quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Medicamentos GENÉRICOS???

Todo mundo sabe o que são os medicamentos GENÉRICOS!
A idéia surgiu e se tornou realidade no governo passado quando JOSÉ SERRA era Ministro da Saúde.
Permitia que laboratórios produzissem medicamentos com o princípio ativo básico para competir com os medicamentos de MARCA.
A concorrência provocaria a baixa de preços já que os GENÉRICOS seriam muito mais baratos que os medicamentos de MARCA, vez que liberados do pagamento de royalties.
Os médicos deveriam (como devem), em suas receitas, indicar o princípio ativo, permitindo que os pacientes pudessem optar entre os medicamentos GENÉRICOS e os de MARCA!
Tudo muito bom, mas tem alguma coisa muito errada acontecendo!
Fomos a uma farmácia para adquirir o medicamento de marca CORTICORTEN de 20mg do laboratório NEOQUÍMICA.
O preço era de R$ 11,91.
Perguntamos pelo GENÉRICO (com o princípio ativo "prednisona"), e fomos apresentados a um produto do laboratório BRAINFARMA, na mesma formulação de 20mg, cujo preço era de R$ 11,18.
Parece até que o GENÉRICO é mais barato que o de MARCA, embora a diferença seja quase insignificante!
Acontece que o medicamento de MARCA tem 20 comprimidos na embalagem e o GENÉRICO apenas 10 comprimidos.
Ou seja, na verdade o GENÉRICO custa o dobro do preço do medicamento de MARCA!
Foi nesse momento que nos lembramos daquele grito das torcidas de futebol nos estádios:
Ah... Eu tô MALUCO!!!

5 comentários:

Alice disse...

Não to entendendo o que anda acontecendo com o genérico , a diferença em comp é vergonhosa e tbm procurei dois remédios , ninguém soube explicar , pq não tem genérico,a explicação que eu achei , pq são caros em média e vc é obrigado a usar mais de uma caixa , é brincadeira :(
Acho que o genérico do Serra , foi para o espaço .
Bom dia :)

Ricardo Rayol disse...

Capaz, nunca tinha me tocado deste singelo detalhe

Anônimo disse...

Esse tal de "corticorten" não é o de marca oficial da prednisona, a prednisona é o Meticorten. O genérico precisa ser exatamente igual ao da marca, ou seja, do meticorten. Os "similares", como esse corticorten não precisam necessariamente provar que tem 20 mg de prednisona. A bagunça existe porque aqui no Brasil existe 500 mil marcas diferentes para um unico principio ativo. É como se existisse o VW Golf da Fiat, da Ford, da Toyota etc. etc. Acho que é o único país que acontece isso. Conheço essa bagunça toda porque sou médica. abraço

Anônimo disse...

Compre remédios genéricos ou não pela Internet. É muito mais barato. Faça comcorrência nos 3 lugares. Mesmo pagando o Sedex, no caso da Ultrafarma ainda sai mais barato. Não estou ganhando nada com a propaganda. apenas ajudando quem precisa tomar remédio todo o dia.
http://www.onofre.com.br/fec/templates/home.jsp
http://www.farmaciavita.com.br/
http://www.ultrafarmaplus.com.br/index.php

É só comparar os preços com qualquer farmácia do seu bairro.

Alice disse...

Desculpa jotaesse mas eu não tive a sorte da Ultrafarma , após uma pesquisa em várias grandes ,achamos numa farmacia pequenininha em Santos que dava uma diferença de 16 reais , fiquei na dúvida , pq a pequenininha conseguia um remédio que não tem genérico ,o distribuidor manter um preço bem abaixo .
Não entendi ...