segunda-feira, 28 de maio de 2007

Demonstração FATAL!!!

O currículo do editor deste VOX LIBRE está à disposição dos amigos visitantes na coluna à direita do blog!

Sob a rubrica da formação profissional este blogueiro coleciona, entre outros, o curso de formação de INSTRUTOR DE TIRO POLICIAL!

É um curso muito bom, ministrado pela ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA!

Em qualquer curso de tiro, é dada ênfase muito grande à segurança do manuseio de armas de fogo, porque são ferramentas que podem causar dano extremo quando usadas de forma irresponsável!

Uma das "regras de ouro" de segurança, determina que:

Ao receber uma arma de fogo, não pergunte se a mesma está carregada, VERIFIQUE VOCÊ MESMO!

Escrevo estas linhas a propósito de uma tragédia ocorrida na cidade de RONDONÓPOLIS no estado do MATO GROSSO no último sábado!

Um destacamento "especial" da polícia militar local achou por bem realizar uma "demonstração" de um resgate de reféns no interior de um ônibus, para uma platéia de populares, principalmente estudantes de uma escola!

A "coisa" terminou em tragédia porque algumas das armas usadas pelos policiais militares estavam carregadas com munição real, ao invés de cartuchos de "festim" como deveria ser o caso em uma demonstração!

Um menino de 13 anos foi morto e outras oito pessoas foram feridas pelos disparos de munição real feito pela equipe de PM's do destacamento "especial" que realizava o show!

Em primeiro lugar, há que se levar em conta que a tal "demonstração" foi extremamente infeliz na escolha do enredo.

Situações de crise, envolvendo reféns, são bem sucedidas quando os reféns são resgatados incólumes e os bandidos são presos sem o disparo de qualquer tiro e após intensa e cansativa negociação!

Quando a "coisa" termina em tiroteio, mesmo que os reféns sejam resgatados com vida e os bandidos sejam mortos, pode-se falar em qualquer coisa, menos em ÊXITO!

Ações policiais com tiroteios ficam bem em filmes de Hollywood.

Na vida real o resultado costuma ser dramático e nada glamouroso!

Os PM's de RONDONÓPOLIS resolveram escolher um enredo cinematográfico, mas esqueceram da mais comezinha "regra de segurança" e não verificaram a munição que carregava suas armas!

Este blogueiro pesquisou exaustivamente e não encontrou nenhum evento parecido em qualquer parte do mundo, o que nos autoriza a dizer que tal tragédia merece figurar na coleção das coisas que só acontecem no BRASIL, um país do OUTRO MUNDO!

Na RÚSSIA rebeldes separatistas chechenos seqüestraram uma escola e mataram dezenas de estudantes!

Nos Estados Unidos da América, psicopatas homicidas, volta e meia, saem atirando a esmo em alunos e professores!

Aqui no BRASIL nós não precisamos de guerrilheiros separatistas nem de psicopatas homicidas.

Nós temos os policiais militares de um destacamento "especial" que disparam suas armas em uma demonstração para estudantes sem verificar previamente a munição que carrega suas armas!

Depois há leitores que dizem que o VOX LIBRE só serve para criticar e nunca para elogiar!

Diante de um contexto como esse,

DÁ P'RA ELOGIAR ALGUMA COISA???

Um menino de 13 anos morto e oito feridos???

O que mais falta acontecer para que as "otoridades" percebam que há algo de muito errado em nossa "insegurança" pública???

4 comentários:

Elaine disse...

Eu fiquei pensando a mesma coisa que o delegado. Não que eu seja entendida em assuntos policiais, como sequestros e outros eventos...mas não entendi o uso das armas nessa demostração. Existem tantas outras coisas que a polícia pode colaborar com a população em matéria de informação e demostração do trabalho de seus reperesentantes da área de segurança junto as comunidades, que sinceramente, não entendi.
Sds...Elaine

Anônimo disse...

Eu acho tbm que esse policiais ante-sequestro deveriam checar antes se as armas usadas na demostração estavam mesmo com monução não letal,afinal eles são treinados?

tenho apenas 18 anos e a primeira coisa que me veio na cabeça foi e a segurança? aonde foi parar?
O onibus la parado e um ruma de espectadores atras do mesmo olhando atenta a "demosntração" de uma ação ant-sequestro e uma cidadezinha que no maximo ouve 3 assaltos ao longo desse ano

Realmente lametavel...

Alice disse...

Nossa o que foi aquilo ? gente ,como alguém não vai verificar as armas ...tem alguma coisa errada ali .
Bom dia , bom final de semana :)

Carlota e a Turmalina disse...

Isto só vem demonstrar o lamentável despreparo da nossa polícia...Quem precisa de uma segurança assim???
Não tem nem o que dizer...
Eu sinto, sinto vergonha, sinto tristeza, sinto revolta pelas familias das pessoas vitimadas em tal a cena grotesca.