sábado, 25 de fevereiro de 2006

O escritor PAULO COELHO!

No post de ontem fizemos uma menção ao escritor PAULO COELHO e dissemos que achávamos seu texto ruim!
Pronto.
Foi o quanto bastou!
Para quem gosta de discussão (como eu), briga não, mas discussão, esse negócio de blog é um prato cheio!
Um visitante do blog (nos comentários) acusou o VOX LIBRE de incongruência, porque num post passado fizemos uma menção à música METAMORFOSE AMBULANTE, cuja letra, segundo o visitante que se intitulou ZÉ DIRCEU seria de PAULO COELHO, e agora, dávamos "porrada" no PAULO COELHO.
Em primeiro lugar, ao que sabemos, a letra da música METAMORFOSE AMBULANTE é só do RAUL SEIXAS, não teve parceria do PAULO COELHO.
Em segundo lugar, se dissemos que preferimos ser UMA METAMORFOSE AMBULANTE DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO, como podemos ser acusados de INCONGRUÊNCIA?
CONGRUENTES é tudo o que não queremos ser!
A CONGRUÊNCIA é uma situação confortável para pessoas medíocres que se escondem atrás de VERDADES ABSOLUTAS!
Por último, não demos "porrada" no PAULO COELHO, apenas dissemos que não gostamos do texto dele.
É nosso direito GOSTAR ou não deste ou daquele escritor!
A opinião do editor deste VOX LIBRE não faz a menor diferença para o sucesso editorial do PAULO COELHO, senão vejamos:
PAULO COELHO já vendeu cerca de 65 milhões de livros, traduzidos em 56 idiomas em 150 países, é membro da Academia Brasileira de Letras, é verbete do GUINESS BOOK, é elogiado por celebridades como JULIA ROBERTS e MADONNA, e tem inúmeros prêmios literários mundo afora.
Parabéns para PAULO COELHO e seus leitores.
Mas muita gente não gosta de seu texto.
O VOX LIBRE acredita sinceramente que é muito bom que um escritor brasileiro "ganhe" o Mundo, mas também acha que aqueles que não gostam dele merecem RESPEITO.
Apenas achamos que outros autores brasileiros de melhor literatura (em nossa opinião), nunca tiveram o reconhecimento merecido.
O editor deste VOX LIBRE leu (de PAULO COELHO), o DIÁRIO DE UM MAGO e O ALQUIMISTA, e não gostou.
NOS RESERVAMOS TAL DIREITO!
Gostamos mais do texto de JORGE AMADO, ÉRICO VERÍSSIMO, MACHADO DE ASSIS, EUCLIDES DA CUNHA, GRACILIANO RAMOS, ORÍGENES LESSA, MONTEIRO LOBATO, AUGUSTO DOS ANJOS, ALUIZIO DE AZEVEDO, ARIANO SUASSUNA, ELIO GASPARI, OLAVO DE CARVALHO e muitos outros brasileiros.
Gostamos também dos textos de CERVANTES, GABRIEL GARCIA LORCA, MARIO VARGAS LLOSA, J.D.SALINGER, EDGAR RICE BURROUGHS, RUDYARD KIPLING e muitos outros internacionais.
A propósito, quem tiver tempo e gostar de ler, comparem INTERMITÊNCIAS DA MORTE de JOSÉ SARAMAGO com A DESINTEGRAÇÃO DA MORTE de ORÍGENES LESSA.
Interessantes coincidências na trama nos fazem pensar nas injustiças cometidas contra autores nacionais de qualidade que nunca tiveram projeção internacional.
Se mais autores brasileiros tivessem tido a mesma divulgação planetária que os textos de PAULO COELHO, MADONNA e JULIA ROBERTS teriam tido a oportunidade de ler coisa bem melhor.


22 comentários:

Anônimo disse...

É natural que o Zé Dirceu defenda o Paulo Coelho, afinal ele o hospedou em sua casa na Europa mais uma cambada de socialites puxa-sacos. Estava pensando aqui sobre a equipe brasileira de Bobsleigh na olimpíadas de inverno de Turim, aquilo ali é o retrato do Brasil. Se o objetivo do esporte fosse andar de cabeça para baixo, nós seríamos campeões. Será que na próxima vai ter essa modalidade de cabeça para baixo ou de lado?

Anônimo disse...

Dirceu, pilantra, chefe dos pilantras e sempre será pilantra.

Anônimo disse...

Para os adeptos de Paulo Coelho vale aquela máxima:
A cada segundo nasce um idiota no mundo que provavelmente adorará ler
Paulo Coelho,votará pelo menos uma vez no PT e achará que Cuba é uma democracia!!!

Novinha de Taubaté

Anônimo disse...

