quarta-feira, 31 de maio de 2006

HUGO CHAVES por 33 anos! A VENEZUELA aguenta?

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou no início do mês de maio que pode decretar um plebiscito que permita sua reeleição por vários períodos até 2031.
"Ainda que me acusem de querer me perpetuar no poder, vou perguntar a vocês:
'Está de acordo que Hugo Chávez seja presidente até o ano de 2031, sim ou não?",
disse o mandatário.
"Vamos ver o que acontece. De todos os modos, algum dia eu vou embora, mas o mais importante não é que vá ou que não vá, mas que não se vá agora, neste momento que apenas começa",
disse ele, durante um ato político no Estado de Lara, no centro-oeste da Venezuela.
A atual Constituição da Venezuela, aprovada em 1999, permite a reeleição apenas uma única vez.
Um eventual plebiscito poderia modificar essa condição.
Chávez tem defendido a possibilidade de sucessivas reeleições para presidente caso a oposição boicote o pleito marcado para dezembro.
Chávez se elegeu pela primeira vez em 1998.
Em 2004, seu mandato foi submetido a um referendo em que os venezuelanos decidiram que ele deveria continuar a ser presidente.
Em 3 de dezembro, o presidente deverá tentar a reeleição para um mandato de mais seis anos, pleito em que aparece como favorito para a vitória.
Pela lei atual, entretanto, ele não poderá participar da campanha presidencial em 2012.
Trata-se de um perigo real para a democracia na América Latina, um presidente da república querer permanecer no poder "democraticamente" por 33 anos.
Fere todos os princípios republicanos que se baseiam na alternância do poder.
O problema é que Hugo Chaves pode conseguir seu intento já que estabeleceu mecanismos na Venezuela em que a democracia é apenas virtual.
Mais grave ainda, para nós, brasileiros, é que nosso presidente não esconde sua admiração pelo "colega" Hugo Chaves e seus métodos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Perpetuar-se no poder como o carrasco de Cuba é certamente o sonho de consumo de todos esses ditadores cucarachas e o lula só está esperando ser reeleito para dar o mesmo golpe que o chavez.

Anônimo disse...

Se ele conseguir ser reeleito,deve-se avisá-lo:

N O N P A S S A R A N !

Anônimo disse...

Vamos torcer para o preço do petróleo cair para valer para ver como fica a situação do "centroavante matador" segundo LuLLA. Os EUA estão valicilando, eles tem reservas de petróleo para que comprar desse cara? Aliás, Chávez não quer nenhum país da América do Sul negociando nada com os EUA, enquanto ele vende toda sua produção de petróleo para lá. Enquanto isso ele vai gritando por aí ALCALCARAJO e muito otário aplaudindo.

Anônimo disse...

Se não tomarmos cuidado Lulla vai fazer a mesma coisa aqui. Temos que mandar Lulla AL CARAJO!

Luiz Carlos FS Marques disse...

Chavez está se armando.
Queriam desarmar nossa população.
A Amazônia continua com suas fronteiras à mercê de quem quer entrar.
Temos um presidente que acha que política externa é fazer concessões como um bom samaritano em detrimento dos miseráveis que por aqui habitam.
Que a mídia resolva esclarecer em linguagem acessível tudo o que está se passando para que a compreensão seja maior e as urnas possam reletir o desejo de uma sociedade mais justa, vivendo pacificamente.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alice disse...

Isso já é um reinado :(
Bom final de semana .
bjins