de frenagem do Airbus-A320.
Ofendida, a aeromoça chamou o comandante do vôo, que exigiu a saída do passageiro e de sua mulher, para que o vôo pudesse seguir.
Como eles se recusaram, a Polícia Federal foi chamada.
Com a chegada dos policiais, os passageiros saíram.
Segundo a PF, todos estavam calmos, apesar do constrangimento.
Não houve tumulto.
A polícia informou, também, que os passageiros registraram uma reclamação na Anac (Agência Nacional de Avião Civil) e embarcaram no vôo seguinte da própria TAM com destino à capital mineira.
Procurada, a assessoria da TAM informou que a empresa "lamenta que, num momento de luto e dor este passageiro tente fazer uso de expressões e atitudes inapropriadas e constrangedoras".
"A atitude do comandante de chamar a polícia foi apropriada levando em consideração a gravidade da situação", informa a assessoria da companhia aérea.
O comandante de uma aeronave tem autoridade para requisitar força policial e retirar um passageiro desde que este ofereça risco à segurança do vôo, mas o VOX LIBRE não entendeu que risco oferecia o passageiro que perguntou sobre as condições mecânicas do avião.
Afinal de contas, o consumidor não tem o direito de saber TUDO sobre aquilo que está comprando?
Já no dia 07 de agosto, um representante do Ministério Público Federal de Guarulhos, a fim de instruir uma ação civil pública, solicitou e obteve de uma vara federal de primeira instância, uma ordem de apreensão de documentos pertinentes ao controle do tráfego aéreo!
O procurador da república pretendia adotar medidas judiciais que obrigassem as companhias aéreas e quem mais fosse necessário, a resolver os problemas do “caos aéreo”.
A polícia federal foi requisitada a cumprir a tal ordem judicial de apreensão de documentos, mas algumas horas depois, uma ordem judicial de segunda instância determinou que todos os documentos apreendidos fossem imediatamente devolvidos.
O argumento foi o de que tais documentos são sigilosos porque são importantes para a “segurança nacional”.
Parece que a tal “segurança nacional” não abrange a segurança dos passageiros do transporte aéreo no Brasil, que permanecem sem ter o DIREITO DE SABER em que condições viajam pelos céus do país.
No dia de hoje, em depoimento em CPI da Câmara dos Deputados, o comandante da Aeronáutica fez revelações interessantes:
disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só viaja em uma aeronave Airbus-A319 se os reversos estiverem destravados.
A ordem é do GTE (Grupo de Transporte Especial), ligado à Aeronáutica.
Segundo o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, a orientação é um "extra" de segurança às recomendações determinadas pela fabricante da aeronave.
"Por norma de segurança, não é permitido voar sem o reverso.
É uma norma de segurança para transportar o mais alto mandatário na nação, não pode operar sem o reverso",
afirmou o comandante durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo da Câmara.
Saito lembrou ainda que parte da manutenção do avião presidencial é feita pela TAM.
Os três casos acima narrados de forma sumária levam a conclusões interessantes:
Os brasileiros que viajam de avião no Brasil não podem perguntar ou reclamar das aeronaves, sob pena de serem postos para fora com auxílio da força policial federal!
Os brasileiros que usam o transporte aéreo não têm o direito de saber o que se passa no controle do tráfego aéreo do país porque se trata de uma questão de “segurança nacional”!
Os cidadãos desse país que viajam de avião podem voar em aeronaves com apenas um dos reversos funcionando e o outro travado, porque o manual do fabricante diz que isso é "possível".
Se os dois reversos não são necessários para frear o avião, por que diabos foram colocados lá... no avião!!!
Sejam automóveis ou aviões, os fabricantes não costumam colocar acessórios inúteis.
Se está lá é porque deve funcionar e tem utilidade, ou não?
Pois o comandante da Aeronáutica disse que o avião presidencial só voa com os dois reversos funcionando perfeitamente.
É claro que o presidente da república é uma figura importante e só deve viajar em condições de segurança total!
Mas porque os demais cidadãos do país não têm direito à mesma “segurança plena”?
Se eu pago para receber um serviço de transporte aéreo, porque devo receber um tratamento diferenciado e com segurança menor?
O comandante da Aeronáutica usa sua autoridade para determinar que o avião do presidente da república só seja usado em perfeitas condições de segurança.
Por que o comandante da Aeronáutica não usa sua autoridade para estender a TODOS os usuários do transporte aéreo do país as mesmas exigências de segurança?
O VOX LIBRE toma a liberdade de opinar que a vida do presidente da república é muito importante, tanto quanto a vida de qualquer outro ser humano!
O comandante da Aeronáutica tem total responsabilidade sobre a segurança de quem voa no Brasil!
Quem deu a tal autoridade o direito de decidir quem merece mais ou menos segurança?
Quem deu a tal autoridade o direito de escolher quais vidas são descartáveis?
As autoridades responsáveis pela segurança do tráfego aéreo no Brasil têm todo o direito de acreditar que a vida do presidente da república é mais importante!
Cada cidadão deste país tem o direito de achar que sua própria vida é mais importante do que qualquer outra!
Há algo de muito errado na administração do tráfego aéreo do Brasil!!!

