quarta-feira, 31 de maio de 2006

HUGO CHAVES por 33 anos! A VENEZUELA aguenta?

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou no início do mês de maio que pode decretar um plebiscito que permita sua reeleição por vários períodos até 2031.
"Ainda que me acusem de querer me perpetuar no poder, vou perguntar a vocês:
'Está de acordo que Hugo Chávez seja presidente até o ano de 2031, sim ou não?",
disse o mandatário.
"Vamos ver o que acontece. De todos os modos, algum dia eu vou embora, mas o mais importante não é que vá ou que não vá, mas que não se vá agora, neste momento que apenas começa",
disse ele, durante um ato político no Estado de Lara, no centro-oeste da Venezuela.
A atual Constituição da Venezuela, aprovada em 1999, permite a reeleição apenas uma única vez.
Um eventual plebiscito poderia modificar essa condição.
Chávez tem defendido a possibilidade de sucessivas reeleições para presidente caso a oposição boicote o pleito marcado para dezembro.
Chávez se elegeu pela primeira vez em 1998.
Em 2004, seu mandato foi submetido a um referendo em que os venezuelanos decidiram que ele deveria continuar a ser presidente.
Em 3 de dezembro, o presidente deverá tentar a reeleição para um mandato de mais seis anos, pleito em que aparece como favorito para a vitória.
Pela lei atual, entretanto, ele não poderá participar da campanha presidencial em 2012.
Trata-se de um perigo real para a democracia na América Latina, um presidente da república querer permanecer no poder "democraticamente" por 33 anos.
Fere todos os princípios republicanos que se baseiam na alternância do poder.
O problema é que Hugo Chaves pode conseguir seu intento já que estabeleceu mecanismos na Venezuela em que a democracia é apenas virtual.
Mais grave ainda, para nós, brasileiros, é que nosso presidente não esconde sua admiração pelo "colega" Hugo Chaves e seus métodos.

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Pesos e medidas diferentes!

Mc Colibri em foto da Folha de São Paulo
Podemos todos, finalmente, dormir mais tranqüilos no Rio de Janeiro!
O cantor de funk Pedro Jorge Lopes, de 38 anos, o MC Colibri, foi preso na noite de 23 de maio na casa dele, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio), suspeito de envolvimento com uma suposta quadrilha de tráfico de drogas que agia no Rio e em Niterói. O MC foi preso por força de um mandado de prisão temporária (válido por 30 dias), expedido pela 5ª Vara Criminal de Niterói pelos crimes de tráfico de drogas e associação para este fim.
Segundo a polícia carioca, Mc Colibri faz apologia de drogas em algumas de suas músicas e se relaciona com traficantes de drogas.
Mc Colibri é um negro, favelado, que vem fazendo sucesso cantando em bailes funk em comunidades carentes.
Suas músicas são letras de duplo sentido de péssima qualidade mas que levam ao delírio enormes platéias de jovens descerebrados, e quem quiser conferir é só pesquisar em sites de letras de músicas que podem ser encontrados com facilidade no Google!
Mc Colibri, embora faça sucesso, continua excluído por não ter ainda conseguido romper as fronteiras do circuito artístico das favelas, como já fez sua congênere a Tati Quebra Barraco!
Que Mc Colibri se relacione com traficantes ninguém duvida, senão não cantaria dentro de favelas, pois até políticos precisam de autorização de traficantes para fazer campanha dentro de favelas.
Com relação ao fato de suas músicas fazerem apologia ao uso de drogas qual é a novidade?
Há muitas músicas que fazem a mesma coisa!
Lembro-me de uma cantada pelo grupo Barão Vermelho (ex-Cazuza), onde o vocalista Roberto Frejat canta mais ou menos assim:
"vou apertar
mas não vou acender agora
se segura malandro
p`ra fazer a cabeça tem hora..."

E por aí segue a música, com notórias menções ao ritual de acender e fumar um cigarro de maconha!
O cantor e compositor Chico Buarque há pouco tempo declarou ser favorável à liberação do uso de drogas, com o que concorda publicamente o também cantor e compositor Gilberto Gil (que também é ministro da Cultura), que também há pouco tempo declarou haver fumado maconha durante muitos anos o que, segundo ele, não lhe teria feito mal algum!
Mas tudo isso pode ser debitado na conta da liberdade de expressão e de criação artística!
E quanto ao Mc Colibri, funkeiro negro e favelado?
Ah... Esse é bandido mesmo!

sábado, 27 de maio de 2006

Um pouco do BRASIL na SUÍÇA!


WEGGIS é uma pequena cidade no centro do território suíço à beira do lago Lucerna.
Não tem mais que três mil habitantes e em sua praça principal apenas dois motoristas de táxi fazem ponto permanente.
O local é procurado por aposentados e pessoas enfermas ou convalescentes em busca de paz e tranquilidade.
A delegacia de polícia local é uma espécie de formalidade legal porque nada acontece que mereça sua atuação.
Pelo menos WEGGIS era assim!
Tudo começou a mudar desde que a seleção brasileira de futebol resolveu se instalar lá em seus últimos preparativos antes da Copa do Mundo na Alemanha!
Milhares de brasileiros invadiram a cidade fazendo aquilo que os brasileiros mais gostam de fazer quando estão no exterior:
PRESEPADAS!!!
Primeiro surgiu um "camelódromo" no entorno do local de treinos da seleção brasileira com barracas vendendo de tudo, caipirinha, feijoada, acarajés e claro, com muita batucada e mulatas passistas de escolas de samba.
No treino da seleção na sexta feira (ontem), aconteceu uma coisa até então inédita em território suíço - invasões de campo -, foram pelo menos cinco os invasores, entre eles, uma "maria chuteira" que atacou o Ronaldinho gaúcho (foto acima).
Mas a coisa ainda não estava completa para WEGGIS sentir o legítimo clima brasileiro.
Um caminhão da NIKE - fornecedora de material esportivo da seleção brasileira - foi arrombado e diversos itens roubados, principalmente camisas oficiais.
A sala de imprensa no Thermoplan Arena (local dos treinos), também foi visitada por amigos do alheio, dois laptops e uma câmera fotográfica foram furtados.
Enfim uma verdadeira EXPO BRASIL em WEGGIS!
E é só o começo!!!

