sexta-feira, 15 de julho de 2005

CÃES PROIBIDOS!

(Na foto acima, alguns ROTWEILLERS disfarçados, para poderem passear à luz do dia no Rio de Janeiro!)
Quando eu era menino, e já lá se vão, infelizmente, quarenta anos, minha mãe tinha um papagaio de estimação, cujo nome óbvio era LOURO!
O bicho falava muito, principalmente palavrões e todos que visitavam nossa casa ficavam encantados com a tagarelice da ave e, invariavelmente, queriam tocar e interagir com o LOURO.
Mas o tal papagaio era irascível com estranhos e os bicava impiedosamente.
LOURO não admitia intimidades, senão com as pessoas da casa!
Meu falecido e saudoso pai, que era um gaiato, quando perguntado por visitantes que queriam tocar o LOURO, se o bicho mordia, respondia invariavelmente que não, o LOURO não mordia!
Depois que o visitante atrevido tentava tocar o LOURO e era inapelavelmente bicado, reclamava, ao que meu pai respondia, às gargalhadas, que o LOURO não mordia porque não tinha dentes, mas bicava porque era “bicho de bico”!
Segundo a correta sabedoria de meu pai, bicho que tem dentes MORDE!
Qualquer animal que tem dentes, potencialmente MORDE!
Cães de raça, ou vira latas, podem eventualmente, MORDER.
Como cachorro não pode xingar, seu protesto é morder.
Qualquer cachorro morde!
O noticiário está repleto de casos de pessoas que foram mordidas por cães, de várias raças, ou sem raça definida, mas o imaginário coletivo resolveu eleger algumas raças como mais agressivas do que outras.
Em conseqüência, no Rio de Janeiro, entrou em vigor uma lei que proíbe os cães das raças PITBULL, DOBERMANN, ROTWEILLER e FILA BRASILEIRO, e cães derivados, de circular em espaços públicos fora dos horários compreendidos entre 22:00 e 06:00 horas, ou seja, tais animais estão privados da luz do sol.
Mesmo assim, durante a noite, tais animais deverão ser conduzidos por maiores de 18 anos, com coleira, enforcador e focinheira.
Os recalcitrantes terão seus cães apreendidos, pagarão multas e ainda poderão ser processados criminalmente.
O referido dispositivo legal ainda estabelece que os cães PITBULL deverão ser esterilizados e condenados pois, à extinção, com irremediável perda de um patrimônio genético histórico importante!
Qualquer cão pode ser dócil ou agressivo, dependendo do tratamento conferido por seu dono, logo o responsável pelo animal é seu proprietário, o elemento humano, e o Código Penal já possui instrumentos para punir o proprietário irresponsável!
Agora, parece que os cães são os únicos responsáveis por seus atos!
Além das raças proibidas, citadas ao início deste texto, também são banidos os cães derivados, ou seja, vira-latas mestiços daquelas raças.
Os policiais encarregados de fazer valer tal lei, provavelmente, deverão portar kits de exame de DNA, para examinar se determinado animal tem algum parentesco com DOBERMANNS, PITBULLS, FILAS ou ROTWEILLERS!
Enfim, uma presepada eleitoreira que mais cedo, ou mais tarde, vai cair em desuso, desmoralizando ainda mais nosso sistema legal!
Se um cão, qualquer um, em qualquer horário do dia, causar dano a alguém, seu proprietário deve ser penalmente responsabilizado!
O resto... É conversa fiada!
Particularmente, considerando a situação da criminalidade no Rio de Janeiro, eu preferiria que os criminosos fossem proibidos de circular a qualquer hora nesta cidade!

11 comentários:

Elaine disse...

Eu sou supeita para comentar esse assunto porque tenho trauma de cachorro. Já levei umas cinco corridas e até hoje tenho uma certa dificuldade de me aproximar dos bichos. Mas no que se refere a lei em si, eu concordo com o Delegado, é conversa fiada e não vai colar como muitas outras.

Ricardo Rayol disse...

