domingo, 7 de outubro de 2007

A tragédia do trânsito e o país da impunidade!

Na foto acima, Paris Hilton, presa, chorando no carro do xerife!
Basta visitar o noticiário, das TVs ou dos jornais, para constatar que o trânsito brasileiro continua sendo uma tragédia nacional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é uma espécie de campeão mundial de mortes no trânsito.
O nosso trânsito mata tanto que chega a prejudicar as estimativas de vida dos brasileiros e ao falar de mortes, não podemos esquecer do ainda maior número de pessoas feridas que ficam com seqüelas para o resto da vida.
Após 1997, quando entrou em vigor o Código Brasileiro de Trânsito houve uma redução sensível no número de acidentes de trânsito, mas era só um “soluço”, uma crença passageira de que a nova lei era para valer e que os abusos no trânsito seriam punidos.
Mais uma conversa fiada porque tão logo a lei caiu em desuso e todo mundo percebeu que as autoridades não tinham capacidade de transformar a lei em realidade, os números macabros voltaram a subir e hoje, em 2007, os níveis de acidentes voltaram aos patamares anteriores à vigência da nova lei!
Os maus motoristas fazem simplesmente o que querem e não acontece absolutamente NADA!
Você, amigo leitor, conhece alguém que tenha realmente perdido a carteira de habilitação por causa de multas e pontos acumulados?
Daremos um exemplo prático na qualidade de usuário regular da ponte Rio – Niterói!
Na ponte o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora, é proibido “costurar” (mudar de pistas) e os ônibus e caminhões são obrigados a usar a pista da direita.
Pois bem, se alguém for trafegar na ponte Rio - Niterói a 80 quilômetros por hora, vai se sentir “acuado”, porque praticamente todo mundo ultrapassa tal limite.
Muitos motoristas “costuram” durante todo o trajeto e os ônibus e caminhões trafegam em todas as pistas.
E não acontece NADA!!!
Depois de um fim de semana os números de acidentes com mortes são assustadores e sempre com os mesmos ingredientes, motoristas embriagados, alta velocidade, imprudência e abusos!
Famílias inteiras são mortas em acidentes, dentro dos carros ou sobre as calçadas invadidas por algum motorista bêbado!
A cada mês o número de mortos no trânsito no Brasil (mais de 3.000 mortos), é equivalente ao número de vítimas fatais do atentado terrorista às torres gêmeas de Nova Iorque!
A cada ano, o número de mortes no trânsito brasileiro (cerca de 40.000 mortos), é superior ao número de soldados norte-americanos mortos em toda a guerra do Iraque.
Ou seja, no Brasil, nós não precisamos do Osama Bin Laden ou de uma guerra, nós temos as nossas "otoridades"!
Cerca de 70% (setenta por cento) dos acidentes de trânsito no Brasil têm como ingrediente básico a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e todo mundo sabe que tais tragédias se concentram nas madrugadas de sábado e domingo, na volta para casa depois das “baladas”.
Por que as autoridades não colocam os “bafômetros” nas ruas em tais madrugadas?
Por que não se proíbe a venda de bebidas alcoólicas depois de determinados horários?
Por que a venda de bebidas alcoólicas por parte de ambulantes é permitida em via pública, a motoristas em pleno congestionamento de trânsito?
Será para não prejudicar os interesses dos “comerciantes”, dos donos das casas noturnas e et coetera...?
A culpa pela tragédia será da incompetência ou da pura e simples corrupção?
Em países do chamado primeiro mundo a “coisa rola” de maneira diferente!
A socialite e milionária Paris Hilton foi flagrada pela polícia de Los Angeles dirigindo embriagada, foi presa, perdeu a carteira de habilitação e pagou uma multa pesada!
Depois de libertada, foi flagrada novamente pela polícia dirigindo sem a habilitação e foi novamente mandada para a cadeia!
Paris Hilton não sabe como são as coisas no Brasil, se soubesse, provavelmente viria morar aqui, ela não sabe o que está perdendo!
Paris Hilton é brasileira e não sabe!!!
Aqui no Brasil ela até poderia se candidatar ao cargo de deputada ou senadora e com certeza seria eleita!
É claro que ela não sabe falar português, mas o eleitor brasileiro não entende nada mesmo!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

O exemplo vem de cima!