quinta-feira, 25 de maio de 2006

A conta que não "FECHA"!


Ainda por conta do roubo à mão armada cometido pelo presidente da Bolívia, EVO "COCALERO" MORALES, contra o patrimônio da PETROBRÁS.
EVO "COCALERO" MORALES já anunciou que vai aumentar o preço do gás fornecido ao Brasil.
O nosso presidente já disse que o fornecimento do gás boliviano não será interrompido.
Claro que não, o gás natural não pode ser empacotado para ser exportado em porões de navios, só pode ser transportado por gasodutos e, assim só pode ser vendido ao Brasil!
A Bolívia não tem a quem vender seu gás natural senão ao Brasil!
O nosso presidente anunciou que o aumento do preço do gás boliviano não será repassado aos consumidores no Brasil, nem a PETROBRÁS levará prejuízo.
É difícil entender, pois a conta não "bate", alguém vai ter que arcar com o prejuízo!
Se o aumento do preço do gás natural boliviano não for repassado aos consumidores brasileiros, a PETROBRÁS vai "amargar" o prejuízo!
Como a PETROBRÁS é uma empresa cujo maior acionista é o Estado brasileiro, significa que NÓS TODOS vamos suportar o "PREJU"!
O fato é que a PETROBRÁS não é uma empresa estatal, é uma empresa privada, uma sociedade anônima com ações na bolsa de valores com milhares de acionistas particulares, embora o controle acionário (51%), seja da União.
As sociedades anônimas são regidas por uma legislação própria e suas decisões devem ir ao encontro dos interesses de seus acionistas.
Uma sociedade anônima não pode ser dirigida de forma política ou ideológica (como pretende o presidente da república), levando prejuízo deliberadamente para "ajudar" o povo da Bolívia ou quem quer que seja.
Aliás, o governo brasileiro tem a constitucional obrigação primária de proteger os interesses dos cidadãos brasileiros e não "ajudar" cidadãos de países estrangeiros!
Entre os acionistas privados da PETROBRÁS há pelo menos cerca de 310.000 trabalhadores brasileiros, que incentivados pelo governo federal, investiram cerca de 1,6 bilhão de reais do FGTS em ações da PETROBRÁS.
A PETROBRÁS não pode arcar com um prejuízo por conta do aumento do preço do gás boliviano só porque o governo do Brasil quer!
Ela terá que repassar o aumento do gás aos consumidores porque a legislação das sociedades anônimas a obriga a preservar os interesses de seus acionistas.
Uma entidade que congrega investidores privados já avisou que recorrerá ao judiciário caso o governo insista na decisão de que a PETROBRÁS assuma os prejuízos decorrentes do aumento do preço do gás boliviano.

terça-feira, 23 de maio de 2006

Os presos e seus telefones celulares!

Um "parlatório" em um presídio dos EUA.
Há cerca de três anos atrás, o editor deste VOX LIBRE participou de um seminário internacional sobre crime organizado na cidade de Guarulhos em São Paulo.
O evento contou com a participação de policiais britânicos, australianos, norte americanos, entre oriundos de outros países.
Um dos assuntos então discutidos foi nosso problema com os telefones celulares usados por internos do sistema prisonal, principalmente os líderes de organizações criminosas.
Nossos colegas estrangeiros não entendiam porque tínhamos que desenvolver tecnologia de bloqueadores de sinais de celulares nos presídios, já que, sob a ótica deles, era mais fácil simplesmente proibir a entrada de telefones celulares nas cadeias.
Levamos algum tempo para explicar que a proibição já existia mas os celulares continuavam entrando mesmo assim, ou porque havia falhas na segurança dos presídios ou porque havia um sério problema de corrupção endêmica e institucionalizada.
Não foi fácil para policiais do primeiro mundo compreender nossas dificuldades em fazer cumprir leis e regulamentos, porque se há corrupção também em seus países de origem, ela é lá, uma exceção e não regra!
Depois de explicar que os principais suspeitos de fazer chegar às mãos dos presos (não somente telefones celulares), mas também armas e drogas, eram os visitantes dos internos (seus parentes. amigos e em alguns casos seus advogados), nossos colegas estrangeiros acabaram se surpreendendo novamente ao tomar conhecimento de que aqui no Brasil, há contato físico entre os presos e as pessoas que os visitam.
Na maioria dos outros países do mundo esse contato não existe!
Os presos se encontram com suas visitas em locais conhecidos como parlatórios, onde preso e visitante são separados por uma parede de vidro ou de tela metálica de trama bem fechada, tornando impossível que qualquer objeto possa ser passado do visitante para o preso ou vice versa!
Em algumas ocasiões especiais é permitido que o preso se encontre com seu visitante em uma sala sem divisória, mas o encontro é vigiado por um guarda penitenciário e ainda assim não é permitido sequer um aperto de mãos e uma distância mínima deve ser observada entre o interno e seu interlocutor.
Por que tal sistema de parlatório sem contato físico não é adotado em todas as unidades prisonais brasileiras?
Será que não interessa que o rol de suspeitos seja drasticamente diminuído?
Com tal sistema ficaria definitivamente afastada a hipótese de que advogados, amigos e parentes possam estar abastecendo presos com telefones celulares, armas e drogas, restando apenas a possibilidade de que funcionários corruptos do sistema penitenciário sejam os responsáveis pelo problema e, sem qualquer outra desculpa, o Poder Público teria que finalmente arcar com o ônus de sua possível incapacidade de gerir a segurança de nossas unidades prisonais buscando um meio de solucionar a questão de uma vez por todas!
Não seria mais necessário, por exemplo, tentar atribuir às operadoras de telefonia celular a obrigação de desenvolver sistemas que impeçam o funcionamento dos celulares dentro dos presídios, com o propósito de resolver um problema que absolutamente não é das empresas de telefonia, mas do Poder Público.
Até porque, se telefones celulares não funcionarem mais em presídios mas a corrupção continuar em atividade, os presos comunicar-se-ão com o exterior com rádios e continuarão a ter acesso a drogas e armas!

