segunda-feira, 27 de março de 2006

Desequilíbrio ambiental!

Há tempos queríamos resgatar uma frase de MAHATMA GANDHI sobre animais, que lemos e não nos lembrávamos onde, quando o leitor e amigo do VOX LIBRE, o AUGUSTO nos socorreu em um comentário em nosso último post "Matança no Primeiro Mundo!".
A frase de GANDHI é:
"O nível de evolução de um determinado povo pode ser medido pelo tratamento que dão aos seus animais!"
O AUGUSTO também lembra que os ursos polares (espécie em acelerado processo de extinção), são predadores das focas, e ao autorizar a caça das focas por humanos, o governo do Canadá apenas acelera a ruína dos ursos polares, interferindo indevidamente na natural cadeia alimentar e no equilíbrio do ecossistema.
Uma coisa é o urso polar matar focas para comer e sobreviver, outra coisa é seres humanos matarem focas a pauladas para vender a carne e as peles para ornamentar casacos de "peruas" endinheiradas!
Como diria a Tia Zulmira, personagem de Stanislaw Ponte Preta (alter ego do saudoso jornalista e escritor Sergio Porto), "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"!

6 comentários:

Anônimo disse...

Existem Animais, Homens e monstros. Homens de Valor e também homenzinhos desclassificados. Existem homenzinhos cruéis, movidos pela ganância e que se dedicam a exterminar animais. Muitos acreditam que monstros existem apenas nas histórias de ficção – mas não é bem assim... Existem homenzinhos movidos pela ganância desmesurada por poder e dinheiro, que se transformam em seres mais traiçoeiros e cruéis que os monstros da ficção. Esses homenzinhos-monstro se agrupam e dão vida um a monstro enorme e poderoso, com muitos braços e tentáculos. E por falarmos em Animais, Homens, homenzinhos e monstros, temos um monstro que está querendo nos sufocar...

Aparelhamento político do Estado é, inevitavelmente, a desonestidade assumindo o poder? E pagamos para assistir esse “filme online”?

Pagamos em forma de juros altos, impostos extorsivos e, se não bastasse, sofrendo a violência contra nossos direitos de cidadão. Teriam eles criado um programa clandestino “Fome Um Trilhão” para saciar carentes e excluídos “estômagos-mala” e “intestinos-cueca”? Se, bancos estrangeiros e nacionais obtém lucros espetaculares, “dá para desconfiar um pouquinho” que estariam pagando pedágios às “mega maracutaias”? - “Brasileiro é tão alegre e bonzinho!”

Se em outubro próximo aqueles “vencedores” 53 milhões de eleitores repetirem o voto "dado" em 2.002, amargurado e fervorosamente acreditarei em dois karmas pra lá de negativos: "Cada povo tem o governo que merece" e "O Brasil não é um país sério".

É possível acreditar em, “A esperança é a última que morre”, “Deus é Brasileiro. Só está dando um sustinho em nós”?

Esperança... não conseguimos abandonar a Esperança e deixa-la ser levada por bandidos sem alma. Há uma tênue luz no final do túnel. Eles ainda não conseguiram apagar essa luzinha, graças à incompetência e enorme ganância por poder e dinheiro. Eles estão errando tanto, que estão digerindo o próprio veneno, estocado nos “esôfagos-político” - da cúpula dirigente até ao mais “humirde” militante. O monstro CorruPTu$ conseguirá se curar em tempo, com ajuda de 3 fisiológicos monstros aliados - e continuar na escura caverna central após 31 de dezembro de 2.006?

Anônimo disse...

É Delegado, GANDHI era um homem iluminado, expulsar os anglo-saxões de lá sem dar um tiro não é para qualquer um. Os ingleses que tanto falam de preservação mataram mais de cem mil tigres de bengala, enquanto estiveram por lá. Fora os safáris na África. Portanto, esses países não fazem mais que a obrigação em manter ONG'S de preservação ambiental espalhadas pelo mundo. Outro dia, navegando pela web vi em um site de adoção de animais um cão chamado PASTOR DA DELEGACIA que foi levado para lá porque ficava na frente de uma delegacia de polícia no RIO e foi impiedosamente alvejado por tiros só porque era alimentado pelos policiais da unidade.Claro existem seres humanos extraordinários, mas acho que os cães, na média, são bem melhores do que os seres humanos. Neste mundo ermo de valores morais os animais ,especialmente os cães, são referência para mim de altivez,nobreza e fidelidade. Por isso , acho o expressão MUNDO CÃO muito errada, esse mundo é muito HUMANO mesmo.

Anônimo disse...

Gandhi realmente era iluminado. A frase é perfeita e não poderia ter partido de outra pessoa. Sou um amante incondicional dos animais e concordo com a citação. O homem, animal racional, às vezes é muito mais irracional que os animais...
Abs,
N. Cotrim

Marco Aurélio disse...

Obrigado por você ajudar a divulgar e condenar esta barbaridade coordenada pelo governo canadense.

Um abraço

Marco Aurélio

Anônimo disse...

Esta frase é perfeita. Também sempre pensei assim. Admiro os povos que tratam os animais como nossos irmãos nessa longa jornada que é a vida.

Anônimo disse...

Doutor Antonio Rayol, gostei muito do seu blog, que me foi indicado pela Andrea Lambert. A frase do Mahatma Ghandi deveria ser do conhecimento de toda a humanidade, porque é inaceitável a maldade que fazem com os animais. De minha parte, escrevo para O Globo, quando leio qualquer notícia que importe em sofrimento para os animais , mas eles não publicam. Quanto ao sr. cesar maia de há muito deixei de enviar mensagem porque ele e o vitor fasano não têm a menor compaixão humana. Não sou especista e RESPEITO os animais. Procuro ajudar os bichos na medida das minhas possibilidades, mas ando desesperançada com o ser humano. Miriam Rocha Mello