sábado, 24 de setembro de 2005

CONTRIBUINTES EXTORQUIDOS!

O jornal O GLOBO da edição deste sábado trouxe uma matéria sobre o assustador e constante crescimento da favela existente no morro do Cavalão em Niterói.
Os casebres da comunidade carente vão se aproximando da orla marítima e já invadem os até então valorizados bairros de Icaraí e São Francisco.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Urbanismo de Niterói afirmou não poder confirmar tal crescimento da favela, pois não tem como medir isso.
É curioso!
Em 2003, num programa de recadastramento imobiliário a Prefeitura de Niterói contratou um sofisticado serviço de fotografias aéreas que mapeou a cidade.
O objetivo era, através da medição dos telhados das casas, aumentar o IPTU dos imóveis e conseqüentemente a arrecadação de impostos.
Depois do tal recadastramento, muitos moradores de Niterói (cidade que já era conhecida por cobrar um dos IPTU’s mais caros do Brasil), tiveram seu imposto majorado, pagando ainda mais do que já pagavam até então.
Para quê gastar dinheiro medindo favelas se quem mora nelas já não paga nada mesmo e nem vai pagar.
Estamos falando de Niterói, mas parece tratar-se de um costume nacional com honrosas exceções, a MÁQUINA PÚBLICA só funciona bem para meter a mão no bolso dos contribuintes.
Quando é para prover algum direito do cidadão é um desastre.
Se alguém é preso por sonegação fiscal, é show garantido no telejornal das 8, mas nada acontece quando faltam os serviços públicos como educação, saúde, segurança, et coetera...
O empresário que não paga as contribuições previdenciárias é um verdadeiro bandido, mas quando um ancião morre numa fila do INSS é apenas um fato do destino!
O BRASIL já é um dos países com a maior carga tributária do mundo
Deve ser por isso que o governo quer tanto desarmar os cidadãos, para aumentar ainda mais os impostos.
É mais fácil roubar quem está desarmado!

2 comentários:

Elaine disse...

Pois é, Niterói era tão tranquilo e aconchegante. Agora está ficando bem parecido com o Rio. É uma pena!
Mas eu penso que há ainda dá tempo de fazer alguma coisa pela cidade, diferentemente do Rio que já se instalou o caos total.

Alice disse...

Bem ,não conheço Niterói,mas pelo visto devem "andar de mãos dadas com Praia Grande",aqui sim o "IPTU É O MAIS CARO DO PAÍS",onde eu moro bem atrás tem um morro do Xixová ,a nossa sorte ,que é área militar,ainda acho melhor acordar com a corneta do quartel,do que ser rodeada de favela .