domingo, 21 de maio de 2006

A DANÇARINA "dançou"!!!

A ex-prefeita de São José dos Campos, Angela Guadagnin (PT), foi condenada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) ao pagamento de uma multa de R$ 1 milhão e a devolver aos cofres públicos outros R$ 8,915 milhões por possível superfaturamento na desapropriação da área do Parque da Cidade.
As informações são do jornal ValeParaibano.
Com uma área de 499,7 mil metros quadrados, o parque foi desapropriado em 9 de maio de 96 e aberto ao público em 27 de julho daquele ano.
A prefeitura pagou R$ 19,608 milhões pela área, mas a oposição contestou o valor e até chegou a criar uma uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar o caso.
Como Angela deixou a prefeitura no final de 96, coube ao próximo prefeito, Emanuel Fernandes (PSDB), pagar as prestações da dívida.
Emanuel chegou a contratar outro perito para elaboração de um novo laudo, anexado à ação civil pública proposta pelo Ministério Público.
A ação foi remetida à Justiça Federal em novembro de 2004 depois de um pedido do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), credor do débito.

sábado, 20 de maio de 2006

A promoção a POVO!

Na ilustração acima, Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos EUA.
A Carta ao Leitor da Revista VEJA desta semana está imperdível!
Pena que o presidente LULA não lê e não gosta da VEJA, mas nós lemos, e vamos nos lembrar de tudo em outubro próximo, por esse motivo o VOX LIBRE reproduz abaixo o referido texto, chamando a atenção para o fato de que há dois links neste post, um no título, e outro, no curso do texto a seguir:
"Quando VEJA revelou, na semana passada, que o banqueiro Daniel Dantas usou espiões internacionais para levantar a vida financeira de petistas, o presidente Lula reagiu com violência verbal.
Mesmo sem ler a reportagem e conhecendo apenas relatos sobre seu conteúdo, atacou os profissionais que a fizeram e concluiu:
"Sinceramente, é de uma leviandade e de uma grosseria que um ser humano comum não pode admitir, quanto mais um presidente da República".
Na
página 50 da presente edição, VEJA comenta as repercussões da reportagem e publica novas descobertas sobre as relações de Dantas com o governo petista.
Neste espaço se tratará da concepção de Lula de que um presidente da República merece mais consideração que um cidadão comum.
Isso exige uma reflexão.
Ela nos vem da lembrança de que os fundadores do sistema democrático de governo, aqueles americanos que se rebelaram contra a tirania monarquista do rei George III da Inglaterra no século XVIII, cuidaram principalmente de coibir o poder e as regalias pessoais do presidente.
Preocupados em não criar um novo rei com o cargo de presidente, ficou estabelecido que:
• O presidente não pode processar ninguém, mas pode ser processado por qualquer cidadão.
• O presidente é um servo do povo e, portanto, deve aos cidadãos obediência litúrgica e hierárquica.
• O mandato presidencial é uma missão constitucional a que um dos cidadãos do país se submete muitas vezes a contragosto e em prejuízo de suas atividades privadas.
Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, disse:
"Um homem honesto não sente prazer no exercício do poder sobre seus iguais".
• Quando deixa o comando do governo e volta a ser um cidadão comum, o presidente é promovido a povo.
São lições que precisam ser lembradas a Lula, que tem amigos como o ditador cubano Fidel Castro, que há meio século recusa sua promoção a povo, e o venezuelano Hugo Chávez, que pretende adiar a mesma promoção pelas próximas duas décadas.
Além disso, cercado de bajuladores, Lula acabou convencido de que é um "líder", um "guia", enfim, alguém superior aos cidadãos comuns.
Nada menos republicano.
Nada menos democrático."

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Serviço Secreto do PCC em ação!

