segunda-feira, 4 de junho de 2007

A "dolce vita" nos presídios!

Na área de comentários do nosso último post, GRAMPO TELEFÔNICO DO VOX LIBRE, a amiga ALICE manifestou algumas considerações interessantes.
Perguntou por que a polícia não “grampeia” as ligações telefônicas efetuadas de dentro dos presídios e perguntou ainda, por que os sinais dos celulares usados dentro de presídios não são “bloqueados”.
São duas questões antagônicas!
A polícia “grampeia” sim, ligações telefônicas efetuadas de dentro de presídios e muitos crimes já foram evitados e esclarecidos com base nesses “grampos”, e aí é que reside o antagonismo.
Se a polícia “grampeia” telefones celulares usados por criminosos dentro de presídios, e tal medida tem sido produtiva, que sentido teria “bloquear” tais sinais?
Na verdade, muito dinheiro público já foi gasto com sistemas de bloqueio de sinais de celulares usados dentro de presídios, mas os resultados não têm sido bons, parece que a medida só foi boa para quem ganhou dinheiro com as licitações para compra de tais sistemas “bloqueadores” de sinais de celulares!
Nós já falamos disso antes aqui no VOX LIBRE!
O problema não é “bloquear” os sinais de celulares usados dentro de presídios!
O problema é IMPEDIR que os telefones entrem nos presídios e isso, nossas autoridades parecem ser incapazes de evitar!
Por que telefones celulares não entram em presídios dos EUA, por exemplo?
Muito simples!
Nos EUA, não há contato físico entre o preso e seus visitantes, lá nos “parlatórios” dos presídios, os presos conversam com seus visitantes em cabines onde são mantidos separados por vidros ou grades de malha fina, e não é possível ao visitante entregar nada ao preso visitado!
Por que tal sistema não é implantado aqui?
Por que não há interesse!
Há esquemas de corrupção envolvendo funcionários da segurança de presídios que “vendem” telefones celulares aos presos por preços muito altos.
Enquanto houver contato físico entre presos e visitantes é possível dividir a suspeita com os visitantes e advogados dos presos.
A partir do momento em que o contato físico entre presos e visitantes for eliminado, o rol de suspeitos será drasticamente reduzido e ficará claro que os presos conseguem seus telefones celulares através de funcionários dos próprios presídios.
Por esse motivo não há interesse em instituir em todos os presídios do BRASIL os “parlatórios” sem contato físico!
E vejam que não estamos nem falando do direito dos presos às visitas íntimas, coisa que só existe no BRASIL!
Para quem ainda não sabe, “visitas íntimas”, são encontros sexuais de presos ou presas com suas esposas ou esposos, companheiras(os) ou meramente namorados(as).
Alguns presídios possuem locais especialmente preparados para tais “encontros” e há quem afirme que em algumas unidades prisionais tais espaços contam com camas redondas e espelhos no teto.
A ser verdade, trata-se de um luxo a que muitos trabalhadores honestos não têm direito.
É por essas e muitas outras razões que o crime no BRASIL, parece que compensa.
Ser apanhado pela Justiça é possibilidade remota, nossa taxa de elucidação de crimes é menor que 10%, e mesmo no caso de condenação e encarceramento, são muitos os benefícios e possibilidades!
Nesse aspecto, nossos legisladores parece que legislam em causa própria!
Afinal de contas, ninguém sabe o que reserva o dia de amanhã!

Um comentário:

Alice disse...

Entendi sobre os grampos ...na verdade aqui é a terra do " pode tudo " , pode receber visitas , pode isso e pode aquilo ...infelizmente como tem gente corrupta que feio .
Bom domingo, bom dia :)