quarta-feira, 29 de junho de 2005

FEBRE MACULOSA II

O amigo leitor do VOX LIBRE que se identificou como COP disse:
"Tem capivaras nessa fazenda?
A capivara é um dos maiores disseminadores do carrapato transmissor da febre maculosa.
Aqui em Campinas tem ocorrido muitos casos.
Que me desculpe a nossa querida Cora mas capivaras e humanos devem guardar distância.
Como se dizia antigamente,
Estimo as melhoras."
Não há capivaras na fazenda em que estive, mas é verdade que as capivaras são hospedeiras ideais do CARRAPATO ESTRELA, mas qualquer animal de sangue quente serve ao ácaro, como vacas, cavalos ou nós mesmos!
Também é verdade que a região de Campinas e adjacências, em São Paulo, é endêmica da FEBRE MACULOSA.
Quem quiser saber mais, basta pesquisar no GOOGLE!
Quanto à minha amiga CÓRA RONAI, acho que o amor dela pelas CAPIVARAS é só platônico!
Contato físico só com os belos gatos dela.
Por meu lado, durmo com meus POODLES, mas também gosto de gatos, meus POODLES é que não gostam!
Antes que me esqueça, OBRIGADO pelos votos de melhora!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. recomendo a você daqui a 2 meses fazer um exame de sangue em seus poodles, pois em um passeio no parque do flamengo com meu rottweiler fui infestado por esses bichos, e meses depois o cão apareceu com duas doenças transmitidas pelo carrapato: ERLICHIA e BABESIA. Felizmente o medicamento doxiciclina o salvou da morte.É simples peça no exame de sangue pesquisa de Hemoparasitas. Fique tranquilo, que essas doenças não passam para seres humanos.

Cora disse...

Fique tranqüilo! Li MUITO a respeito de febre maculosa nos tempos da capivara, porque não faltavam acusações à bichinha e eu também não queria ser responsabilizada por patrocinar um possível surto de doenças na Lagoa. Capivaras podem ter carrapatos assim como cães, cavalos, gente ou qualquer bicho de sangue quente; mas, se bem me lembro, o carrapato estrela só aparece em São Paulo, e a febre maculosa, com certeza, é praticamente restrita à região de Campinas, sabe-se lá por quê. De qualquer forma, as melhores informações sobre as doenças transmitidas por carrapatos estão na Fundação Oswaldo Cruz. Eles sabem TUDO a respeito do assunto.

Melhore logo, não se meta pelo mato desprotegido e, pelo sim pelo não, siga o conselho do anônimo bem intencionado: faça um exame de sangue daqui a uns dois meses...

Grande abraço!