A foto acima, referente a agentes secretos, é só uma ilustração, não tem nada a ver com o PCC.
Alguns maledicentes já apelidaram o governo paulista de SCC (Segundo Comando da Capital), porque o PCC (Primeiro Comando da Capital), como o próprio nome já diz, viria em primeiro lugar mandando e desmandando na maior cidade do Brasil.
Pode parecer exagero, mas o fato é que o PCC tem até o seu serviço secreto que espiona os "inimigos"!
O depoimento secreto dos delegados da Polícia Civil de São Paulo Godofredo Bittencourt e Rui Ferraz Fontes, do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), foi vendido a dois advogados do PCC (Primeiro Comando da Capital) por um funcionário terceirizado da Câmara, informou anteontem (quarta-feira), a CPI do Tráfico de Armas.
De acordo com a CPI, Arthur Vinicius Silva, contratado para trabalhar no registro do áudio da reunião, vendeu por R$ 200 dois CDs com a gravação integral dos depoimentos dos delegados aos advogados Maria Cristina de Souza Rachado e Sérgio Wesley da Cunha.
O funcionário terceirizado prestou depoimento à CPI ainda na quarta feira.
Por meio dos advogados, os CDs teriam chegado ao líder do PCC, Marcos Willians Herba Camacho, o MARCOLA, e detonado a série de 251 ataques a forças de segurança e de 80 rebeliões de presos que atingiu diversos pontos do Estado de São Paulo.
Na audiência, os delegados informaram que transfeririam e isolariam um grupo de presos considerados de alta periculosidade (incluindo líderes da facção), e que tinham conhecimento do plano dos criminosos de promover uma megarrebelião no domingo passado, Dia das Mães.
O depoimento dos delegados foi transformado em "sessão secreta" (reservado a parlamentares), justamente porque Bittencourt e Fontes identificaram os dois advogados do PCC na platéia da audiência aberta, marcada para quarta-feira passada (10).
Quando uma organização criminosa consegue ter um serviço de "inteligência" capaz de "vazar" uma "sessão secreta" do parlamento, é porque está sobrando inteligência de um lado e faltando inteligência do outro lado!
É uma verdadeira piada que uma diligência secreta do parlamento tenha a participação de funcionários de uma empresa terceirizada!
E o incidente só se tornou público porque o tal funcionário da empresa terceirizada que "vendeu" os CDs aos advogados espiões do PCC, moído por remorsos aos constatar o desastre que sua inconfidência causou em São Paulo, resolveu confessar TUDO.
Caso contrário, ninguém jamais saberia que MARCOLA, bandido mor do PCC espiona até o Congresso Brasileiro!

quinta-feira, 18 de maio de 2006

A "sabedoria" prática do MARCOLA, chefão do PCC!


"Eu posso entrar numa delegacia e matar um policial, mas um policial não pode entrar na cadeia e me matar, pois é obrigação do Estado me proteger..."!.
O VOX LIBRE defende a libertação imediata do MARCOLA, para que ele possa sofrer as mesmas conseqüências da insegurança pública que assola os cidadãos comuns de São Paulo!!!
A "tiragem" paulista vai agradecer, a população também!!!

quarta-feira, 17 de maio de 2006

ARMISTÍCIO em SÃO PAULO???

Marcos Willians Herba Camacho nascido em família pobre, mas não miserável, começou a carreira de crimes ainda adolescente batendo carteiras e furtando toca-fitas de quem passava pela Baixada do Glicério, antro de pobreza e pequenos crimes do centro de São Paulo.
Hoje, mais conhecido como MARCOLA (na foto acima), está condenado a 44 anos de cadeia e passou mais da metade da vida preso.
Mesmo de dentro da cadeia é o poderoso chefão do crime organizado em São Paulo e comanda o PCC (Primeiro Comando da Capital), e teria sido dele a ordem para desencadear uma onda de atos terroristas que assolou e parou a maior cidade do país entre os dias 12 e 15 do mês corrente.
O saldo da violência é assustador: 251 atentados contra agentes, viaturas e instalações de órgãos de segurança, 80 ônibus queimados e 15 agências bancárias depredadas, além de rebeliões em todos os presídios paulistas.
40 mortos entre policiais militares, guardas e policiais civis e 4 cidadãos comuns.
Do lado do inimigo, segundo autoridades paulistas, morreram 93 suspeitos em tiroteios com policiais, dos quais 40 ainda não foram identificados.
As ações terroristas comandadas por MARCOLA, segundo o comando da segurança pública de São Paulo, foram uma reação da facção criminosa PCC à transferência de líderes da organização para a penitenciária 2 de Presidente Venceslau (a 620 km da capital), complexo de segurança máxima idealizado para abrigar integrantes do crime organizado numa situação de isolamento total.
Entre os 765 detentos transferidos para o presídio está o próprio chefão, o MARCOLA.
A situação só começou a melhorar depois que MARCOLA supostamente ordenou um cessar fogo de suas hostes terroristas, determinando também o fim de todas as rebeliões em presídios.
A ordem teria sido dada depois que MARCOLA recebeu na cadeia onde se encontra preso, no domingo dia 14, a visita de uma comitiva formada pela advogada e ex-delegada Iracema Vaseiaveco, o coronel da PM Ailton Araújo Brandão, o corregedor Antônio Ruiz Lopes, representante da SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) e o delegado da Polícia Civil José Luiz Cavalcante.
A Promotoria de Execuções Criminais de Presidente Prudente abriu investigação para tentar descobrir se houve ou não acordo entre o governo paulista e a organização criminosa comandada por MARCOLA, coisa que as autoridades paulistas, evidentemente, negam.
Afirmam que a visita foi apenas para verificar o “estado” de MARCOLA.
Se o acordo existiu realmente tratou-se de verdadeira capitulação do poder público diante do crime organizado.
A doutrina especializada internacional recomenda com veemência que não se deve negociar nem ceder a terroristas em hipótese nenhuma.
Isso porque ao ceder uma vez, cria-se estímulo para que novas "reivindicações" gerem nova onda de atentados já que, se deu certo uma vez, pode dar certo de novo!

domingo, 14 de maio de 2006

Em guerra contra o TERROR!!!