Desculpe primo, mas prefiro considerar que cachorro deste tipo tem que ser exterminado mesmo. Que tipo de patrimonio genético um pitbull pode ter? Aqui em Floripa tem muito pitbull. Obvio que tem dono doido mas a maioria não o é. E todos sem exceção tem marcas de dentadas dos prórpios bichos. Penalizar o dono pelo que o animal faz tudo bem mas daí inês (e outras vítimas) é morta.

Anônimo disse...

Aproveitando a ultima parte do texto: "Particularmente, considerando a situação da criminalidade no Rio de Janeiro, eu prefereria que os criminosos fossem proibidos de circular a qualquer hora nesta cidade!" Gostaria de acrescentar a hipótese: quem sabe também poderiam ser os criminosos esterilizados (devidamente castrados) para evitar a trasnferência de possível carga genética negativa?

Anônimo disse...

É unânimea idéia de que isso é um absurdo, mas devemos questionar o seguinte: Por quê ela foi aprovada? Eu penso que ela está lá, por pressão da opnião pública, que é quem, influenciada pelos meios de comunicação, realmente pensa que esses cães são monstros, e pensa que algo deve ser feito para pará-los...

Anônimo disse...

Acredito que a proposta de diminuir a procura de animais de grande porte vai acontecer a medio e longo prazo. Os pobres cães, geralmente, são abandonados pelos seus donos por mudança de residencia, por agressão dos mesmos e até por que nào podem mais sutenta-los. Para variar, sobra para as entidades de proteçào que nào teem mais como se sustentar.
Abraços Sheila

Luiz Carlos FS Marques disse...

Pode parecer um comentário fora de sintonia com a nota, mas não é.
Animais perigosos são armas e como tal deveriam ser tratados.
Os distúrbios de ontem à noite na Av Paulista tem uma grande parcela do momento político, das invasões do MST, de acusações de mensalão, desmatamentos, sonegação de impostos, de ex-mulher acusando o Presidente de Partido, enfim tudo está relacionado com a IMPUNIDADE.

Anônimo disse...

Antonio,não tenho nenhum dos animais citados pela lei e estou bem longe do rio, teclo de Brasília, mas compreendo perfeitamente sua indignação chegando mesmo a concordar em género, número e grau.
Tenho um basset hound que é um cão grande com pernas curtas e temperamento super dócil,mas ,que tem boca grande e late como um fila,resultado: tem quem morra de medo dele. Certa vez usei isso para que o carro do pet não fosse multado,pois estávamos em 4 pessoas e meu marido e um tosador foram atrás no táxi dog,coisa que não pode,quando os policiais se aproximaram foram logo perguntando: - Esses cães são bravos? E antes que meu marido desse com a língua nos dentes fazendo o comercial da raça,eu disse que são sim, ferozes e por isso tiveram de ser transportados acompanhados de pessoas os segurando e isso colou! Se a polícia não sabe que o basset é o cão mais bobo do planeta,nunca vai saber diferenciar um pit de um Staffordshire.
Exterminar uma raça também é algo que considero medieval...do modo como as coisas estão caminhando,teremos de ter um código de direito animal para rever os inúmeros absurdos que cometemos.
E eu que pensei que o direito brasileiro estava parado...vejo que o mesmo caminha...para trás, infelizmente!

PS: Posso copiar seu texto e publicar em outros blogs citando a fonte?

Anônimo disse...

É uma lei de autoria do Sr.Carlos Minc PT-RJ.Só vai servir para haver mais cães abandonados em vias públicas por proprietários inconseqüentes, pois a criação desses animais em apartamentos, o que pessoalmente acho ser absurda, se tornará um fardo. Quanto aos pitbulls, são animais usados em rinhas para diversão sórdida de criminosos. Aliás, a PC e PM deveriam reprimí-las com rigor, em vez de ficarem caçando pessoas passeando com seus pets.Como bem disse o Delegado,já existe o crime de falta de cautela com animais tipificado no C.P, e com base na nossa Lei Maior todos devem ser tratados com isonomia por parte da administração pública.

Anônimo disse...

