quarta-feira, 29 de junho de 2005

CÓRA RONAI sobre FEBRE MACULOSA e capivaras!

CÓRA RONAI esteve aqui, no VOX LIBRE, sobre o post acerca da FEBRE MACULOSA, e disse:
"Fique tranqüilo!
Li MUITO a respeito de febre maculosa nos tempos da capivara, porque não faltavam acusações à bichinha e eu também não queria ser responsabilizada por patrocinar um possível surto de doenças na Lagoa.
Capivaras podem ter carrapatos assim como cães, cavalos, gente ou qualquer bicho de sangue quente; mas, se bem me lembro, o carrapato estrela só aparece em São Paulo, e a febre maculosa, com certeza, é praticamente restrita à região de Campinas, sabe-se lá por quê.
De qualquer forma, as melhores informações sobre as doenças transmitidas por carrapatos estão na Fundação Oswaldo Cruz.
Eles sabem TUDO a respeito do assunto.
Melhore logo, não se meta pelo mato desprotegido e, pelo sim pelo não, siga o conselho do anônimo bem intencionado: faça um exame de sangue daqui a uns dois meses...
Grande abraço!"
Apenas um reparo meu, o CARRAPATO ESTRELA não ocorre só na região de Campinas em São Paulo, mas é comum em toda a região SUDESTE e CENTRO OESTE, sem excluir outras áreas do país. A FEBRE MACULOSA é que é endêmica na região de Campinas e adjacências do estado de São Paulo, o que não significa necessariamente, que não possa ocorrer em outras regiões!

Um comentário:

Luiz Carlos FS Marques disse...

Vejo vc falando de capivaras e me recordo dos meus tempos de Pará e Amapá. Estava temeroso de escrever, mas não dá para ficar calado quando se conhece outra realidade cultural.
Morei bem no centro de Belém, no bairro de Nazaré, até Dezembro/2004 e tinha todo domingo um vendedor de tartarugas e carne de caça na porta vendendo porta-a-porta, normalmente. É da Região, é cultural. Meu vizinho criava jabutis para vender a uma quadra do Museu Emilio Goeldi. Conheci em Porto Grande, Amapá, uma familia que criava um tamanduá dentro de casa, o bicho tinha seu lugar no sofá e quando lá cheguei e sentei, ele ficou me cutucando até eu sair. Outro lá de Macapá tinha onças na sua fazenda.
Estou relatando tudo isso prá dizer que se eu comentasse dos seus percevejos de capivara lá no Pará os matutos iriam dizer: "Faço logo ela no tucupi prá não deixar ninguem doente."

Brasil campeão da Copa das Confederações, Flamengo mal (Viva) e o Botafogo bem e sem técnico (só com o meu time que acontece isso).
Boa Noite.