Um fim de semana realmente diferente!
No sábado, 13 de maio, completaram-se 118 anos desde que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravatura no país.
No domingo, o Dia das Mães!
O que era para ser um fim de semana festivo acabou se tornando uma página de horror de nossa história!
Os brasileiros agora são escravos do medo, vítimas de uma crescente violência e de uma audácia dos criminosos que parece não ter nenhum limite!
Muitas mães sofreram a maior dor possível, que é a de perder seus filhos e filhas!
A maior e mais intensa série de ataques contra forças de segurança de São Paulo deixou, desde a noite da última sexta-feira (12), 52 pessoas mortas no Estado, o número inclui policiais, guardas civis, agentes penitenciários, civis e suspeitos.
Durante o período, foram 115 ataques em diferentes pontos de São Paulo.
A violência se alastrou e atingiu 78 penitenciárias e CDPs (Centros de Detenção Provisória).
Na noite deste domingo, os presos permaneciam rebelados em 53 unidades.
Há reféns.
Orquestradas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), as ações são uma resposta à decisão do governo estadual paulista de isolar líderes da facção.
Na quinta-feira (11), 765 presos foram transferidos para a penitenciária 2 de Presidente Venceslau (620 km a oeste de São Paulo), com a intenção de coibir ações promovidas pela facção.
Segundo o balanço parcial do governo do Estado, até a noite deste domingo, foram 115 ataques.
Morreram 20 policiais militares, 12 deles em folga, cinco policiais civis todos em folga, três guardas municipais, oito agentes penitenciários todos em folga, dois civis e 14 suspeitos, baleados em confrontos.
Na cidade de São Paulo, as ações ocorreram no centro (5), na zona norte (8), na zona oeste (5), na zona sul (9) e na zona leste (15).
Foram 17 ataques na Grande São Paulo, dez no litoral e 31 no interior.
Outras 16 ocorrências ainda não foram especificadas.
A maioria das ações foi contra a Polícia Militar, 57 casos.
Entre a tarde e a noite deste domingo, também foram registrados incêndios em vinte ônibus na cidade de São Paulo.
Não há registro de vítimas, e a suspeita é que as ações tenham sido promovidas por criminosos ligados ao PCC.
O VOX LIBRE até agora não tem notícias de que representantes das ONGs de Direitos Humanos tenham visitado as famílias dos policiais mortos!
O crime organizado em São Paulo adota definitivamente a tática do TERRORISMO para afrontar os poderes constituídos.
Alguns especialistas em segurança pública (e nessas ocasiões são muitos os "policiólogos" que se apresentam para dar entrevistas), resistem em qualificar tais ações como TERRORISMO.
Acham que é necessário que tais ações estejam impregnadas de alguma ideologia, política ou religiosa!
É um engano muito freqüente!
As ações do crime comum sempre visam um ganho de natureza pecuniária.
As ações TERRORISTAS pretendem um ganho "moral"!
O TERROR se caracteriza pelo objetivo de subjugar pelo medo, de impor sua vontade a um grupo social ATERRORIZADO e assim DESMORALIZAR o poder estatal formal.
Mesmo quando praticado por criminosos comuns o TERRORISMO pode ter objetivos políticos, no caso, forçar o poder público a recuar da decisão de isolar os membros do PCC.
O Poder Público não pode ceder aos criminosos TERRORISTAS, custe o que custar.
A estratégia a ser usada em situações assim é a de implementar ações de INTELIGÊNCIA POLICIAL, identificando, prendendo e punindo os responsáveis!
Caso contrário, o crime organizado se sentirá estimulado a agir da mesma maneira sempre que seus interesses forem contrariados!
No momento em que este post é escrito, o VOX LIBRE toma conhecimento de que ações semelhantes começam a acontecer no estado do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Antes que o fenômeno se espalhe por todo o Brasil é necessário que as autoridades responsáveis pela segurança pública nos locais atingidos ajam com a coragem que a situação requer, revidando duramente contra o crime organizado, buscando punir os responsáveis e endurecendo ainda mais as medidas disciplinares contra os líderes das organizações criminosas que já se encontram presos.
A sociedade não pode contemporizar em hipótese nenhuma com CRIMINOSOS, TERRORISTAS ou não!

sexta-feira, 12 de maio de 2006

O COCA-COLEIRO!!!

O presidente da Bolívia, EVO “COCALERO” MORALES, o “muy amigo” do governo LULA, foi flagrado em plena presepada pública, fantasiado de “índio”, saboreando uma COCA-COLA (foto acima do jornal O GLOBO).
Ele se diz nacionalista e “bolivariano”, e por influência do seu chefe (o presidente da VENEZUELA, HUGO “MELANCIANOPESCOÇO” CHAVEZ), se posiciona contra os EUA, mas não abre mão de consumir o maior símbolo do imperialismo ianque, a COCA-COLA!
Também não poderia ser diferente já que a COCA-COLA tornou mundialmente conhecido o maior produto de exportação da Bolívia, a COCA!
Faria mais sentido se o presidente da Bolívia, que é "cocalero" e também é "coca-coleiro" se alinhasse ao George Walker Bush.
A última novidade é que o presidente boliviano “muy amigo” do Brasil ameaça agora expulsar cerca de 5.000 brasileiros que vivem na faixa de fronteira da Bolívia.
Muitos milhares de bolivianos vivem no Brasil irregularmente, mas o presidente “coca-coleiro” não está preocupado com retaliações, pois já sabe que o governo brasileiro não vai reagir.
O ministro das relações exteriores do Brasil, depondo no congresso nacional deixou bem claro que a política externa brasileira não é a política do “porrete”!
Pelo andar da carruagem tudo indica que a política externa do Brasil é a política da “calça arriada”!!!