sábado, 4 de agosto de 2007

Filme repetido!

A festa do reveillon de 1988/1989 foi marcada por uma tragédia!
O Bateau Mouche naufragou nas águas do Rio de Janeiro pouco antes da meia noite matando 55 pessoas.
Para quem não se lembra bem, o Bateau Mouche era um barco de turismo que realizava passeios durante todo o ano e na noite de reveillon tinha uma programação especial muito disputada.
O barco saía lotado da Marina da Glória por volta das 18:00 horas e seguia até o mar em frente à praia de Copacabana onde ficava fundeado em posição estratégica para assistir à queima de fogos.
Era servida uma ceia a bordo e o passeio acabava quase ao amanhecer.
A investigação realizada após a tragédia de 1988 descobriu que o barco havia sofrido uma reforma que comprometeu sua estabilidade e que ele não deveria ter sido licenciadoberado para navegação.
Também surgiu a informação de que o barco estava com excesso de passageiros, circunstância que deveria ter sido detectada pelas autoridades de fiscalização marítima, o que não aconteceu.
Um barco com erro de projeto, com excesso de passageiros e uma noite de mau tempo e mar revolto.
Todos os ingredientes para uma tragédia, como sempre temperada com doses de negligência, omissão, incompetência e corrupção, enfim, o velho roteiro de um filme muito repetido entre nós até os dias de hoje.
O sofrimento das famílias das vítimas porém, ainda teria desdobramentos.
Os parentes das vítimas se queixaram que não receberam pertences de seus entes queridos como jóias e relógios por exemplo.
É preciso lembrar que era uma festa de reveillon, quando as pessoas costumam usar suas melhores roupas e jóias, já que há a crença de que o uso de ouro na virada do ano significa promessa de boa sorte!
Os órgãos públicos encarregados do resgate dos corpos jamais conseguiram dar uma explicação convincente para o desaparecimento dos valores das vítimas do Bateau Mouche!
Como não se conhece nenhum peixe ou outra criatura marinha que tenha o hábito de comer jóias e relógios o provável é que alguém saqueou os corpos das vítimas.
Agora, passados quase 20 anos, surge denúncia semelhante!
Parentes de vítimas do acidente do avião da GOL (que caiu na selva amazônica em setembro de 2006), revelam que não receberam valores e documentos das vítimas, cabendo lembrar que no citado acidente, não houve incêndio.
Familiares de vítimas têm sido surpreendidos com ações de cobrança de dívidas envolvendo transações comerciais e financeiras em nome de vítimas, realizadas após a tragédia!
Ou seja, alguém usou documentos de vítimas para obter vantagens financeiras em operações fraudulentas.
Fontes ligadas aos órgãos encarregados da operação de resgate dos corpos da tragédia do avião da GOL se apressaram em afirmar que quando os militares chegaram ao local dos destroços constataram a presença de “curiosos”.
No caso, a tal presença dos “curiosos” é uma teoria conveniente parecida com aqueles casos de prisão de criminosos logo após o assalto ao banco:
Um dos bandidos sempre conseguia fugir, justamente o bandido que carregava o malote de dinheiro!
Caminhões que capotam na avenida Brasil costumam ter sua carga saqueada por curiosos, mas é difícil acreditar numa cena como essa em plena selva amazônica.
É difícil imaginar algo mais hediondo do que saquear os pertences de um morto!
É como matar alguém pela segunda vez!
Será que um dia alguém saberá de verdade o que ocorreu?
Alguém será punido?

