sábado, 14 de outubro de 2006

Turismo de alto risco II !

Na noite de ontem, 12 empresários chineses que visitavam o BRASIL para avaliar as possibilidades de investimento no país foram assaltados!
Eles acabavam de chegar ao Rio de Janeiro e o ônibus especialmente fretado que os transportava do aeroporto internacional Tom Jobim até o hotel onde ficariam hospedados na zona sul da cidade foi "fechado" por um carro ocupado por ladrões.
O fato não aconteceu em algum lugar ermo da cidade, mas em plena lagoa Rodrigo de Freitas.
Os criminosos tiveram o tempo e a tranqüilidade suficiente para saquear todos os passageiros, roubando dinheiro, telefones e outros objetos e equipamentos eletrônicos de valor.
Não é a primeira vez que o VOX LIBRE fala disso e provavelmente, e infelizmente, não será a última.
A imprensa, repercutindo a notícia, publicou depoimentos de guias turisticos e motoristas de ônibus afirmando que tais assaltos são freqüentes e ocorrem principalmente nas noites de sexta-feira e sábados!
As autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro divulgaram nota oficial dizendo que não é verdade que assaltos a turistas sejam corriqueiros na cidade.
Se não é verdade que assaltos a turistas sejam rotineiros no Rio de Janeiro, por que então foi preciso criar uma delegacia especializada?
Trata-se da DEAT - Delegacia Especial de Atendimento ao Turista.
Se for verdade o que dizem as autoridades da segurança pública do Rio de Janeiro, deve ser um caso inédito de criação de uma delegacia especializada para se ocupar de crimes "que não acontecem"!
A cidade do Rio de Janeiro tem todos os requisitos para se transformar num grande centro de turismo internacional, com todas as vantagens econômicas decorrentes disso, mas a bandidagem atrapalha, como atrapalha também a postura das autoridades encarregadas da segurança que teimam em não reconhecer a existência do problema.
Assim, fica difícil!

Um comentário:

Ricardo Rayol disse...

O Rio é como o Brasil, eternamente um importante pólo turístico.