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Vontade de proibir!

Podemos realmente nos sentir orgulhosos de nossos parlamentares!
Alguns estão realmente preocupados com nosso bem estar e nossa paz espiritual.
O deputado federal SALVADOR ZIMBALDI do PSB/SP (na foto acima), por exemplo, quer proibir, em todo o território nacional, a exibição do filme O CÓDIGO DA VINCI.
Já tentou uma medida cautelar na justiça, não arrumou nada, mas continua insistindo em conseguir outros meios para ter sucesso em sua cruzada particular.
O parlamentar invoca o princípio constitucional da liberdade de culto religioso, alegando que o filme ofende a crença dos católicos.
Para começo de conversa o deputado está chegando meio atrasado, pois o livro que inspirou o filme está vendendo muito (há meses) no Brasil e ninguém até agora havia tido a idéia de proibir sua circulação.
Por outro lado o deputado deveria ler a constituição toda, descobriria que ela também garante o direito de liberdade de expressão e a liberdade do exercício da atividade cultural, científica e artística.
Também descobriria que a constituição de 1988 aboliu a censura sob todas as suas formas.
O Brasil hoje não precisa nem quer prepostos do Estado para analisar e dizer o que é que os brasileiros podem ou não assistir na televisão, no teatro ou nos cinemas, ou o que é que os brasileiros podem ler ou ouvir.
Mas sempre pode haver uma recaída na vontade de censurar aquilo que não agrada aos “donos” do poder e o atual governo já deu mostras de que tem uma certa “queda” por esses vícios autoritários e isso ficou provado quando cogitou expulsar o correspondente LARRY ROHTER e tentou criar um soviet (palavra russa para conselho) para controlar a imprensa!
O deputado também esquece que nem todo cristão é católico e que nem todo mundo no Brasil é cristão.
No Brasil há muçulmanos, judeus, budistas, adeptos de religiões de origem africana e até mesmo aqueles que não acreditam em nada!
Todos devem ter o direito de escolher se devem ou não entrar em um cinema para assistir O CÓDIGO DA VINCI!
Eu quero ter o direito de assistir tal filme se quiser e não dou a ninguém o direito de tirar conclusões em meu lugar!
O livro já li e confesso que me decepcionou um pouco, acho que esperava coisa melhor em vista de sua grande vendagem, a mim pareceu uma espécie de "colcha de retalhos" de livros de suspense, enfim, já gastei dinheiro em coisas piores.
O livro de DAN BROWN é uma obra de ficção e assim, mistura verdades com a criação inventiva do autor.
Quem leu o livro e acreditou que tudo o que está escrito ali é a pura verdade precisa procurar um terapeuta com urgência.
Ou o tal deputado está querendo melhorar a bilheteria do filme ou está querendo aparecer, o que em parte já conseguiu, porque eu pelo menos, nunca havia ouvido falar dele!
Deve ser falta do que fazer no congresso!!!

terça-feira, 9 de maio de 2006

OPERAÇÃO SANGUESSUGA!!!


Nos últimos dias não se fala de outra coisa na mídia em geral.
A Polícia Federal desbaratou uma quadrilha que vendia ambulâncias superfaturadas para municípios de vários estados brasileiros.
Estima-se que cerca de 1.000 ambulâncias tenham sido vendidas a cerca de 75 municípios brasileiros com preços muito acima do mercado (pelo menos o dobro do valor normal), e o rombo seria de algo em torno de 100 milhões de reais!
Empresas de "fachada" foram criadas apenas para participar das licitações dando uma aparência de legalidade às mesmas, já que sempre a mesma empresa “vencia” as licitações!
As verbas para pagamento das ambulâncias eram do Fundo Nacional da Saúde e eram reservadas no orçamento da União às prefeituras envolvidas por emendas de parlamentares apresentadas ao orçamento da União.
Cerca de 65 deputados federais são citados como supostamente "enrolados" no caso por terem apresentado as emendas.
Cerca de 50 pessoas (entre empresários, assessores parlamentares e ex-deputados), estão presas por envolvimento na OPERAÇÃO SANGUESSUGA!
A questão é que nem prefeitos, nem assessores parlamentares, nem deputados, têm poder para liberar verbas.
O orçamento da União é meramente autorizativo.
Incluir uma emenda reservando verba para aquisição de uma ambulância por uma prefeitura não significa automaticamente que a verba será liberada.
É o velho embate entre ORÇAMENTO x FINANCEIRO.
O ORÇAMENTO diz que a verba está prevista, mas o FINANCEIRO é que vai determinar se a verba está disponível e liberada.
Isso significa que verbas previstas no orçamento só são liberadas se um ministro autorizar, só o ministro tem tal autoridade.
Há peixes grandes ainda por cair na rede!
Se a OPERAÇÃO SANGUESSUGA prosseguir nas investigações, alguns ministros vão ficar muitas noites sem dormir!
É esperar para ver, ou os culpados serão os MORDOMOS de sempre!

domingo, 7 de maio de 2006

QUEQUÉISSO COMPANHEIRO??? e ainda acha engraçado???

