quinta-feira, 22 de junho de 2006

Um país sem MEMÓRIA!


Os amigos leitores que acompanham o VOX LIBRE já perceberam que raramente falamos de futebol aqui.
É um pouco em razão de desilusão!
Gosto de futebol e torço pelo Flamengo, mas assisto a jogos apenas pela televisão e em tempos de Copa do Mundo acompanhamos a seleção brasileira, mas de forma acadêmica.
Não pinto a cara de verde e amarelo nem tomo porres, sequer grito quando o Brasil faz um gol!
No passado já fui torcedor “doente”, ajudei a fundar torcidas organizadas e não perdia um jogo no Maracanã, mas tudo acabou no meio da década de 80 quando aquele time do Flamengo que foi campeão mundial se desmanchou.
Até então, jogadores defendiam a mesma camisa por toda a carreira, hoje trocam de camisas duas ou três vezes na mesma temporada, e sempre beijam a camisa.
Não dá para acreditar!
Jogadores de futebol hoje em dia não têm “camisas”...têm patrocinadores!
Mas o mundo do futebol ainda serve para se entender um pouco a brasilidade!
Estou falando do RONALDO “FENÔMENO”.
Até ontem, ele estava gordo e acabado para o futebol, e todo mundo queria vê-lo fora do time.
Pois bastou o RONALDO fazer 2 gols na vitória do Brasil sobre o Japão por 4 a 1 para voltar a ser pouco menos que um “semi-deus”.
RONALDO NAZÁRIO já fez 66 gols pela seleção brasileira, já tinha igualado a marca de Pelé com 12 gols em copas do mundo e com os dois gols que fez hoje contra o Japão, completou 14 e igualou o recorde de gols em copas do mundo que até então pertencia ao jogador alemão GERD MÜLLER.
Recorde que perdurou por 32 anos.
Como RONALDO, gordo ou não, ainda vai jogar de novo nesta copa, é perfeitamente possível que “quebre” o recorde do GERD MÜLLER!
Escrevi tudo isso para dizer que o Brasil é assim, um país sem memória.
Ninguém se lembrava do que RONALDO já havia feito pela seleção brasileira antes de seu bom desempenho no jogo contra o Japão!
Como não tem memória, o Brasil também não tem passado e, como não se lembra do passado, também não tem meios de projetar o futuro, e assim corre o risco de repetir erros e ignorar os acertos.
O Brasil só tem presente e o futuro é sempre uma incógnita.
Isso se aplica à política, pois se a DEMOCRACIA é um aprendizado constante, na base da tentativa e erro, como esperar que as escolhas eleitorais melhorem cada vez mais se os brasileiros se esquecem das escolhas erradas que fizeram e corram o risco de eleger de novo aquele candidato que não correspondeu às expectativas?

2 comentários:

Anônimo disse...

Você está certíssimo quando refere o Ronaldo Fenômeno! Ele é muito bom! Ruim é este povo brasileiro que se vende por R$ 50 porque dá para comer e não quer trabalhar! E, por isso mesmo, aturamos lula! Eu choro Dr. Rayol, choro muito.Não assisto a nenhum jogo. Tenho vergonha de ser brasileira porque não me conformo com lula et... E nessa copa torço pelos adversários!

Ricardo Rayol disse...

Pois é... nada como fazer gols pra ficar bonito e esbelto. E sou como você. Não torço mais por achar de uma canalhice sem tamanho o troca-troca (sem trocadilhos) que se faz em pleno campeonato.