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Fim da trégua!

Em nosso último post, nos referimos ao clima de tranqüilidade que imperou na cidade do Rio de Janeiro, sem dúvida nenhuma devido ao forte aparato de segurança montado para a realização dos jogos Pan-Americanos.
O fato serviu para mostrar que é possível reduzir a criminalidade através de um maciço esquema de policiamento ostensivo.
Infelizmente para os cidadãos cariocas, o governo estadual vem se confessando incapaz de implantar e manter tal esquema em definitivo sem a ajuda do governo federal, constituída pelo reforço dos efetivos da Força Nacional de Segurança.
Os homens da FNS encontram-se no Rio de Janeiro em caráter precário e temporário, razão pela qual muita gente imaginava que com o fim dos jogos Pan-Americanos a rotina de violência e criminalidade retornaria ao noticiário da cidade.
O que todos temiam aconteceu mais cedo até do que se esperava!
Em apenas 24 horas, a partir da noite de ontem (terça-feira), 18 pessoas foram mortas a tiros em diversos bairros da cidade.
O caso mais grave aconteceu na Zona Oeste, onde 10 corpos baleados foram encontrados em Senador Camará e em Realengo.
Seriam traficantes mortos por integrantes de grupos rivais, segundo a polícia.
Todos estavam vestidos com botas, calças e camisas pretas, algumas com emblema da Polícia Militar.
As outras mortes foram no Grajaú, complexos da Maré e da Penha, Vargem Pequena, Catumbi e Madureira. No caso da Zona Oeste, por volta das 3h, traficantes da Favela da Coréia, em Senador Camará, teriam tentado invadir a Favela da Carobinha, às margens da Av. Brasil, em Campo Grande.
Usando roupas pretas, toucas ninja e luvas cirúrgicas, o grupo estava armado de fuzis e pistolas.
Às 6h, os sete corpos foram colocados em uma caminhonete e abandonados na Estrada do Taquaral, um dos acessos à Coréia.
A cena dos corpos empilhados e cheios de sangue chocou quem passava a caminho do trabalho ou da escola.
Moradores chamaram policiais do 14º BPM, que só chegaram duas horas depois, alegando que as equipes estavam sendo trocadas.
Antes da chegada da PM, às 8h30, por ordem do chefe do tráfico da Coréia, Márcio da Silva Lima, o Tola, bandidos bloquearam a Estrada do Taquaral, atravessando um ônibus na via.
Assustados, motoristas voltaram de marcha a ré e muitas pessoas correram e procuraram abrigo, pensando que poderia ocorrer tiroteio.
Armados, os criminosos mandaram esvaziar a rua e roubaram a Kombi de lotada AFI 3524, expulsando o motorista e três passageiros, que fugiram, em pânico.
Em seguida, retiraram o banco do veículo, colocaram os corpos e saíram escoltados por outra Kombi, com nove homens, além de várias motos.
Em outro ponto da cidade, na estrada Menezes Cortes que liga os bairro de Grajaú e Jacarepaguá, o trânsito foi interrompido durante horas porque ônibus e automóveis foram incendiados em plena via pública.
Muito bom que os turistas e atletas estrangeiros já foram embora!
Como sempre, que a população da cidade se vire como puder porque tudo voltou ao normal na cidade maravilhosa!!!