A foto é do jornal O GLOBO.
Quanto vale um subsolo cheio de petróleo e gás?
Não vale nada se o petróleo e o gás permanecerem embaixo da terra!
É preciso localizar as reservas, perfurar poços de exploração, construir instalações industriais de refino, estruturas físicas de transporte, distribuição e comercialização, et coetera...
Tudo isso demanda TECNOLOGIA e MUITO... mas MUITO dinheiro!
Foi exatamente isso que a PETROBRÁS fez na BOLÍVIA, onde investiu mais de UM BILHÃO E MEIO DE DÓLARES desde 1996!
Para construir o gasoduto de 3.150 quilômetros que transporta o gás boliviano aos centros de consumo no BRASIL a PETROBRÁS investiu mais DOIS BILHÕES DE DÓLARES!
Foram TRÊS BILHÕES E MEIO DE DÓLARES investidos na BOLÍVIA!
A PETROBRÁS gerou na BOLÍVIA milhares de empregos, arrecadação tributária, divisas resultantes da comercialização de petróleo e gás e é a maior empresa naquele país participando com cerca de 15% no PIB boliviano.
A BOLÍVIA é um país pobre, mas sem dúvida nenhuma, era muito mais pobre antes da PETROBRÁS!
Apesar de tudo isso, violando contratos e acordos comerciais, através de decisão unilateral e ato de força usando tropas do exército, o governo boliviano resolveu se apropriar do patrimônio da PETROBRÁS.
O Estado brasileiro é o maior acionista da PETROBRÁS o que significa que o prejuízo é de toda a sociedade brasileira.
Nosso presidente da república - que deveria defender com unhas e dentes os interesses dos cidadãos brasileiros -, por ser dever de seu cargo, resolveu “interpretar” os interesses dos bolivianos afirmando que a BOLÍVIA tem o direito de fazer o que fez!
Aos que cobraram uma atitude enérgica do governo brasileiro nosso presidente disse que pretendia resolver a crise com CARINHO!!!
Aproveitou o ensejo para alfinetar o presidente GEORGE WALKER BUSH afirmando que o BRASIL não faria com a BOLÍVIA o que os EUA fizeram com o IRAQUE.
Com essa declaração resolveu também “interpretar” os interesses norte americanos, esquecendo que BUSH não tem nada a ver com o que está acontecendo entre o BRASIL e BOLÍVIA.
Trata-se da demagógica tática de usar um “interlocutor imaginário” para responder a perguntas que ninguém fez, porque ninguém sequer sugeriu uma ação militar contra a BOLÍVIA!
Aliás, sucateadas como estão nossas forças armadas, uma “guerra” contra a BOLÍVIA seria uma aventura arriscadíssima, uma verdadeira briga com bêbado: se ganhar é covardia, se perder está desmoralizado!
O fato é que nosso presidente vai mesmo tratar o presidente boliviano EVO MORALES com a consideração especial só reservada aos grandes “amigos”... "muy amigos".
Deve ser por isso que nosso presidente mereceu do presidente boliviano EVO “COCALERO” MORALES um “carinhoso” abraço por trás!!!
O VOX LIBRE acha tudo isso uma coisa muito estranha...
O Tempora! O Mores! (CÍCERO, In Catilinam 1.2)

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Moradia "popular"!!!


O site do jornalista Claudio Humberto (www.claudiohumberto.com.br), divulgou na edição de ontem, a foto acima, de uma mansão em um condomínio de luxo na cidade paulista de São Bernardo do Campo.
O "casebre" pertenceria ao muito esperto filho de um poderoso pai que não sabe de nada!
Jornalistas "fuçadores" estão investigando o assunto que deve dentro de pouco tempo aparecer na imprensa.
Até porque o Senador LEONEL PAVAN do PSDB de Santa Catarina já requereu uma investigação a respeito do real proprietário da "mansão"!
Vamos esperar para ver!!!
De quem será a "modesta" moradia???

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Boicote parlamentar ao ORKUT???

Deputada Federal MARIA DO ROSÁRIO
Não será fácil chegar até os brasileiros que praticam crime de pedofilia e racismo na internet.
Principalmente se os internautas criminosos fizerem parte do Orkut, rede de relacionamentos com 12 milhões de usuários, dos quais 75% são brasileiros.
Na semana passada, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o diretor-jurídico do Google (empresa que administra o Orkut), David Drummond, disse que vai colaborar com as investigações, mas avisou que não quebrará sigilo de usuários.
"Se permitirmos à Justiça brasileira o acesso a dados de seus usuários, poderemos ser processados", justificou.
Ele apresenta como principal argumento o fato de o Orkut ter sede nos Estados Unidos, país que garante na Constituição o sigilo dos usuários de computador.
Apesar das ressalvas feitas por Drummond, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), considerou o encontro com os representantes do Google "proveitoso".
Ele reconhece que será difícil a Justiça brasileira chegar até os dados dos usuários por quebra de sigilo.
"As leis norte-americanas são rigorosas. Nos Estados Unidos, há comunidades na internet chamadas "morte aos negros" e o Orkut não quebrou o sigilo dos autores", observou.
A principal justificativa do Google para não fornecer informações ao Brasil é que todas as informações que constam no Orkut ficam arquivadas nos Estados Unidos ou na Grã-Bretanha.
"O Google tem 16 milhões de usuários em 12 línguas diferentes. Por essa razão, a empresa precisa lidar com as legislações de diferentes países. Se fornecermos as informações, a empresa poderá ser punida", ressaltou Drummond.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) ficou indignada com a postura da empresa que administra o Orkut.
Ela lembrou que a maioria dos usuários é brasileira e que o Congresso pode iniciar um movimento de boicote, já que a rede de relacionamentos virou terreno de crimes.
"Aí eu quero ver se vocês não vão colaborar com as investigações.
Vão desprezar o mercado brasileiro?", desafiou.
O VOX LIBRE acha que a deputada Maria do Rosário está delirando!
O GOOGLE construiu sua reputação de empresa importante no cenário mundial com base em um trabalho eficiente e sério!
A tal deputada acha mesmo que o Congresso brasileiro, com o moral mais por baixo do que barriga de cobra, pode mesmo patrocinar com sucesso um boicote contra o ORKUT?
É mais fácil o ORKUT liderar com êxito um boicote contra o Congresso brasileiro!
Acorda Deputada!!!

