sábado, 2 de setembro de 2006

Quem paga as pesquisas eleitorais?

Na área de comentários de nosso post de ontem, a amiga blogueira ALICE contou que flagrou pesquisadora fazendo perguntas para preencher um formulário que já estava com as respostas marcadas!
A coluna do CLÁUDIO HUMBERTO divulgou uma nota onde narra que no Mato Grosso do Sul pesquisadores foram pilhados escolhendo pesquisados entre beneficiários do programa BOLSA FAMÍLIA, "pedra" que já havia sido "cantada" em 11 de agosto no blog do Luiz Gonzaga de Paulo de Curitiba/PR (veja o blog no link do título deste post).
A pergunta que não quer calar é quem paga pelas pesquisas eleitorais?
São instituições privadas com interesse nos resultados das eleições?
Não se trata de especular de forma exagerada sobre uma possível fraude nas próximas eleições!
Aliás, por falar nisso, quem imagina que as urnas eletrônicas são imunes a fraudes está redondamente enganado, trata-se possivelmente de uma das maiores "cascatas" já empurradas garganta abaixo da opinião pública.
Mais cedo ou mais tarde a verdade será conhecida e apenas para reflexão queremos lembrar que não existe nenhum sistema informatizado inexpugnável.
Mas o fato é que a mera divulgação de pesquisas com um certo candidato com índices de preferência artificialmente inflados pode influenciar o resultado do pleito, principalmente se se levar em conta que, infelizmente, a maioria do eleitorado tem pouco acesso à informação e acha que eleição é como corrida de cavalos, é preciso votar em quem está na frente para não "perder" o voto.
O VOX LIBRE acha que tem alguma coisa muito errada nestas pesquisas!!!

3 comentários:

Alice disse...

Eu tbm acho ,com toda certeza , ainda depois de ter visto preenchido .
Por isso não acredito mais em pesquisas , pois não é opinião dos pesquisados e sim ...

Anônimo disse...

Deveria haver um orgão fiscalizador e uma punição severa caso ficasse constatado qq irregularidade. Tá na cara que são direcionadas. Já procurei no TSE as pesquisas, mas só consta quem pediu e o número, as perguntas e os locais onde foram feitas, não!!
E fica tudo por isso mesmo, continuamos bancando idiota!!

Seu Carlos

Ricardo Rayol disse...

Gostaria muito que esses manipuladores fossem parar na midia. Já constatei que pesquisas de ultima hora estimulam o eleitorado para o lado errado, afinal todos querem ser vencedores e votam no que está na frente.