quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Controle da INTERNET, nova maneira de meter a mão no nosso bolso!

Nosso post anterior suscitou um comentário altamente esclarecedor que merece figurar na página principal do VOX LIBRE, porque demonstra o que todo mundo já suspeitava.
Há intere$$e$ econômicos por trás da idéia!
Vocês se lembram daquela história do kit de primeiros socorros que todo mundo teve que comprar para carregar dentro do carro?
Foi em virtude de uma lei e uma turma ganhou muito dinheiro com a venda dos kits!
Depois alguém percebeu que não adianta nada ter um kit de primeiros socorros dentro do carro se as pessoas não souberem usá-lo e a "obrigatoriedade" legal desapareceu, mas já tinham metido a mão no bolso de muita gente!
A idéia do controle da INTERNET parece ter a mesma motivação, veja porque:
“O que o projeto de lei visa é obrigar que cada usuário da Internet passe a ter um certificado de chave PUBLICA registrado em empresa da ICP-BRASIL, para que a posse do respectivo certificado de chave PRIVADA possa servir como identificador da pessoa.
Este é o mercado cativo que esta lei cria.
Usuários da Internet terão que se cadastrar em empresas da ICP-BRASIL para obter certificados de validade limitada e pagar por estes certificados a cada ano ou dois anos.
A MP 2200-2, que regulamenta a assinatura digital, determina que a identificação eletrônica da pessoa passa a ser determinada a partir da POSSE da CHAVE PRIVADA, que seja par de um certificado de chave pública registrado na ICP-BRASIL.
Uma chave privada é apenas um arquivo que fica guardado num disco de memória do computador da pessoa ou num chip de um cartão que a pessoa terá que pagar R$ 400,00 para possuir”.
Brunazo adverte que os programas maliciosos para roubo de identidade que surgirão irão simplesmente procurar arquivos de chaves privadas nos computadores das pessoas e, quando encontrados, passar a usá-los com identificação legal.
“E, pela MP 2200-2, o usuário que tiver sua chave privada usurpada, ainda terá arcar com o ônus da prova de que teve seu certificado copiado”.
Engo. Amilcar Brunazo Filho

2 comentários:

Alice disse...

Brincadeira heim ...

Alice disse...

Afinal ,quem paga sempre é o pato e o pato somos nós ...