segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Casas "blindadas" contra as "balas perdidas"!

SERGIO PORTO era um jornalista genial!
Sob o pseudônimo de STANISLAW PONTE PRETA escreveu crônicas e contos onde analisava como ninguém a alma brasileira, se é que isso existe!
Criou conceitos e expressões que simbolizavam muito bem algumas coisas que só acontecem no Brasil.
Uma das criações do STANISLAW mais conhecida é o FEBEAPÁ, Festival de Besteiras que Assola o País, coisa que dispensa maiores explicações, e servia, como ainda serve cada vez mais, para designar a inesgotável capacidade que algumas celebridades e personagens políticas têm de falar bobagens!
O FEBEAPÁ costuma se intensificar em períodos eleitorais e no Brasil, como temos eleições de 2 em 2 anos, o FEBEAPÁ não acaba nunca.
Em 2008 teremos eleições municipais e os futuros candidatos a prefeitos e vereadores já se empenham de forma acelerada na produção de bobagens das mais criativas.
Um pré-candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro anuncia, com pompa e circunstância, a sua intenção de "blindar" casas da favela do morro da Providência (no centro do Rio de Janeiro), contra "balas perdidas".
A "blindagem" seria feita com um revestimento preparado com argamassa especial que impediria a penetração de "balas perdidas".
Muito legal!!!
Há muitos milhares de anos atrás, quando nossos antepassados resolveram não viver mais em cavernas e construir suas próprias moradias, algum iluminado da época teve a idéia de colocar telhados sobre as casas, ou coisa equivalente.
A genial idéia servia para impedir que a chuva molhasse o interior das moradias, e como a chuva era um inevitável fenômeno da natureza, a idéia dos telhados permanece válida até os dias de hoje.
Para o tal pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro as "balas perdidas" adquirem também o status de inevitável fenômeno da natureza!
Se o morador da casa "blindada" for baleado quando for para o trabalho, por exemplo, ele apenas foi vítima de um acontecimento inevitável.
Como os responsáveis pela administração pública são impotentes para acabar com o problema das "balas perdidas" então resolvem "blindar" as casas, mas só de alguns felizardos do morro da Providência, tudo pago, é claro, com o dinheiro de todos os contribuintes, inclusive da maioria que não terá suas casas "blindadas".
O próximo passo lógico, será a distribuição de coletes balísticos (à prova de balas), para os cidadãos da cidade!
Em países sérios, candidatos a cargos políticos com propostas desse tipo teriam como destino certo a lata de lixo da história política.
No Brasil, eles costumam ser eleitos e reeleitos!
Haja paciência!!!