sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

OPORTUNISMO barato... ou caro?

Há cerca de dois meses atrás o jornalão O GLOBO publicou uma extensa e meticulosa matéria sobre os menores de rua do Rio de Janeiro e as ONG's (organizações não-governamentais), que se ocupam do problema que eles (os menores), representam.
Sabemos que muitos dos leitores deste VOX LIBRE hão de se lembrar da reportagem!
Se não se lembram, podemos recordar que a matéria descobriu coisas interessantes:
Em primeiro lugar confirmou o que muitos já sabiam, no Rio de Janeiro há "menores nas ruas" e "menores de rua".
Os primeiros têm seus lares e passam os dias "nas ruas" porque seus pais trabalham o dia todo e a rua lhes garante a sedução da permissividade total.
Os segundos, realmente não têm para onde ir e vivem integralmente ao relento, abandonados na "liberdade" que a interpretação distorcida do "direito de ir e vir" estabelecido na lei conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, e que convém às autoridades, pela cômoda posição de que nada podem fazer a respeito, já que entendem que não podem "obrigar" os menores a sair das ruas.
A retirada compulsória dos menores das ruas implicaria em uma onerosa estrutura de atendimento e daí é mais fácil "entender" que eles têm o direito de se degenerar no abandono das ruas!
Outra grande descoberta da equipe de jornalistas do O GLOBO, foi a de que existem mais ONGs de menores de rua, do que os propriamente menores de ou na rua!
E isso é muito estranho!!!
O correto então é que o "problema" dos menores de rua já deveria ter sido resolvido.
Acontece que essa coisa de ONG's virou uma "indústria"!
Há gente vivendo, e bem, como "ongueiro" profissional!
A origem do dinheiro que sustenta essas ONG's é uma verdadeira "caixa-preta".
Antigamente, filantropia era uma coisa que se praticava no anonimato, porque não ficava bem o auto-elogio do altruísmo!
Hoje em dia, o anonimato é necessário para proteger a "pilantropia" da curiosidade de bisbilhoteiros que insistem em buscar transparência em tudo!
Nesta época de festas de fim de ano, uma ONG do Rio de Janeiro alardeou que pretende levar um grupo de menores de rua para jantar numa badalada e cara churrascaria da zona sul da cidade!
A ONG diz que é para combater o preconceito que as pessoas de classe média alta (que freqüentam a tal churrascaria habitualmente), têm contra os menores de rua!
Preconceito parece que quem tem é a tal ONG!
Claro que os menores de rua escolhidos para o evento vão achar uma maravilha jantar numa churrascaria da moda!
Mas nos parece mais importante que eles tenham uma família e um lar e cinco refeições diárias durante o ano todo e não apenas um acontecimento midiático no fim de ano, para melhorar a "arrecadação de contribuições" da criativa ONG!
Só de birra e para contrariar, este VOX LIBRE não vai dizer o nome da ONG em busca de notoriedade!

Não vamos aqui ajudar a dar publicidade a oportunistas!

2 comentários:

Ricardo Rayol disse...

É uma das razões que quero e muito fundar a minha dinehiro fácil, barato e sem comprovação de origem ou destino... ARCSF ... Aptoveito para desejar-lhe um otimo natal e um 2007 vitorioso, justo e generoso.. um grande abraço do seu primo Ricardo.

Rodrigo Xavier disse...

Antônio,

Já trabalhei em uma ong que cuidava do direito à alimentação e da educação em Direitos Humanos para jovens em situação de risco. Foi acusada de emitir notas frias de cerca de R$1.000.000,00.

Abraços.