Antonio:
Parabéns pelo excelente comentário a essa "pérola" criada pelo Minc (aliás, ele poderia virar uma estola, não é mesmo? talvez fosse mais útil e os verdadeiros "minks" não seriam exterminados!).
Agradeço também à Luciana Bezerra e ao Augusto pelos comentários (acima).
Não tenho o que acrescentar ao seu comentário. Está perfeito!
Sou protetora voluntária e independente e sei muito bem a verdade de tudo o que você falou.
De fato o animal é o que o seu dono o fez ser. E isso é indiscutível.
A argumentação de que a culpa é dos genes dessas raças só serve para mascarar a realidade de que existem donos irresponsáveis, ignorantes e definitivamente despreparados para terem animais.
O problema no Brasil, e especialmente no RJ, é muito maior e mais grave que isso.
Mas, como a polícia do RJ não consegue prender os verdadeiros vilões da cidade: os sequestradores, os assassinos, os traficantes, eles precisam justificar sua existência punindo alguém; e esse alguém são os pobre cães.
Ainda bem que o Louro de seus pais já está em outro plano...se não, sobraria para ele também!
Um forte abraço,
Sonia Monteiro

Anônimo disse...

Procuremos na lei criada pelo Sr. Carlos Minc algum embasamento científico ou, pelo menos, estatístico. Nao há!
Então, como ele pôde criar tal lei e aprová-la?!?!?Absurdos que só a realidade mensalão nos explica. Bom, voltemos à lei.
O Sr.Minc diz que a mordida do pitbull dilacera por ter uma força de 2t!Aonde foi escrito e publicado que a força de mordida de um cão, seja ele qual, é de tantas toneladas?Na Nature?Acho que não. Ele diz também que é um cachorro modificado geneticamente. Bom, aí temos 3 questões. A 1ª é que, sendo verdade o que ele diz, antes de qualquer Greenpeace se dar conta, o homem já havia criado um ser fruto da mudança genética, e pior, pronto pra matar!O Pitbull é um cão transgênico!2ª questão:se ele foi criado pra brigar, seria pra brigar com outro cachorro. Considerando a eficiência genética pregada pelo próprio deputado, eles seriam máquinas aniquiladoras de CACHORROS. Pelo olfato e audição que possuem, os cães então saberiam distinguir cachorros de seres humanos, atacando os primeiros, pois afinal nasceram pra isso. E isso não ocorre:não há um nº considerável de ataques a cachorros nem a pessoas. Quer comprovar?Vá a qualquer centro de controle de zoonoses e peça um levantamento de ataques de cães e veja qual a raça de maior incidência de ataque. Para saber mais sobre o assunto "comportamente de cães", visite http://www.atts.org/index.html.
A 3ª questão é: as raças de cachorros são criadas após cruzamentos de diferentes genótipos e fenótipos. Lembremos as aulas de biologia. Portanto, todos os cães são geneticamente planejados. E atenção para um argumento do sr.Loucura: "Nem que o dono tente interferir, o cão (um ser vivo) mudará seu comportamento geneticamente(!?!?!?!) projetado". Quer dizer então que o meio a que estão expostos não interfere seu comportamento?Interfere até mesmo numa flor, numa planta, quanto mais num animal como o cachorro.
Minc gosta de dizer que se amparou em opiniões de cinófilos e veterinários para criar tal lei. Quem são estes profissionais?Ninguém, mas ninguém mesmo, teve acesso a tais nomes. Nem os profissionais se apresentaram. Por que? Bem, essa resposta é fácil. Porque veterinário ou cinófilo algum seria capaz de concordar com essa oportunista lei.
Portanto, e para encurtar este já longo comentário, a responsabilidade é exclusiva do dono e para este as conseqüências da má ou boa criação devem ser enderaçadas.
Parabéns Antonio Rayol pelo artigo.

Anônimo disse...

ja que vocÊs estão concordando com a proibição do pitbull ou ate esterminalos por que esse tal que fez a lei não cria uma para os animais que pensam igual ele que mata pai de falimilia e tudo mais pena de morte ja para os politicos corruptos e para os assassinos....