domingo, 15 de abril de 2007

"Maquiagem" para o PAN-2007!

A foto acima, de dezembro de 2000, mostra meu filho Antonio Pedro (então com 10 anos de idade), feliz da vida com seu barquinho OPTIMIST, prestes a entrar nas águas da baía de Guanabara pela escola de vela do Clube Naval de Charitas em Niterói!
Para quem não sabe, a classe OPTIMIST é onde todo velejador inicia sua carreira na arte de navegar usando os ventos como única força de propulsão.
Niterói tem nada menos que cinco clubes náuticos e suas águas renderam muitas medalhas olímpicas para o Brasil, e apenas para citar dois exemplos bem conhecidos, Torben e Lars Grael aprenderam a velejar aqui, nas águas de Niterói!
A carreira de meu filho Antonio Pedro ia muito bem, ele começava a vencer algumas regatas de treino e os instrutores diziam que ele tinha futuro, até o dia em que ele colidiu com seu barquinho em um enorme porco cujo corpo putrefato bioava nas águas da baía da outrora maravilhosa Guanabara!
Antonio Pedro ficou tão chocado que seu barco teve que ser rebocado de volta ao cais do clube pela lancha dos monitores.
O trauma foi tão grande que meu filho abandonou o esporte!
Quem é capaz de dizer que meu filho, hoje com 17 anos de idade, se não tivesse tido sua "carreira" interrompida pelo lixo que flutua na baía de Guanabara, não poderia ser mais um a competir nos jogos PANAMERICANOS de 2007?
O presidente não disse que o filho dele é o RONALDINHO dos games?
Por que meu filho não poderia ter sido o RONALDINHO da vela?
E sem os quinze milhões da TELEMAR!
Conto esta história a pretexto de comentar uma notícia recente.
A prefeitura carioca está instalando “ecobarreiras” para evitar que lixo flutuante invada a raia onde serão disputadas as provas de vela dos jogos PANAMERICANOS, próximo à Marina da Glória!
Ou seja, as águas da baía de Guanabara continuarão extremamente poluídas, mas os velejadores que disputarão as provas do PAN-2007 serão poupados do dissabor de trombar com um porco morto, com um sofá velho, com uma geladeira sucateada ou mesmo com um cadáver humano.
O lixo flutuante poderá continuar a incomodar os cariocas no restante das águas da baía, exceto na área destinada às provas de vela do PAN-2007.
Há outra notícia inteiramente relacionada: a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), anunciou um “programa emergencial” de assistência a menores e adultos em situação “de rua”.
Trata-se de um programa com verbas federais para retirar meninos e mendigos das ruas durante os jogos PANAMERICANOS!
Perguntado por jornalistas sobre se tratava-se tal programa de uma “maquiagem” apenas durante a intensa visitação de estrangeiros por ocasião do PAN-2007, o titular da SENASP deu uma resposta “brilhante”: disse que nada impede que a prefeitura carioca continue com o programa depois do PAN.
Ou seja, terminados os jogos PANAMERICANOS a SENASP cai fora!
O Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos jogos PANAMERICANOS de 2007 em uma reunião da ODEPA (Organização Desportiva Panamericana), realizada na cidade do México em 2002!
Passados 5 anos e, a menos de três meses do evento, instalam-se barreiras contra lixo flutuante e é anunciado um programa destinado a “esconder” menores de rua e mendigos, dos olhos dos visitantes estrangeiros!
Isso tudo não é nada mais nada menos do que jogar para debaixo do tapete aquilo que é inconveniente para a imagem do país no exterior!
Terminado o evento internacional, a população de contribuintes que vive aqui volta a ter que se virar como puder ante os problemas que as autoridades não têm capacidade de resolver de forma permanente
Como os incompetentes, farsantes e cascateiros que governam o país são democraticamente eleitos, não resta nada a dizer senão que todo castigo para esse povo é pouco.
Lamentavelmente, aqueles que não votam nos INCOMPETENTES e MEDÍOCRES têm que suportar o ônus proporcionado pela decisão da maioria de eleitores enganados!
Eita BRASILZÃO!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eita BRASILZÃO sem porteira
Onde todos teimam em acreditar
Na safada esperança derradeira


Rio de Janeiro, cidade de lindas paisagens naturais, bela e postal verdade.

Paisagens também poluídas pelas ocupações dos morros, visual verdade.

Com a baía de Guanabara poluída e estocando lixo, fedorenta verdade.

Durante o PAN 2007 temporariamente barrarão o lixo da baía para não sujar os barcos dos visitantes, lodosa verdade.

Durante o PAN 2007 também tentarão esconder o perigosíssimo lixo humano que assalta e mata, impune verdade.

BRASILZÃO SEM PORTEIRA é Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Vitória, dezenas de capitais e milhares de municípios currais eleitorais e vilas esquecidas, dura e nacional verdade.


BRASILZAÇÃO SEM PORTEIRA, será que ainda é possível reciclar todo o entulho votante nacional?

Será que ainda dá para extrair algo aproveitável e valioso?

"Depois do PAN 2007 e da COPA DO MUNDO EM 2014 pensaremos nesse assunto de menor importância...", dirão os 'nossos' políticos e autoridades, cultural e nacional verdade...

Anônimo disse...

Talvez poucas pessoas saibam mas a “LIXEIRA DA GUANABARA” é totalmente dispensável como raia, pois a LAGOA DE ARARUAMA é considerada uma das melhores raia de vela e motonautica do mundo, e não é explorada.

A dificuldade de resolver os problemas do Rio de forma permanente, talvez seja porque em Brasília não exista crimes comuns ou corrupção (rsrsrsrs), desconhecendo tais práticas fica realmente difícil combate-la de forma eficaz.

Carlota e a Turmalina disse...

Pera lá....
O lixo vai ser escondido mas a água continuará poluída e eca....um nojo....
Prá entrar e sair do barco os atletas terão um mínimo contato com a água, não?
Mas a Lagoa de Araruama tb não está poluída?
Aliás está dificíl encontrar um lugarzinho urbanizado que o bicho homem não tenha poluído!

Anônimo disse...

Têmis e Hurricane
Hurricane e Têmis

Que grandes pesadelos para muitos tinham certeza absoluta "que seriam eternamente acima de qualquer suspeita"!