sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Metendo a mão no bolso dos brasileiros... impunemente!

Há quem diga que o General GOLBERI DO COUTO E SILVA era o "cérebro" do regime militar que se instalou no Brasil em 1964.
Atribuem a ele, frase segundo a qual a memória do brasileiro dura apenas 15 dias!
Fatos recentes parecem confirmar tal assertiva!
No segundo semestre de 2005 a popularidade do atual governo federal foi parar no fundo do poço por conta de uma enxurrada de denúncias de corrupção.
No momento atual, a candidatura do mesmo governo a um segundo mandato parece navegar de vento em popa, embalada em altos índices de aprovação, mesmo depois que nada menos do que 4 ministros e dezenas de funcionários vinculados foram defenestrados por conta das mesmas denúncias, indiciados e processados em inquéritos policiais e ações penais movidas pelo Procurador Geral da República!
Mas sempre há alguma coisa que pode dar errado como reza a Lei de Murphy!
Ninguém mais parecia se lembrar da afronta à soberania nacional (à qual o governo federal não reagiu), quando tropas do exército boliviano invadiram instalações da PETROBRÁS naquele país e as expropriaram!
As bandeiras brasileiras que tremulavam nos mastros das refinarias foram arriadas em um ato que países sérios considerariam uma ofensa inaceitável!
O governo brasileiro NÃO FEZ NADA, ou melhor, declarou que como a BOLÍVIA é um país pobre, tem o direito de meter a mão no bolso dos outros!
Até agora, as refinarias da PETROBRÁS na BOLÍVIA continuavam sendo administradas pela estatal brasileira e havia esperança de que o governo boliviano indenizaria o BRASIL, caso confirmasse a intenção de tomar posse do patrimônio de milhares de acionistas brasileiros.
Os investimentos brasileiros da PETROBRÁS na BOLÍVIA montam a 1,5 bilhão de dólares!
Pois o fato é que a 15 dias das eleições presidenciais no BRASIL, o muy amigo e hermano EVO MORALES (presidente da BOLÍVIA), resolveu relembrar o fiasco da política externa brasileira e a tibieza de nosso governo, determinando que a administração das refinarias da PETROBRÁS fosse assumida por bolivianos, confiscando ativos financeiros e declarando que NÃO HAVERÁ INDENIZAÇÃO NENHUMA!
O argumento é que a PETROBRÁS já teria "ganhado dinheiro demais na BOLÍVIA"!!!
Foi um verdadeiro "barata voa" em Brasília!
Diante do estrago eleitoral que tal medida poderia causar, vários contatos sigilosos teriam sido feitos e EVO MORALES resolveu dar uma "colher de chá" ao colega brasileiro (candidato à reeleição), e anunciou que a medida de força seria CONGELADA!
Por discordar do tal CONGELAMENTO, o até então ministro dos Hidrocarbonetos da BOLÍVIA, ANDRÉS SOLIZ, o "bocão", não entendendo nada de marketing eleitoral, e se sentindo desautorizado, pediu demissão do cargo.
O CONGELAMENTO significa que EVO MORALES não vai desistir, mas apenas vai esperar passar as eleições para sacramentar o confisco do dinheiro de milhares de brasileiros que são acionistas da PETROBRÁS!
E o atual governo federal brasileiro - se for reeleito -, como já se sabe, NÃO VAI FAZER NADA!!!
E claro, o aumento do preço do GNV - Gás Natural Veicular, também vai ficar para depois das eleições!

Um comentário:

Alice disse...

Parece que as pessoas estão anesteciadas,esquecem que o dinheiro investido lá é nosso.
Bom dia