Pô, cara, falou e disse!
Devo ter a idade do Paulo Coelho e jamais li qualquer coisa que ele tenha escrito. Devo ter escutado alguma(s) letra(s) que ele fez porque devo ter ouvido algumas músicas do Raul Seixas (medíocre compositor e péssimo cantor).Não sei quais letras ele fez, portanto nada posso falar a respeito das mesmas.
O motivo de não ter lido nada desse escritor conhecido internacionalmente é simples: na nossa adolescência ele era MALUCO, DOIDO VARRIDO, ASSÍDUO INTERNO DA CASA DE SAÚDE DR. EIRAS.
Passados alguns anos, aparece como escritor, guru, mago, etc...
Eu não poderia perder meu tempo lendo bobagens escritas por ele.
O fato de pertencer à Academia Brasileira de Letras não quer dizer nada. José Sarney e Marco Maciel também pertencem. Aquilo já perdeu a representatividade.
Até a Luciana Gimenez será eleita imortal, se Mick Jagger doar algumas libras ao mandar prá lá o versinho que a Lucianta fez prá ele.

Anônimo disse...

Ô "METAMORFOSE AMBULANTE" você gosta mesmo dos textos do grande escritor Jorge Amado? Em 90 por cento de seus livros existem putas heróicas, cheias de escrúpulos, muito honestas, enfim os melhores seres humanos da trama. O fato me soa estranho pois você em outro post disse que era reprovável a novela Laços de família por causa da prostituta. Rayol acho que você deve expor menos sua cabeça ao sol,isso deve estar fazendo mal aos seus miolos.
Um ótimo Carnaval!

O GRANDE IRMÃO PETISTA.

Anônimo disse...

Segundo o dicionário Houaiss Congruência é sinônimo de: adequação, concordância e harmonia.Se o autor está chutando a congruência realmente deve estar com algum distúrbio mental.Ou então como viu que o lula vai ganhar as próximas eleições já está revendo seus conceitos. Venha para o PT e junte-se aos bons, deixe de lado o PFL e o seu chefe o prefeito doido lançador de creolina em mendigos.

Anônimo disse...

Ó GRANDE LADRÃO-IRMÃO PETISTA.
Vocês do PT além de LADRÕES são BURROS.
Crianças não lêem livros do Jorge Amado, mas assistem à novela das oito!
Essa é a grande diferença ó IMBECIL.
Pare de encher o saco e vá assaltar alguém.
Juvenal Santos

Anônimo disse...

Gosto muito de ler blogs, sou viciado mesmo e gosto muito do VOX LIBRE embora nem sempre concorde com a opinião do editor.
Por exemplo eu gosto do PAULO COELHO, mas acho que o editor foi respeitoso porque concordo que ele tem o direito de não gostar.
Não gosto de postar comentarios e acho que essa é a primeira vez que faço isso.
Não resisti porque observei que alguns blogueiros postam comentarios grosseiros, parece que é coisa pessoal contra o editor do VOX LIBRE.
Como o cara é delegado de polícia deve ter muita gente que não gosta dele.
Espero que o editor leia este comentário para que não responda aos ataques dos grosseiros.
MILLOR FERNANDES disse certa vez que NÃO SE DEVE AMPLIAR A VOZ DOS IMBECIS.
Se algum desses imbecis, que por sinal são todos petistas, me atacarem por causa deste comentário, saibam desde logo que também não vou responder.
Melhor dizendo, vou responder sim, na urna em Outubro.
Até lá vou fazer campanha contra essa quadrilha de ladrões do PT.
Maurício Nunes.

Anônimo disse...

Alô PERCILIO DO ABC,
O CESAR MAIA pode ser DOIDO, mas é COMPETENTE e não é LADRÃO feito LULA et catherva.
Voce que se diz do ABC deve saber que quando o petista é honesto é assassinado, voces tem tradição em matar prefeitos do PT quando não concordam com a roubalheira.
Serginho

Anônimo disse...

Seus petistas se eu descobrir quem são vocês, beberei pessoalmente seu sangue.

Anônimo disse...

QUEQUÉISSO AMIGO,
Beber sangue de PETISTAS?
Cê tá maluco?
Isso é pior que transar sem camisinha!
PETISTAS não tem sangue, nas veias deles corre ÓLEO DE PEROBA!
São CARAS DE PAU, LADRÕES e MENTIROSOS, sangue ruim, contaminado, é carne podre de BANDIDOS!
FERNANDINHO BEIRA MAR é melhor do que esses caras do PT, pelo menos admite e não NEGA que é bandido!
Em 2006 FORA LULALAU!
Ademar Freitas

Anônimo disse...

Meu Deus acabaram os argumentos, e já vem a grosseria. Todos que estão lendo viram que eu não agredi ninguém com minhas palavras. Vocês não tem argumentos são incoerentes.E para sua informação várias obras do mestre jorge amado, que eu particularmente venero, viraram novelas das oito(Tiêta,Gabriela)ou séries(Dona Flor, Tereza Batista, Tenda dos Milagres)e crianças as viram. O fato não é esse, o fato é que você não tem coerencia no que escreve.Vocês estão numa rua sem saida e estão atirando para todos os lados para disfarçar as bobagens escritas.

O GRANDE IRMÃO PETISTA.

Anônimo disse...

