domingo, 5 de março de 2006

Interessante e plausível!

Um artigo muito interessante publicado no CORREIO BRAZILIENSE do dia 3 de março pelo jornalista UGO BRAGA:
"DITADURA?
Há coisas que congressistas só falam diante de um juramento meio cínico de que nunca, jamais serão publicadas.
E mais: se o forem, eles negarão ter dito.
São informações que servem a nós, jornalistas, para orientação, entendimento do contexto.
Background, no jargão deles.
Uma dessas me foi passada tempos atrás.
Dizia meu interlocutor, com certa gravidade na voz, que o mensalão existiu sim.
Ele é parlamentar sem expressão e não integra nenhuma das CPI's em andamento.
“O negócio é provar!”, cutuquei.
Ele:
“Você está igual aos caras do PT, cobrando recibo de propina”, gozou.
"Não, o mensalão em si é a febre. A doença é outra."
E convidou-me à nova perspectiva.
Dizia Sua Excelência que, no jogo pesado do plenário, bancadas puras de governo e oposição costumam se equivaler (exceto a do PMDB pós-cruzado).
E um ou outro lado só consegue vencer, isto é, aprovar ou bloquear políticas públicas, recorrendo a siglas fisiológicas médias, tradicionalmente representadas por PP, PL e PTB.
Até 2003, esse trio recebia nichos de governo, onde escavava seus buracos.
Neles, fazia a lama com a qual financiava a própria existência.
Simples assim.
Quando o poder mudou de mãos, a dinâmica foi alterada.
Prepostos do PT distribuíram-se por toda a máquina pública, monopolizando a fonte mais conhecida (e suja) de financiamento eleitoral.
Os fisiológicos ficariam sem oxigênio.
Mas era preciso mantê-los respirando para aprovar a agenda de urgência petista no Congresso.
Aí nasceu o mensalão.
A idéia, argumentou meu interlocutor, era matar os “300 picaretas” nas urnas, tirando-lhes o dinheiro às vésperas da eleição.
O PT, então, faria uma bancada de 200 deputados.
E Lula para governar não precisaria mais negociar com o Congresso – algo que detesta.
“Eis a bactéria”,
assustou-me Sua Excelência,
“o pendor autoritário do Lula e do PT.”
É disso que se trata.
Se ele estiver certo – e torço para que não esteja—, temo pelo que pode acontecer se a escuríssima nódoa do governo petista for lavada pelo detergente poderoso de uma reeleição."

8 comentários:

Anônimo disse...

Reeleição - Vira essa boca pra lá!!!


Novinha de Taubaté.

Elaine disse...

Deus nos Livre! Não quero nem pensar nessa possibilidade.
Sds...Elaine

Anônimo disse...

Será que nas siglas fisiológicas dá para incluir o PFL?

A PATRULHA DA ESTRELA VERMELHA

Sérpico disse...

Tudo isso não e novidade. Todos nós, blogeros, sabemos que o esquema de poder do pt e "pesado". Tão pesado que envolve até o crime organizado. Se alguém dúvida fiquem de olho nos próximos meses e os próximos acontecimentos. Depois a gente fala e se lamenta. Porque o Brasileiro que acreditar na "ladainha" do lulla vai se arrepender e muito. Deus salve o Brasil!

LCMarques disse...

Há um certo tempo vi uma entrevista no Globo Esporte em que um jovem jogador do São Paulo admitiu que já foi preso por roubar para ter um tênis de marca. Falou que tinha pais trabalhadores, que não passava fome.
Ora, existe um pensamento nefasto entre a população de que a inserção social deve ser feita na marra, vide MST's, Direitos Humanos e vários psicólogos e políticos.
Os políticos que elegemos são o reflexo da Sociedade, estou de saco cheio em falar que só vai mudar se pararmos de reclamar e formos prá rua, se pararmos de falar ao celular enquanto dirigimos e jogarmos o copo ou latinha pela janela.
A pouca vergonha é nossa!
Vamos deixar a hipocrisia de lado e começar a boicotar. Vamos parar de sorrir para políticos que não correspondem quando cruzamos com eles.
Só depende de nós, vamos reclamar mas também agir.

Serpico disse...

Voltei para apoiar o comentario do Icmarquez. Devemos ir para rua para cobrar o que nos é de direito. O governo é corrupto, a justiça é corrupta, nossos legisladores são provadamente corruptos, parte do povo compactua com a corrupção. Vamos esperar o que? A MÃO DE DEUS? Deus vai agir se a população quiser e acreditar em um Brasil limpo desses corruptos e mafiosos.

Anônimo disse...

O estranho de tudo isso é que o MPF, que faz um barulho danado, dá entrevistas, pede buscas, prisões, linchamento etc., nesse caso está surpreendentemente imóvel, calado, longe dos holofotes. Alguém acredita em punibilidade.

Augusto disse...

O comentário aí de cima é muito interessante.Mas existe uma causa para isso. Lá no MPF pululam petistas e simpatizantes, que no momento estão encolhidos com vergonha de serem petistas ou petistas enrustidos. Eu sempre pensei que eles iriam fingir que iriam fazer algo, pois eles gostam mais de aparecer na TV do que artista de novela, mas até agora nada. Pelo jeito estão fazendo corpo mole, deixando a poeira assentar, dando uma mãozinha para que LuLLA e seu bando se de bem novamente.