quarta-feira, 8 de junho de 2005

RODEIOS

Rodeio é Esporte ?
por RENATA F. MARTINS
Após a promulgação da Lei Federal 10.220/01, que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional, a assertiva de que rodeios são esportes tornaram-se ainda mais comuns. Mas será tal consideração procedente?
Para que possamos responder este questionamento, deveremos primordialmente analisar qual o significado do vocábulo “esporte”, que segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, significa “conjunto de exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipe”.
Aprofundando-nos um pouco mais no que é esporte, buscamos ainda uma definição mais técnica, trazida da ciência da educação física: “uma atividade metódica e regular, que associa resultados concretos referentes à anatomia dos gestos e à mobilidade dos indivíduos”.
Levando-se em consideração as citadas definições, fica-nos claro que se considera esporte toda aquela atividade praticada por um indivíduo, dependendo exclusivamente deste ou dos membros de uma equipe. Não há que se falar de esporte em atividades que dependem totalmente de animais para a sua prática. Pior, que depende de maus-tratos a estes animais para que o chamado esporte possa ser praticado.
Aliás, parece-nos até mesmo um contra-senso, tendo-se em vista que esporte, quando praticado adequadamente, com técnica, é considerado um bem à saúde, é vida, e rodeios são exatamente o oposto: maus-tratos, mutilações, estresse, mortes.
A autora do texto acima é minha amiga, a advogada RENATA F. MARTINS, ambientalista militante das ONG's:
A ÚLTIMA ARCA DE NOÉ:
e ainda, do RANCHO DOS GNOMOS:

3 comentários:

Luiz Carlos FS Marques disse...

Ok, agradeço a gentileza de postar os assuntos que pedi.
Quanto aos rodeios eu não tinha uma opinião formada, sempre achei que é uma prática que vem das necessidades do Brasil rural e que virou um modismo, por sinal extremante lucrativo.
Quanto às terras indigenas continuo sem entender, desde a época do Collor, as razões de demarcações tão extensas. Pelo discurso quando candidadato, imaginei que o Lula fosse rever o processo. Errei, ainda não temos um nacionalista na Presidência.

Anônimo disse...

EU SOU TOTALMENTE CONTRA USO D ANIMAIS EM RODEIOS, TOURADAS E AFINS. ANIMAL N FOI FEITO PRA ISSO. ENQUANTO SOFREM MAUS TRATOS, OS DONOS GANHAM DINHEIRO

Ricardo Rayol disse...

LCMarques: O entendimento da razão de o governo doar tanta terra para os índios não é tão complexo assim. Eles são alheios as fiscalizações e não podem ser presos. As terras são deles logo delitos praticados lá teoricamente não são punidos. Considerando que por lá tem riquezas minerais fantásticas e que no Brasil se vive à base de esquemas as possibilidades são inúmeras....