Ó GRANDE LADRÃO-IRMÃO PETISTA,
Você não agrediu ninguém?
Só disse que o editor do blog está com os "miolos" prejudicados!
Isso não é agredir?
Você acha que seus "miolos" são melhores do que os "miolos" dos outros?
Voce gosta da TV GLOBO e do IMPÉRIO GLOBAL?
A GLOBO não devia adaptar JORGE AMADO para a TV, primeiro porque estraga, segundo porque as estórias do JORGE AMADO são impróprias para crianças que assistem TV às 8 da noite.
Voce parece que nunca leu um livro do JORGE AMADO, só assistiu às adaptações GLOBAIS e pensa que conhece a obra de JORGE AMADO.
Se você não gosta deste blog porque não vai ler o blog do LULA?
Ah, esqueci!
O LULA não tem blog, porque não sabe ler nem escrever, só sabe ROUBAR (e ensinou bem o filho LULINHALALAU) e dizer que NÃO SABIA DE NADA!
Reitero minha sugestão.
Por que não pára de encher o saco e vai ROUBAR a bolsa de alguma velhinha?
Juvenal Santos

Anônimo disse...

Você que nunca os leu. Eu tive só que mostrar mais uma vez as besteiras que você escreve, exemplificando de um jeito mais acessivel para vc, que tiveram varias novelas de obras do jorge amado, que vc as viu como bom noveleiro e não sabia que era do jorge amado. Sugiro a todos que leiam o post dele nomeado ISSO É BRASIL! DE NOVO! Estarei sempre aqui para defender o que acredito ser melhor para o Brasil sem PFL'S
cujos icones são ACM, ACMzinho.


O GRANDE IRMÃO PETISTA.

Anônimo disse...

Ó GRANDE LADRÃO-IRMÃO PETISTA,
Vá ROUBAR ALGUÉM porque é isso que vocês, LADRÕES, PETISTAS, sabem fazer.
Arrume uma CADEIA e se meta dentro, porque lá é o lugar de BANDIDOS como voces!
Em outubro de 2006 vocês vão para a lata de lixo da história, que é o lugar adequado para CRIMINOSOS POLÍTICOS.
Vocês são apenas LADRÕES e nada mais que isso!
Pare de se AFLIGIR e SOFRER e conforme-se com seu papel de LADRÃO!
Voces são LADRÕES SIM e daí?
Por que a CRISE DE IDENTIDADE?

Anônimo disse...

Eu nunca vi um petista sem ser honrado e trabalhador.Exemplo: Eduardo Suplicy, Mercadante, Lula e obviamente eu dentre milhôes de outros.

Alice disse...

Olá ,convidando vc e a todos os amigos da Elaine , tem festinha prá ela no Alice ,pelo seu aniversário .
Brigada .

Anônimo disse...

Dizem que a voz do povo é a voz de Deus, mas a julgar pela quantidade de lixo idolatrado e votado, creio que está mais para a do diabo! O povo para gostar de porcaria!

Anônimo disse...

Pois é! Opiniões divergentes e em convívio pacífico fazem parte da democracia. São, na verdade, um dos pilares dela. É triste alguém ficar enraivecido ao ler algo publicado com um posicionamento diverso do seu. Isso é um traço de autoritarismo... mas, como somos um país democráticos, continuaremos com opiniões divergentes, gostem ou não.
Concordo com o posicionamento desse Blog...

Alice disse...

Eu tbm li do Paulo Coelho ,o Alquimista ,de tanto que uma amiga ,( que o adora ),quase que me obrigou a ler ,além de me dar o livro, ainda ficou cobrando,para ver se eu tinha lido ,qdo coloquei que não gostei,ela ficou p...da vida :(
Ninguém obriga ninguém ,as pessoas tem liberdade de escolha .
Gosto muito de Erico Verissimo,1º livro que li dele foi :Olhai os Lirios do Campo,Joge Amado ,Capitães de Areia .
A leitura obrigada ,pq o escritor é da moda é um saco ,tem gente que vai pelo modismo .
Bom dia

Ozéas disse...

Sucesso não é sinônimo de qualidade, se assim fosse, uma das estórias de maior qualidade seria a Luciana Gimenez. Ninguém pode negar que a moça fez sucesso com o Stones e faz agora com o chefão da Rede TV, dai a dizer que a moça tem qualidades outras senão a que todo mundo imaginou agora é outra coisa, a criatura é capaz de fritar a casca e jogar o resto do ovo fora.
Devidamente exemplificado, Paulo Coelho é muito ruim, um sucesso de vendas, de marketing, um bom papo para os esotéricos de "Contigo" ou leitores do horóscopo diário de Omar Cardoso, fora isso, desculpem-me é um tremendo 171.
Abç

Anônimo disse...

Estou aliviada por saber que não é unanimidade gostar de Paulo Coelho.
Temos gostos muito parecidos. Gosto de todos autores nacionais e internacionais citados por você.
Nossa Literatura é tão boa que só por sua qualidade_ Dom Casmurro_ por exemplo, justifica o aprendizado do Português.