sábado, 22 de julho de 2006

Mordaça nos BLOGS!!!

O Tribunal Superior Eleitoral tem um desafio pela frente.
Terá de responder se comunidades online e blogs na internet podem divulgar suas opiniões sobre os candidatos às próximas eleições.
A consulta, de autoria do secretário nacional do PSL, Ronaldo Medeiros, foi protocolada na tarde da última terça-feira (18/7), no TSE.
O ORKUT, site de relacionamentos na internet, tem várias comunidades que apóiam ou repudiam candidaturas de presidenciáveis como Lula e Geraldo Alckmin, por exemplo.
Os blogs, diários online que disseminam opiniões sobre todos os assuntos na internet, se tornaram um poderoso reduto do colunismo político.
O TSE terá de analisar se as mesmas regras da Internet valem para blogs e comunidades.
Segundo pesquisas recentes, 58,7 milhões de pessoas lêem blogs na internet, isso corresponde a cerca de 34% do tráfico na grande rede.
Nas eleições nos EUA a importância dos blogs no resultado dos pleitos já é uma realidade reconhecida e respeitada pelos candidatos, aqui no BRASIL se cogita a possibilidade de proibir a opinião política nos blogs.
A coisa funcionaria mais ou menos assim, o cidadão-eleitor pode escolher seu candidato, mas não pode contar para ninguém!!!
Isso é coisa que só interessa a candidatos que contam com o voto do eleitor desinformado para se eleger.
A expectativa de especialistas é que o TSE não censure a opinião dos internautas e garanta o direito constitucional de liberdade de expressão e a democracia.
O advogado especialista em direito eleitoral Alberto Rollo entende que comentários feitos em blogs e comunidades do Orkut, por exemplo, são válidos, mas devem obedecer os limites da responsabilidade sobre eventuais abusos.
Por via das dúvidas, este VOX LIBRE já reservou um endereço alternativo no www.voxlibre.wordpress.com, provedor localizado em país que respeita a liberdade de expressão.
Caso mereçamos a "honra" de ser objeto de tal proibição "bolchevique", é para lá que nos mudaremos.

10 comentários:

Elaine disse...

Ainda bem que o amigo reservou novo endereço. Vai que essa mordaça venha a acontecer. Ave maria! O Vox Libre entre outros, seriam os primeiros da lista.
Bom Domingo!
Sds...Elaine

Elaine disse...

ops...digo, seria o primeiro da lista.

soldadonofront disse...

Exigir responsabilidade é amordaçar?

José Manuel Dias disse...

A liberdade é essencial à democracia. Mas liberdade implica tb responsabilidade. Nã basta por isso reclamar por direitos é preciso saber que responsabilidades nos cabem. Ver artigo sobre Peter Drucker no COGIR.
Abraço de Portugal!

Ozéas disse...

Isso que é sintonia.
Já existe um blog também no http://ozeas.wordpress.com, ainda sem post, mas já fizeram um lá também.
Abç

LCMarques disse...

Minha preocupação é que funcionários públicos, do alto escalão, com conhecimento das entranhas, estão correndo para os paraísos livres da grande rede intelectual, como ficarão os mortais privados, a sociedade real brasileira, que não terão acesso?
Claro que é importante a livre expressão, mas como fica a liberdade democrática individual privada?
Continuaremos a ver greves por melhores salários em vez de greves por melhores condições de trabalho que garantam melhor condição de vida para a Sociedade...
Continuaremos a ver a vida como ela é, né Nelson Rodrigues?
Não é pessoal, é institucional.

Anônimo disse...

Aqui no Piauí o ESTADO MAIS POBRE POR SER "MAIS" ROUBADO o atual Governador W.DIAS e candidato pelo PT ,foi citado no esquema dos sanguessugas , E TEVE A PETULÂNCIA de ameçar os jornalistas durante uma coletiva , que mais parecia uma campanha do PT , ISSO É UM ABSURDO , aqui no Piauí ja mataram até jornalista famoso , porisso saibam somos pobres pq dia a dia somos roubados por políticos como W.DIAS , SOCORRO !!!!!

Ricardo Rayol disse...

Tentei fazer o mesmo mas errei o nome na hora de digitar e agora fiquei no limbo do “Terminal” internético.

Serjão disse...

Pois é. Serjão comenta do céu e da Romênia. (rs). Valeu a dica que eu peguei lá no Ozeas. Um abraço

tunico disse...

Rayol, o blogspot.com, é hospedado no EUA. Lá respeitam a liberdade de expressão. Será que o Google irá se submeter a uma determinação de um Tribunal brasileiro? UOL, IG, OI,Terra, sim pois são provedores tupiniquins.De qualquer forma, vou pra Romênia tb.

Abraços