sábado, 15 de abril de 2006

O REALMENTE primeiro ASTRONAUTA BRASILEIRO. Será VERDADE?


O catarinense Charles Conrad Jr. foi o terceiro homem a pisar na Lua, segundo publicou o jornal O Estado do Paraná.
O lançamento da nave Soyuz no último dia 29 de março, deixou os brasileiros orgulhosos.
O tenente-coronel Marcos Pontes, segundo noticiou a imprensa, é o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão no espaço.
Mas, não é a primeira vez que isso acontece.
Esse mérito já foi conferido a um catarinense.
Charles Conrad Jr., nascido em 2 de julho na Colônia de Maratá, em Porto União, foi o terceiro homem a pisar no solo lunar em 19 de novembro de 1969, pela missão Apolo 12.
Esta história, que foi contada pelos repórteres Moraes Neto e Agenor Santos e publicada em forma de reportagem no jornal O Estado do Paraná em 29 de novembro de 1969, é agora relembrada pelo jornalista Márcio Tonetti.
Segundo Tonetti, a Nasa não atribui este feito a um brasileiro, mas a um Charles Conrad, que teria nascido na Pensilvânia em 1930.
Isto tem uma explicação.
Ele informa que, de acordo com a reportagem de O Estado do Paraná, o astronauta era filho de Josef Conrad, alemão que veio para o Brasil logo após a Primeira Guerra Mundial, se casou com Ana Rehme, também de família alemã, e fixou residência na Colônia de Maratá, em Santa Catarina.
Descontente com a improdutividade das terras, o velho Conrad decidiu ir embora para os Estados Unidos.
A mulher e os dois filhos, Charles Conrad e Erna Conrad, permaneceram no Brasil até 1939 e, então, se mudaram também para a América do Norte.
Charles Conrad tinha aproximadamente um ano e meio quando o pai dele o naturalizou norte-americano, informa Tonetti.
O ex-astronauta norte-americano Charles Conrad morreu em conseqüência de graves ferimentos sofridos em um acidente de moto na Califórnia em 8 de julho de 1999.
Conrad integrou a tripulação da Apollo 12 e foi o terceiro homem a caminhar na Lua.
A delegacia do condado de Ventura informou que Conrad, de 69 anos, viajava por uma estrada perto de Ojai, Califórnia, quando perdeu o controle de sua motocicleta.
Seriamente ferido, ele acabou morrendo no hospital da cidade.
Conrad comandou a missão Apollo 12 em 1969, quando teve a oportunidade de caminhar por sete horas e 45 minutos pela superfície lunar, junto com o companheiro Alan Bean.
A Nasa selecionou Conrad em um programa para astronautas em 1962. Logo em seu primeiro vôo, em 1965, ele conquistava um recorde de resistência.
Um ano depois, à frente da missão Gemini 11, ele unia sua aeronave a outra, em uma manobra ainda inédita, e fazia caminhadas espaciais. Conrad, que se tornou piloto da Marinha norte-americana após se formar na universidade de Princeton como engenheiro, participou da primeira missao da Skylab, em 1973.
Durante a empreitada, ele estabeleceu um recorde de permanência no espaço: 1.179 horas e 38 minutos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Será que o Conrad também plantou feijão lá?
Feliz Páscoa a todos!

Novinha de Taubaté.

Alice disse...

Vc sabe informar onde consigo essa matéria da época , para mostrar para o meu professor , que teima em falar que o homem nem a Lua foi , onde seria td armação , levou umas revistas cientificas , onde tentam provar .
Uma Feliz Páscoa prá vc , sua familia e a todos que visitam seu blog e que comecemos agora, juntos, a "vivermos" a ressurreição do Cristo
que nos faz "família".
Bjins com carinho

Antonio Rayol disse...

Oi Alice,
Pesquise no GOOGLE e você vai achar muita coisa.

Anônimo disse...

sou primo do charles e toda essa história de que ele foi para o espaço apollo 12 não é verdade. A verdade é que um tio dele que era alcoolista, não lúcido, começou a espalhar essa história devido a semelhança dos nomes. O verdadeiro é Charles Conrad e o brasileiro é Charles Konrad. Quando o tio dele começou a espalhar, estava em um bar, em Porto União-SC, cujo dono tinha fama de ser o maior fofoqueiro da cidade, então a histório se espalhou. No dia seguinte, os repórteres Moraes neto e Agenor Santos, de O Estado do Paraná, foram a Porto União até a igreja matriz da cidade ver o batistério do Charles, eu sei disso, pois quem trabalhava lá era minha mãe, eles foram extremamente rudes e inexplicavelmente as folhas que continham o registro do menino foram rasgadas, e então começou essa conversa fiada que dura até hoje. Esse Charles mora sim nos EUA e mês passado (fevereiro de 2007) conversamos com ele por telefone, sim ele está vivo, e o verdadeiro astronauta, não brasileiro, é o que morreu no acidente.

Anônimo disse...

Olá, sou primo do Charles Conrad (nasci em Porto União-SC) que nasceu no BR, é o seguinte....

Toda essa "Estória" foi inventada pelo tio de Charles em troca de alguns litros de cachaça... Se ainda acredita que é verdade o caso, sugiro que entre em www.ancestry.com e digite o nome dele, vai aparecer mais de 100 pessoas com o mesmo nome que moram nos EUA. Quanto as cartas, são todas falsas, forjadas pela mídia, principalmente pelo jornal o Estado do Paraná, que de forma grosseira e rude foi à casa de meus parentes em 1969 e os forçou a dar entrevistas, eles resistiram, então para conseguir terminar a matéria, o jornal criou as cartas.

Eu tenho todos os jornais e matérias que saíram sobre o caso e posso afirmar que 90% do que está escrito é mentira!



João Rehme.