quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

TUBARÕES em Pernambuco!

Nos últimos 10 anos, cerca de 50 ataques de tubarões contra banhistas aconteceram em praias pernambucanas.
Em razão disso as autoridades do estado de Pernambuco resolveram instalar placas nas praias advertindo contra o perigo representado pelos tubarões!
Conforme notícia da última semana do ano de 2006, os proprietários de pousadas e hotéis das praias pernambucanas protestaram contra a instalação das placas temendo pela fuga dos turistas.
A coisa funciona mais ou menos assim:
Se os turistas desaparecerem das praias pernambucanas em razão das placas de advertência, os empresários do turismo local correm o risco de ir à falência, e os tubarões vão ficar com fome.
Se ao contrário, as placas forem retiradas e os turistas lotarem as praias pernambucanas, os empresários lucram e todo mundo fica feliz, exceto os banhistas eventualmente devorados por tubarões!
Os empresários aceitam até "perdoar" as dívidas nos hotéis e pousadas dos turistas que não voltarem de seus mergulhos nas praias pernambucanas, ou que voltarem com a falta de um braço ou de uma perna.
O caso nos remete ao filme clássico de STEVEN SPIELBERG, "JAWS", aqui entre nós com o título "TUBARÃO".
Conheço gente que até hoje não entra no mar traumatizada pelo filme, o que é um evidente exagero, mas que o risco em praias pernambucanas é real, isso é!
No filme citado um balneário turístico vira território de caça de um enorme tubarão.
O sherife local quer interditar as praias enquanto o prefeito prefere esconder os fatos para evitar as perdas dos comerciantes locais.
Nada como um pouco de fantasia para permitir um paradigma com a realidade!

4 comentários:

Luiz Carlos FS Marques disse...

Lastimável o posicionamento de alguns...

Morei por vários anos em Recife e conheço a geografia local, bem como as histórias e o que aconteceu com a ecologia.

Acredito que os pernambucanos (ou não) estão perdendo o bonde da história em matéria de turismo seguro. Não vai afetar.

Mais uma vez demonstramos o nosso desprezo pela vida humana.

Anônimo disse...

Meu Amigo, sinto informar-lhe, mas estes "tubarõezinhos", devoradores de "gente", são café pequeno se comparados ao "TUBARÃOZÃO MÓR", que ficará por 10 dias nas praias do Guarujá.

O pior que será um casal de TUBARÕES.

Não venha você querer tranqüilizar-me dizendo que estão confinados em um forte do exército, afinal estes "BICHOS", sabem muito bem como sobreviver !

Um forte abraço...

Alice disse...

È ...o que importa para eles é o din ...parece com a dengue na temporada ,não fazem alarde para não espantarem os turistas , mesmo que tenha casos de dengue hemorrágica , infelizmente o filme parece ser igual em todos as regiões .
O que vale é o turismo , o din din
Bom dia :)

Al Berto disse...

Viva:

É consenso geral de que mulher séria é aquela de quem menos se fala.
O contrário também é verdade.
A não perder, no Estados Gerais, o video que sofreu a censura da justiça brasileira que, deste modo, colocou o país a ridículo na cena internacional no que á liberdade de informação diz respeito.
Urgente, antes que o boicotem... apesar de não ser nada de especial, bem pelo contrário.

Cumprimentos,