quarta-feira, 3 de maio de 2006

BANDIDOS no VOX LIBRE! Outra vez!

Os amigos leitores e blogueiros deste VOX LIBRE já devem ter percebido que o ritmo de postagens neste blog tem diminuido!
Certamente não é por falta de assunto!
Além de falta de tempo, porque este editor se encontra às voltas com a redação de uma tese de doutorado, este VOX LIBRE tem sido alvo de ataques de BANDIDOS da internet, que estão tentando "violar" as senhas deste VOX LIBRE certamente com más intenções!
Já foram três as tentativas, e a administração do BLOGGER já foi informada a respeito e está atenta para a identificação dos invasores!
Uma vez identificados, os "invasores" serão "perseguidos" na forma da Lei!

terça-feira, 2 de maio de 2006

CRISTIANE TORLONI, da série OS DESILUDIDOS!

No último dia 27 de abril, em entrevista à ANA MARIA BRAGA, no programa MAIS VOCÊ da Rede Globo de Televisão, a atriz CRISTIANE TORLONI "abriu o verbo": desancou o governo, o MENSALÃO, a CORRUPÇÃO, as ABSOLVIÇÕES dos mensaleiros e ironizou as declarações do presidente da repúbúlica de que a saúde no Brasil "é quase perfeita"!
La TORLONI disse que o presidente diz isso porque não anda nas ruas e não vai ao Hospital Miguel Couto (no Rio de Janeiro), em busca de socorro médico!
Revoltada por ter sido vítima de roubo a mão armada recentemente, a atriz acentuou o fato de que os cidadãos brasileiros pagam pesadissimos impostos e não tem nenhuma contrapartida estatal digna!
Quem quiser ver o vídeo completo da entrevista, é só clicar no link do título deste post!

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Muy Amigo!!!

O presidente da Bolívia, Evo Morales, invadiu com tropas do Exército uma instalação da Petrobras para anunciar a nacionalização da exploração do gás e do petróleo no país.
Com as medidas, o Estado deve assumir o controle acionário das duas refinarias existentes no país (que são da Petrobras).
O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta segunda-feira a nacionalização da exploração de petróleo e gás, e ordenou a ocupação dos campos de produção das empresas estrangeiras no país, além da estatal brasileira Petrobrás, operam na Bolívia as petrolíferas Repsol YPF (Espanha e Argentina), British Gas e British Petroleum (Reino Unido), Total (França), Dong Wong (Coréia) e Canadian Energy.
A partir de hoje, elas ficam obrigadas a "entregar" as propriedades para a empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), que assumirá a comercialização da produção, definindo condições, volumes e preços tanto para o mercado interno quanto para exportação.
A Petrobras já injetou, desde 1996, US$ 1,5 bilhão na Bolívia, além de US$ 2 bilhões para construir o gasoduto que traz o gás ao Brasil.
Ela explora os dois principais campos de gás do país, os quais já teriam sido ocupados pelo Exército boliviano hoje, e tem duas refinarias, entre outras instalações.
É a maior empresa na Bolívia e responde por 15% do PIB daquele país.
A medida é demagógica e muito "popular" mas trata-se de um verdadeiro tiro no pé do presidente “cocalero”.
Tais expropriações já aconteceram na Bolívia na década de 30 e de 80, e, nas duas vezes o resultado foi um desastre econômico.
A situação ficou pior do que antes e os bolivianos devolveram o que tomaram juntamente com um pedido de desculpas.
A questão é que a Bolívia não tem poupança interna para investir em nada e necessita de investimentos estrangeiros.
Uma medida dessas só serve para afugentar o capital internacional, pois ninguém arrisca um pirulito em um país que rasga contratos e expropria instalações industriais com tropas do exército.
A Bolívia também não tem tecnologia para nada exceto para plantar coca, sendo que até para refinar cocaína dependem da tecnologia colombiana e peruana.
Aqui para nós, num primeiro momento, na melhor das hipóteses vai subir o preço do gás que hoje abastece residências, indústrias e veículos automotores, num pior cenário pode haver racionamento.
A questão interessante é que se a Bolívia não vender gás para o Brasil não vai encontrar comprador alternativo.
O engraçado de toda essa encrenca é que a medida de força do presidente boliviano não pode ter surpreendido ninguém pois ele vinha anunciando que o faria desde a campanha eleitoral quando foi abertamente apoiado pelo governo brasileiro.
Depois de eleito, o governo brasileiro o saudou como um hermano!
Se nosso presidente achava que tinha alguma liderança na América do Sul ou ascendência sobre o Evo "cocalero" Morales desta vez ficou provado que ele não sabe de nada mesmo!
Com um “hermano” desses ninguém precisa de inimigo!